terça-feira, 11 de setembro de 2018

Noticias: Kimi na Sauber, Leclerc na Ferrari

A Ferrari anunciou esta manhã que decidiu dispensar os serviços de Kimi Raikkonen e confirmou Charles Leclerc para a temporada de 2019. Já o finlandês ruma à Sauber, equipa onde começou, em 2001, e ficará por duas temporadas, até ao final de 2020. 

Era um desfecho esperado desde há algum tempo, depois de se saber que estes eram os desejos de Sergio Marchionne antes de abandonar o grupo FCA. Contudo, ao longo do verão, e com a morte de Marchionne, surgiram rumores de que alguns membros da cúpula da Ferrari, como John Elkann, queriam reverter a decisão, com o apoio de Sebastian Vettel, e que existiam choques com Nicolas Todt, o "manager" de Leclerc e um dos chefes da Academia Ferrari. Para além disso, a popularidade de Raikkonen junto dos fãs era tal que chegou a haver uma petição onde cerca de 90 mil pessoas assinaram, pedindo para que o finlandês ficasse por mais uma temporada.

A Scuderia Ferrari anuncia que, no final da temporada de 2018, Kimi Raikkonen vai deixar de desempenhar o seu atual papel. Durante este anos, a contribuição do Kimi para a equipa, quer como piloto, quer com as suas qualidades humanas, foram fundamentais. Ele teve um papel decisivo no crescimento da equipa e foi sempre, ao mesmo tempo, um grande jogador de equipa. Como campeão do mundo pela Scuderia Ferrari, fará sempre parte da história da equipa e da sua família. Agradecemos ao Kimi por tudo e desejamos tudo de bom, quer a ele, quer à sua família”, dizia o comunicado da Ferrari.

Já do lado da Sauber, Frédéric Vasseur falou sobre o regresso do finlandês à equipa onde inicio a sua carreira, em 2001:

Assinar com o Kimi Räikkönen para ser nosso piloto representa um pilar importante no nosso projeto e deixa-nos mais perto do nosso objetivo de progresso como equipa num futuro próximo. O talento indiscutível do Kimi, e a sua experiência não vão apenas contribuir para o desenvolvimento do carro, mas também acelerar o desenvolvimento da equipa. Juntos vamos iniciar a temporada de 2019 com a determinação de conseguir resultados importantes”, afirmou.

Já do lado do veterano piloto finlandês, ele exprimiu o seu contentamento na rede social Instagram: "Fico contente por regressar onde comecei", escreveu.

E claro, Charles Leclerc estava feliz por se ver na Scuderia: “Os sonhos tornam-se realidade… Vou pilotar para a Scuderia Ferrari no campeonato de 2019 da Fórmula 1. Vou estar para sempre agradecido à Ferrari pela oportunidade dada, ao Nicolas Todt pelo apoio desde 2011 e à minha família. E, claro, a uma pessoa que já não está neste mundo mas a quem devo tudo o que me está a acontecer, papá. Ao Jules, obrigado por tudo o que me ensinaste, nunca te vamos esquecer e a todas as pessoas que me apoiaram e que acreditaram em mim. Vou trabalhar muito para não vos desapontar”, escreveu o piloto monegasco, também na rede social Instagram.

Aos 20 anos de idade, ele torna-se o segundo piloto mais novo de sempre a guiar um carro da Scuderia, 57 anos depois do mexicano Ricardo Rodriguez, no final da temporada de 1961.

Sem comentários: