A Audi poderá voltar a Le Mans dentro de quatro anos com um protótipo da hidrogénio. Segundo conta hoje o jornal local "La Maine Libre", A marca prepara-se para regressar às corridas de endurance com um protótipo de hidrogénio como parte do esperado novo regulamento de "emissão zero" que a FIA e o ACO querem introduzir para 2024, como classe separada.
O jornal fala que o projeto - secreto - da marca das quatro argolas serviria também como rival do projeto que a BMW anda a fazer nesse sentido, e do qual ainda estará na sua fase inicial. Uma coisa é certa: depois da demonstração da semana passada de um protótipo em Spa-Francochamps, parece que lentamente, os construtores pensam na ideia.
Não é uma ideia nova. A Audi pensou nisso em 2016, mas sempre disse que a adopção dessa tecnologia dependeria sempre de uma maior aproximação da tecnologia em causa à realidade para os carros de produção.
Na altura, Stefan Knirsch, membro do conselho de administração da Audi e que liderar a área de desenvolvimento, afirmou:
"Se nós quiséssemos demonstrar as nossas capacidades desta forma, nós poderíamos. Mas a prioridade é estarmos certos que esta tecnologia será produzida no futuro. Nós não gostamos de mostrar coisas em que não estamos a liderar na realidade da produção automóvel e neste momento há uma falta de infraestruturas que deixa alguma incerteza."
Contudo, apesar de haver progressos nesse sentido, os construtores automóveis parecem estar muito mais interessados em carros elétricos, e a pesquisa está cada vez mais centrada em novos tipos de baterias e no maior prolongamento da sua autonomia, agora a rondar os 450 a 500 quilómetros. Mas com o interesse da ACO e da FIA por este tipo de combustível, é provável que aumente o interesse das marcas por esta tecnologia.
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