segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Youtube Video Electric: Enfield E8000, ontem e agora


"Tropecei" neste video esta tarde. Tem quarenta anos de idade, e apareceu numa altura em que estava no rescaldo da primeira crise do petróleo. Fala-se da electricidade como "a energia do século XXI" - e não se enganou - e fala-se deste Enfield E8000, um carro que parece ser um antepassado do Smart, com uma bateria de chumbo e ácido, com um alcance a rondar os 70 quilómetros, e com um tempo de carga de oito horas, a andar a cerca de 75 km/hora.

Isto é para mostrar que desde o inicio do automóvel que se experimenta com a electricidade. Lembro que no inicio do século XX boa parte dos carros que circulavam nas ruas das grandes cidades americanas e europeias eram elétricos, e competiam com o vapor e a combustão interna para saber qual deles é que iria vingar. Henry Ford, mesmo depois de ter lançado o Modelo T, experimentou a electricidade, em colaboração com Thomas Edison, em 1914, mas as experiências não deram resultado.

Este ano, vi de novo um modelo Enfield E8000 nas mãos de Johnny Smith, um dos apresentadores do Fifth Gear e do Fully Charged. Ele o modificou, para o atualizar para os dias de hoje, e transformou-se de uma coisa pequena, simpática, mas lenta... num "pocket rocket", por causa da sua potência e do seu pouco peso. Chamou-o de "Flux Capacitor" e por isso que meti os dois videos por aqui, para verem como 40 anos é suficiente para vermos a diferença de tecnologia, e os resultados na estrada.

Sem comentários: