domingo, 14 de outubro de 2018

A imagem do dia

Este fim de semana assistiu-se a algo quase anormal. Vinte e oito anos depois do seu pai, em Hockenheim, Michael Schumacher Jr. venceu o campeonato da Formula 3. Se no caso do pai, foi a Formula 3 alemã, mais uma vitória em Macau frente a Mika Hakkinen, este ano tratou-se da Formula 3 europeia, agora a mais importante do campeonato.

O campeonato começou de forma muito modesta, ao serviço da Prema Theodore, mas depois venceu cinco das seis corridas em Nurburgring e Red Bull Ring, chegando à liderança do campeonato e depois, neste fim de semana, em Hockenheim, dois segundos lugares foram suficientes para ser campeão.

Toto Wolff elogiou-o, dizendo que ele pode ser um dos grandes:

Parabéns ao Mick por ter ganho o título do Campeonato Europeu de Fórmula 3. A atenção estava focada no jovem desde o início, e ele estava sob muita pressão. Não é fácil lidar com tudo isso, especialmente se a temporada não tiver o melhor início, como neste caso. A sua atuação na segunda metade da temporada foi, portanto, ainda mais impressionante. Ele mostrou que tem o que é preciso e que se pode tornar um dos grandes nomes do nosso desporto. Também estamos, obviamente, muito satisfeitos por ele ter registado uma 500ª vitória para a Mercedes na Formula 3 e de ter garantido o título  num carro com motor Mercedes”, disse.

Contudo, muitos dizem que Mick Jr é mais para o seu tio, Ralf Schumacher, do que o pai. Foi vice-campeão da Formula 4 alemã em 2016, por exemplo, mas em 2017, na sua primeira temporada da Formula 3, conseguiu apenas um pódio e o 12º lugar no campeonato. Schumacher junior tem apenas 19 anos, mas com pilotos dessa idade na Formula 1 e cada vez mais com herdeiros de pilotos na categoria máxima do automobilismo, as expectativas provavelmente serão imensas para este piloto, como se existisse uma familia de predestinados. Basta ver Ralf Schumacher para chegar à conclusão que não é assim.

Chegou-se a falar nestes últimos tempos que Schumacher Jr poderia ir já para a Formula 1 em 2019, mas o conselho é de ir para a Formula 2, para ver se ganha ainda mais experiência. Mas se ele não ganhar corridas ou ser campeão na primeira temporada, então as comparações vão ser enormes. Resta saber se ele terá o estofo para tudo isto, porque nem todos são Max Verstappen, o único exemplo de um piloto que conseguiu ser melhor que o pai, não é?

Em tempo: parabéns a Mick pelo seu título.

Sem comentários: