sábado, 14 de agosto de 2021

Formula E: Di Grassi vence a primeira corrida de Berlim


O brasileiro Lucas di Grassi foi o melhor na primeira corrida em Berlim, batendo Edoardo Mortara (Venturi) e Mitch Evans (Jaguar) na prova. Já Jean-Eric Vergne e António Félix da Costa, os pilotos da DS Techeetah que monopolizaram a primeira fila da grelha de partida, foram respectivamente sesto e sétimo classificados, mas não comprometeram as suas chances ao título. Aliás, ainda há treze potenciais candidatos ao título, e o piloto português é sétimo... nove pontos atrás do primeiro.

Com os DS Techeetah na primeira fila, a corrida até começou normal para os seus pilotos, com Vergne na frente, seguido por Felix da Costa e Di Grassi, que começava a pressionar o piloto português para o segundo posto. O português reagiu fazendo voltas mais rápidas, para o tentar alcançar, enquanto Andre Lotterer era o primeiro a ir ao Attack Mode. Pouco depois, os homens da Nissan, Oliver Rowland e Sebastien Buemi, foram ao Attack Mode, e Pascal Wehrlein tentou aproveitar. Contudo, o piloto da Porsche foi encurralado e acabou por sofrer um furo, que o arrastou até às boxes. 

Mas ao mesmo tempo, Sam Bird fica parado na pista em posição perigosa e o Safety Car não teve outra chance senão entrar para retirar o seu carro. O Mini do Bruno Correia ainda circulou por alguns minutos até que a prova voltou à ação, com todos juntos e Mortara a pressionar Di Grassi para ficar com o terceiro lugar. 

Na frente, Vergne facilitou e deixou que Félix da costa passasse, ficando com a liderança, enquanto ele caia alguns lugares, sendo passado por Di Grassi e Mortara, que era pressionado por René Rast, que de 14º, ja era quarto. Algum tempo depois, Félix da Costa foi para o Attack Mode, perdendo lugares para os Audi, baralhando as coisas. No final, Mortara liderava a corrida, com a luta  pelo terceiro lugar estava ao rubro com Mitch Evans a passar Nato e a subir ao terceiro lugar, com Dennis em quinto, Vergne em sexto e Félix da Costa em sétimo.

Nas últimas voltas, Jake Dennis atacou Norman Nato para ver se conseguia o quarto posto, mas Vergne meteu-se na luta e tentou passar Dennis, sem sucesso. Na frente, Di Grassi segurava Mortara numa luta que se foi tornando cada vez mais intensa, e foi assim até à meta, com nova vitória do piloto brasileiro, que o colocou como mais um dos candidatos ao título.

Na classificação geral, De Vries - que não pontuou - continua na frente, com 95 pontos, contra os 92 de Edoardo Mortara, e os 91 de Jake Dennis. António Félix da Costa é sétimo, com 86 pontos. 

A Formula E encerra a temporada amanhã em Berlim, numa prova que vai ser corrida contra o sentido dos ponteiros do relógio.

Sem comentários: