segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Youtube Automotive Video: Século XXI, Automóveis e Tráfego

Entre 1967 e 1969, a CBS americana decidiu fazer uma série sobre como seria o século XXI em diversos quadrantes. Tentar entender os sinais do futuro. E fizeram um episódio em particular sobre os automóveis, o tráfego e como seriam as cidades dentro de meio século, numa altura em que passava nos cinemas "2001, Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick, e os seres humanos preparavam-se para colocar os seus pés na Lua. 

Apresentado e narrado por Walter Cronkite, fala de assuntos que eles já sabiam que ia acontecer no futuro: a crescente poluição atmosférica, as preocupações com a segurança - aqui estão cintos de segurança de três pontos, crash-test dummies, um antepassado dos travões ABS e os "airbags" - e propulsão do futuro, como os primeiros modelos de carros elétricos, ainda com baterias de ácido e chumbo. Também temos um sistema que é o antepassado do "cruise control" e dos sistemas de orientação como o GPS. 

De uma certa maneira, isto é um espelho do que foi o futuro. São 25 minutos que vale a pena ver, nem que seja para ter uma ideia de como eram as coisas há mais de meio século. 

Sem comentários: