terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Formula 1: Seidl é o novo diretor desportivo da Sauber


O lugar deixado vago por Fred Vasseur não ficou vazio por muito tempo. A Sauber anunciou esta terça-feira que Andreas Seidl sairá da McLaren e irá para a equipa que em 2026 terá o nome da Audi. Para a equipa de Woking, esta saída foi um rude golpe pois foi com ele que chegaram aos melhores lugares nos últimos anos: terceiro em 2020, quarto em 2021 e quinto em 2022, com oito pódios e uma vitória, mesmo com motores cliente Renault (em 2020) e depois, Mercedes.

Na chegada ao novo cargo, Seidl salientou que “esta é uma equipa com uma rica história na Fórmula 1 e uma organização que conheço muito bem do meu tempo a trabalhar e a viver em Hinwil durante quatro anos. Mal posso esperar para me juntar à equipa e trabalhar com todos os colegas do grupo Sauber nos ambiciosos objetivos que estabelecemos em conjunto. Quero agradecer a Finn Rausing e a todos no grupo Sauber pela sua escolha: estou ansioso por retribuir a sua confiança com o meu trabalho”.

Finn Rausing, Presidente do Conselho de Administração da Sauber Holding AG, afirmou que a chegada de Seidl é uma mais valia: “[É] um imenso prazer receber Andreas Seidl de volta à Hinwil como CEO do grupo Sauber. A experiência de Andreas é inigualável e traz ao grupo Sauber uma compreensão clara do que é necessário para se alcançar um sucesso sustentado. Assume uma empresa num caminho ascendente e partilha o nosso compromisso de manter a nossa organização a crescer”, acrescentando ainda que “anseio por muitos anos de sucesso em conjunto”.

Como já foi visto, Seidl, de 46 anos, já esteve na Sauber entre 2005 e 2009, quando esta pertenceu à BMW, e antes disso, na Williams, preparando os motores da marca bávara. Depois disso, foi para a DTM, saindo da BMW em 2013 para correr na Porsche, correndo na Endurance, primeiro como diretor de operações, e depois, como diretor desportivo. Em 2019, com a saída da marca de Estugarda, foi para a McLaren, onde ajudou à ascensão da marca do fundo da tabela, depois do pesadelo com a passagem da Honda na equipa de Woking.

Zak Brown, o patrão da McLaren, disse que a saída foi pacifica, e que Seidl já tinha avisado que ele iria sair no final do seu contrato, em 2025. No seu lugar irá Andrea Stella.

Andreas, que fez um excelente trabalho aqui na McLaren durante as últimas temporadas, de uma forma muito transparente, informou-me durante a época que iria para outro lugar quando o seu contrato terminasse no final de 2025”, começou por dizer o responsável máximo da McLaren após a notícia da saída do até agora chefe de equipa. “Foi bastante claro qual seria o destino, o que é bastante compreensível, dado o seu passado. Nesta altura, pretendíamos continuar como até agora, porque a relação era muito saudável e a sua disciplina de trabalho era muito forte. O que íamos fazer, no final da época, era anunciar que a mudança ocorreria no final de 2025”.

Sem comentários: