quarta-feira, 9 de maio de 2007

Os carros chineses e o teste EuroNCAP

Concerteza já ouviram falar dos carros chineses, não já? E sabiam que eles começaram a exportá-los para a Europa? Talvez isso seja uma surpresa para vocês...


O crescimento explosivo do parque automóvel chinês, que potencialmente pode ser o maior do Mundo, proporcionou o surgimento de novas marcas, que replicaram muitos modelos que já existiram nas estradas do mundo inteiro há uns 10 ou 15 anos atrás. Muitas das vezes são autênticas cópias-pirata de modelos ocidentais, infringindo descaradamente os "copyrights" de várias marcas ocidentais como a Mercedes e a BMW, por exemplo.


Outras marcas foram mais espertas: a Nanjing Automotive comprou a Rover e vai aproveitar a tecnologia para melhorar a qualidade dos seus carros. E é por aí onde quero pegar. No Verão passado, um dos modelos que foi experotado para a Europa foi o Jiangling Landwind, uma répilca do Opel Frontera, um jipe 4x4 que foi fabricado em meados da década de 90. Esse jipe foi testado pela EuroNCAP para saber como é que se comportaria num "crash-test". O resultado foi este...

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, sobre sua duvida na minha coluna lá no F1 Girls, eu tenho bastante saudades de Jerez e da fórmula 1 dos anos 80. Tão bom aquele tempo...

jocasipe disse...

Atenção ao mercado chinês... A "minha" cidade parece muito apostada na (r)evolução chinesa... se, como se fala os chineses cierem para cá com o aeroporto... vamos ver....