Ontem, este homem comemorou o seu 41º aniversário natalicio. como tal, acho que é uma boa oportunidade de falar sobre a sua vida e a sua carreira competitiva, vivida sobre a sombra de outro Mika, Hakkinen de seu nome. E foram rivais na formula 3 inglesa...
Mika Juhani Salo nasceu a 30 de Novembro de 1966 em Helsinquia. Começou a sua carreira a motor como boa parte dos seus contemporâneos: no karting. Tetra-campeão finlandês de karting (1978, 1980, 1982 e 1983), rumou à Formula Ford finlandesa, onde foi terceiro classificado em 1987. No ano seguinte, competiu no campeonato escandidavo, onde foi campeão.
Logo a seguir, rumou à Grã-Bretanha, onde em 1989, correu na Formula 3 ao volante de um Reynard da equipa Alan Docking Racing. Em 1990, na mesma equipa, e com um chassis Ralt, protagonizou uma batalha sem quartel com outro Mika: Hakkinen. Depois de uma temporada longa e árdua, Hakkinen levou a melhor sobre Salo. Esperava que tivesse a mesma sorte que o seu compatriota (no ano segujnte estreou-se na Formula 1), isso não aconteceu.
Assim sendo, rumou ao Japão, onde correu sem grande sucesso na Formula 3000 japonesa (agora Formula Nippon). no final de 1994, tem a oportunidade que sonhou: vai correr na Formula 1 nos dois grandes prémios finais desse ano, Japão e Australia.
Só que a Lotus estava no seu estretor final, e pouco podia fazer para evita-lo. contudo, conseguiu uma vaga na Formula 1 para o ano seguinte, através da Tyrrell, onde ficará nas três temporadas seguintes. No primeiro ano, fez uma temporada razoável, conseguindo cinco pontos e um 15º lugar na classificação. No segundo ano, em 1996, com motores Yamaha, conseguiu outros cinco pontos, acabando a temporada na 13ª posição.
Em 1997 é a terceira e ultima temporada com a equipa do "tio" Ken, onde consegue um feito triplo: num GP do Mónaco debaixo de chuva, Salo consegue chegar ao fim no quinto lugar, sem sequer ir à boxe para reabastecer. Foi a unica vez desde 1994, altura em que os reabastecimentos foram restablecidos, que um piloto conseguiu esse feito. Para além disso, esse quinto lugar significou a última vez que a Tyrrell pontuou na sua longa história. Esses dois pontos significaram no final da época um 17º lugar na classificação.
Em 1998, vai para a Arrows, onde consegue chegar ao quarto lugar no Mónaco, a unica vez que acabou nos pontos nessa temporada. No final, ficou classificado no 13º lugar. Apesar desses bons resultados, não conseguiu arranjar um lugar para competir em 1999. Paradoxalmente, seria como substituto que seriam escritas mas melhores páginas na sua carreira de Formula 1...
No inicio do ano, a BAR fica sem Ricardo Zonta devido a um acidente nos treinos do GP do Brasil. Salo vai substitui-lo nos três Grandes Prémios seguintes, não tendo conseguido mais do que um sétimo lugar. Mas a meio do ano, a sua melhor oportunidade de voltar à Formula 1 surge quando Michael Schumacher parte uma das pernas em Silverstone. Mika Salo agarra-a e durante seis Grandes Prémios, é piloto da Ferrari.
Com um inicio desastroso em Zeltweg, na corrida seguinte, em Hockenheim, encontra-se a liderar o Grande Prémio! Contudo, as ordens de equipa tinham que ser cumpridas, e Salo cedeu a vitória a Eddie Irvine, para que este pudesse ter hipóteses de lutar pelo título mundial. Mas esse segundo lugar teve sabor a vitória. Mais tarde, em Monza, terminou na terceira posição. Esses dois pódios deram-lhe o décimo posto no campeonato de pilotos, com 10 pontos. Nada mau, para um substituto...
Essa temporada na Ferrari relança-o na Formula 1: em 2000, vai para a Sauber, onde consegue seis pontos e o 11º posto na classificação final. No final desse ano, é escolhido pela Toyota para participar no seu projecto da Formula 1. Passa todo o ano de 2001 a testar e desenvolver o carro para a sua temporada de estreia, em 2002, ao lado do escocês Alan McNish. Foi Salo que deu à Toyota os dois primeiros pontos da marca, na Australia e no Brasil.
Contudo, no final da época, a Toyota dispensou-o dos seus serviços, supostamente devido a um mau relacionamento com alguns membros do "staff". Aproveitando a deixa, anuncia a sua retirada da Formula 1 no final dessa época.
A sua carreira na Formula 1: 111 Grandes Prémios, em oito temporadas (1994-2000, 2002), dois pódios, 33 pontos.
Após a Formula 1, fez uma perninha à CART, onde em quatro corridas conseguiu um pódio, e concentrou a sua carreira nos Protótipos da Le Mans Series e da FIA GT. Primeiro, ao desenvolver o Maserati C12, onde ganhou as 24 Horas de Spa-Francochamps em 2004. Em 2007, ganhou a categoria GT2 na American Le Mans Series, com um Ferrari 430, tendo como companheiro de equipa o brasileiro Jaime Melo.
2 comentários:
Menino do céu!!MIka Salo!!!Nossa a anos nao escuto falar dele.. e nem faz tanto assim q ele deixou as pistas.Infelizmente nao teve tanto protagonismo como seu compatriota Hakkinen,mas tampouco passou desapercibido.
Obrigada por passar Guard Rail,passarei sempre por aqui pq já vi q O Continental além de informaçao é cultura também..hehe
Beijos e parabéns pelo blog.
Mika Salo, infelizmente não obtve sucesso na Ferrari em 99 ao substituir o Schumacher, mas o peso era grande....parabéns pelo post!!
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