terça-feira, 11 de março de 2008

Estreantes 2008: 1 - Sebastien Bourdais

A Formula 1 vai ter este ano dois estreantes absolutos, mais um regresso à categoria máxima, depois de uma primeira passagem mais curta. O primeiro dos estreantes que trago aqui trata-se de um homem que é muito experiente noutras categorias, e que se tornou num campeão no outro lado do Atlântico. Agora que chega à categoria máxima, há muitas expectativas sobre o que fará por aqui. Hoje, falo de Sebastien Bourdais.

Nascido a 28 de Fevereiro de 1979 em Le Mans, Sebastian Bourdais é filho de Patrick Bourdais, piloto de Turismos e de Montanha, bem como participante por várias vezes das 24 Horas de Le Mans. Aos 10 anos, Bourdais começa a competir no karting, e em 1991, ganha um campeonato local. Dois anos mais tarde, em 1993, é campeão francês de Karting, categoria Cadete.

Em 1995, salta para os monolugares, onde começa a correr na Formula Campus, terminando na nona posição. No ano seguinte, passa para a Formula Renault, onde em 1997, é vice-campeão, com cinco poles e quatro vitórias. Em 1998, passa para a Formula 3 francesa, onde será campeão em 1999, ganhando oito provas e sendo pole-position por três vezes.

Em 2000, muda-se para a Formula 3000, a bordo de um carro da Prost Junior Team, onde nono classificado, com uma pole-position. No ano seguinte, transferiu-se para a DAMS, onde ganhará uma corrida, e será quarto no campeonato. Em 2002, passa para a Super Nova, onde será companheiro de Tiago Monteiro, e ganhará finalmente o título, com três vitórias. Mas esse título foi ganho à custa do checo Thomas Enge, que teve mais pontos, mas falhou um teste "anti-doping", por ter consumido "cannabis"...

Nessa altura, em fins de 2002, Bourdais via as portas da Formula 1 muito fechadas, depois de um contrato celebrado com a Arrows ter ido por água abaixo quando a equipa declarou falência. Testou pela Renault, mas não aceitou assinar como terceiro piloto da equipa. O lugar ficou para Franck Montagny, e por aquilo que ele fez, Bourdais fez bem em não aceitar o lugar... Sendo assim, foi para a Champ Car, a bordo de um carro da Newman-Haas Racing. Logo na primeira prova, mostrou do que era capaz: pole-position! Mas só ganhou a partir da quarta prova do campeonato, no circuito inglês de Brands Hatch. Até ao final do ano, iria ganhar mais duas corridas e seria quarto no campeonato, sendo coroado "Rookie do Ano" de 2003.

No ano seguinte, começava o dominio Bourdais na Champ Car: na temporada de 2004, ganha sete corridas (Monterrey, Portland, Cleveland, Toronto, DEnver, Las Vegas e Cidade do México), e torna-se campeão, com 369 pontos. Em 2005, o bi-campeonato foi ganho através de seis vitórias (Long Beach, Edmonton, San José, Denver, Las Vegas e Surfers Paradise), obtendo no total 348 pontos. Em 2006, chega ao tri-campeonato com sete vitórias, quatro delas consecutivas (Long Beach, Houston, Monterrey, Milwaukee, San José, Montreal e Cidade do México), ganhando com 387 pontos. No ano passado, o tetra-campeonato foi conseguido através de mais oito vitórias (Long Beach, Houston, Portland, Edmonton, Road America, Zolder, Surfers Paradise e Cidade do México). No final do ano, conseguiu 364 pontos.

Entretanto, durante o seu último ano na ChampCar, a equipa Toro Rosso ofereceu-lhe a possibilidade de testar por várias vezes o seu carro. Após um teste mais prolongado em Spa-Francochamps, decidiu ingressar na equipa, ao lado de outro "Sebastião": o jovem alemão Sebastien Vettel. A partir deste ano, o francês terá que provar que os seus anos nos Estados Unidos, onde dominou a categoria, não foi porque não havia concorrência. Em suma: ser bem sucedido onde Michael Andretti e Alex Zanardi falharam tão redondamente...


Enquanto competia na Champ Car, Bourdais aproveitava para correr "em casa", ou seja, as 24 Horas de Le Mans. Entre 1999 e 2007, excepto em 2003, 2005 e 2006, o piloto francês correu em vários carros, desde o Porsche 911 GT2 da Labre Competition, na categoria GTS (1999), passando pelos Pescarolo Sport, quer na LMP 900, quer na LMP1, e no ano passado, conduziu um Peugeot 908 HDi, em conjunto com Pedro Lamy e Stephane Sarrazin, acabando no segundo lugar.


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