quarta-feira, 12 de março de 2008

Estreantes 2008: 2 - Nelson Piquet Jr.

Falando hoje de mais um estreante, que começará a sua carreira este ano na categoria máxima, é a vez de Nelson Piquet Jr., filho do tri-campeão do Mundo, Nelson Piquet. 17 anos depois, esse nome volta à grelha de partida de um Grande Prémio.

Filho de Nelson Piquet e de Silvia Tamsna, uma ex-modelo holandesa, Nelson Angelo Piquet nasceu a 25 de Julho de 1985 na cidade alemã de Heidelberg. Cedo os pais separaram-se, e Nelsinho somente foi para o Brasil aos oito anos, para ir viver com o pai. Em 1993, começa a sua carreira no karting, onde compete até 2001, altura em que faz a sua estreia nos monolugares, na Formula 3 Sul-Americana. Para que ele não tivesse as mesmas dificuladades que o seu pai passou quase 25 anos antes, Montou a sua própria equipa, algo que fez até à GP2, concentrando toda a sua equipa em si.

Em 2002, ganha a Formula 3 Sul-Americana, e no ano seguinte, embarca para Inglaterra, correndo na Formula 3 britânica, novamente numa equipa montada para si. Depois de ser terceiro na sua temporada de estreia, ganhando seis corridas, conquista o título no ano seguinte, ganhando seis provas. Para além disso corre no GP de Macau, terminando no décimo posto.

Em 2005, muda-se para a GP2, onde ganha uma corrida e termina no oitavo lugar do campeonato. No final do ano, participa no A1 Team Brazil, onde se torna no primeiro vencedor de uma corrida de A1GP, ganhando na jornada dupla de Brands Hatch. Até agora, são as unicas vitórias que a equipa alcançou na categoria.

Em 2006, corre uma segunda época na GP2, onde comeptiu pelo título com o britânico Lewis Hamilton, acabando a temporada como vice-campeão. No final do ano, a Renault escolhe-o para ser o seu terceiro piloto, e de testes, para a temporada de 2007. No final do ano, com a partida de Heiki Kovalainen para a McLaren, ele foi escolhido para correr na Renault, ao lado do bi-campeão do Mundo, o espanhol Fernando Alonso.


Espera-se que tenha uma boa temporada, mas com Alonso s seu lado, as hipóteses de repetir o feito de Lewis Hamilton não vão ser muitas... mas boa sorte ao Nelsinho!



Fontes:

Sem comentários: