quarta-feira, 23 de abril de 2008

GP2 - A antevisão

Este fim de semana começa no Circuito de Montemeló, nos arredores de Barcelona, mais um campeonato de GP2, que muitos afiguram como um dos mais equilibrados de sempre. Numa altura em que se estreia o novo carro da Renault, que vai ficar até 2010, muitas são as perguntas que estão no ar: Quem será o favorito? Quem se surpreenderá? Até que ponto haverá equilibrio?


Em relação aos favoritos, temos que apontar os repetentes como os principais candidatos à vitória. Nomes como o brasileiro Bruno Senna, o italiano Luca Fillipi e Giorgio Pantano (já com passagem pela Formula 1), o indiano Karun Chandook, o inglês Mike Conway, o russo Vitaly Petrov, são alguns dos pilotos que podem aspirar ao título.

Já para nós, a GP2 vai nos interessar devido ao envolvimento de Alvaro Parente. O actual campeão da World Series by Renault alinha este ano na Super Nova, ao loado do dinamarquês Christian Bakkerud, e sendo uma equipa veterana nesta categoria, tal como a DAMS. Mas as equipas favoritas são a ART e a iSport. Na primeira estão Luca Fillipi e Romain Grosjean, o francês que há algumas semanas atrás ganhou o título da GP2 Asia, enquanto que na segunda estão alojados Chandook e Senna.

Em entrevista ao jornal português Autosport, Parente falou das suas aspirações e expectativas sobre o que pode acontecer esta temporada: "o meu objectivo será chegar o mais à frente possível. Para a primeira corrida vamos concentrar-nos em encontrar amelhor afinação o mais rapidamente possível". afirmou.

A adaptação do carro teve alguns obstáculos: "a direcção, que é mais pesada do que estou habituado. Como houve muitos pilotos a reclamar, aDallara fez algumas alterações, mas tive que aumentar o meu regime de preparação física".

E quanto ao equilibrio do actual pelotão? "As equipas que se têm mostrado mais competitivas, como a iSport, ou a ART, devem continuar nos lugares cimeiros", comentou. E quanto ao calendário, tem uma ambição: "Espero também andar bem no Mónaco, pois gostaria de repetir a vitória da World Series by Renault". concluiu.

Outras equipas a ter em conta são a Campos Grand Prix e a Racing Engeneering. A Campos tem Petrov e o inglês Ben Hanley, que não tem sido grande coisa no último GP2 Asia. Já a Racing Engeneering, de origem espanhola (tal como a Campos), tem doi veteranos como dulpa: Pantano e o espanhol Javier Villa.

Também se pode falar de outras cartas no baralho, como a Arden, que tem como dupla o suiço Sebastian Buemi ao volante, acompanhado pelo holandês Yelmer Buurman.

Eis o calendário completo:


26/27 Abril - Barcelona
10/11 Maio - Istambul
25 Maio - Monaco
21/22 Junho - Magny Cours
5/6 Julho - Silverstone
19/20 Julho - Hockenheim
2/3 Agosto - Budapeste
23/24 Agosto - Valência
6/7 Setembro - Spa-Francochamps
13/14 Setembro - Monza

1 comentário:

kimi_cris disse...

o Gp2 passa na sporttv certo?