Este fim de semana, o Mundial de Ralies vai decorrer num ambiente totalmente novo: a paisagem semiárida do reino da Jordânia, que decidiu substituir no calendário do Rali de Portugal.
Quinta ronda do campeonato, o Rali da Jordânia é o primeiro do Médio Oriente a fazer parte do calendário WRC. Sendo desconhecido para a quase totalidade dos pilotos, vai-se saber quem se adaptará melhor ao traçado pedregoso deste rali. E será que o francês Sebastien Löeb continuará a dominar o Mundial?
Jà agora, o rali tem duas curiosidades: é disputado na zona do Mar Morto, ou seja, a maior parte das classificativas vão ser disputadas abaixo do nível do mar. Vai haver até um que partirá das suas margens, ou seja, um dos pontos mais baixos da terra, a cerca de 400 metros.
Esta manhã, os pilotos já fizeram as suas primeiras classificativas, onde ao fim do quarto troço, há um Citroen na frente. O de Daniel Sordo.
Pois é: o piloto espanhol entrou ao ataque, e ao final da manhã, lidera a prova com 4,7 segundos de diferença sobre o seu companheiro, o francês Sebastien Löeb. O terceiro classificado, o Ford Focus WRC do finlandês Jari-Mari Latvala, está a 9,3 segundos de Sordo, o que demonstra um grande equilibrio entre os pilotos da frente. Logo a seguir vem o outro Ford Focus, de Mirko Hirvonnen, que está a 20,3 segundos, enquanto que o australiano Chris Atkinson, no Subaru Impreza, está muito mais afastado, a um minuto do lider Sordo.
Entretanto, há houve desistências de maior: o Subaru Impreza do norueguês Petter Solberg abandonou após a quinta especial, devido a problemas de suspensão causados pelo embate numa pedra. O piloto noruguês era quinto, após uma fugaz passagem pela liderança da prova logo na primeira classificativa. Quem também não aguentou a dureza do rali foram os Suzuki: em três classificativas, ficaram sem carros. O sueco Per Gunnar Andersson despistou-se na especial de abertura, e danificou a suspensão do seu SX4 WRC, desistindo no troço seguinte. Já o finlandês Toni Gardemeister ficou pelo caminho na PE 3, com uma fuga de óleo no motor.
Logo, há mais.
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