No meio da actualidade aumobibilistica, destaco três noticias referentes às novas equipas: a Campos, a Manor/Vrgin e a USF1, que pelo menos em termos de pilotos, pode ser tudo... menos americana.
Começamos primeiro no caso da Campos Meta. Aparentemente, Adrian Campos foi uma das entidades que, a par com Frank Williams vetou o ingresso da 14ª equipa, que seria a Qadbak-Sauber, essa mesma envolta em alguma suspeita relacionada com os seus compradores, desde há algumas semanas para cá. Mas tembém ontem surgiu outra noticia relacionada com eles e tem a ver com o possivel ingresso de Nelson Piquet Jr. na equipa espanhola.
O jornal "Marca" afirma que o piloto brasileiro, que esteve envolvido no "Crashgate" de Singapura, em 2008, e que foi despedido a meio de 2009, ter-se-ia oferecido para ser piloto da equipa, sendo que as negociações para o seu ingresso estariam a ser lideradas pelo seu pai, e envolveria uma participação na equipa espanhola. Falando à autosport inglesa, Nelson Piquet Jr. encara essa possibilidade:
"Estou conversando com algumas equipas que abriram espaço e as novas esquadras ainda têm vagas abertas. Não me iludo e sei que será difícil, mas estou conversando com pessoas e, se me derem uma chance, darei 100 por cento", afirmou, em declarações captadas pelo site brasileiro Tazio. Piquet Jr. afirmar categoricamente que o seu objectivo é o regresso à Formula 1: "Não vou descansar enquanto não tiver provado minha capacidade", concluiu.
Passando da Campos para a Manor/Virgin, a equipa inglesa anunciou que poderá ter pronto no final do mês que vêm o seu chassis para 2010. O responsável pelo projecto dos novos monolugares, Nick Wirth, afirmou numa entrevista à revista italiana Autosprint que o primeiro chassis estará pronto em finais de Novembro, com os testes marcados para a primeira semana de Fevereiro.
"Já estamos a montar componentes num chassis falso, o primeiro chassis verdadeiro está a ser construído e deverá estar pronto dentro de quatro ou cinco semanas. Estou muito satisfeito com a maneira como os crash-tests estão a decorrer e espero que o primeiro carro esteja pronto para andar em pista no início de Fevereiro", referiu o responsável.
O mesmo homem que há 15 anos atrás fundou e projectou o chassis da Simtek, prevê que terão um início de época complicado, ainda que "à espera de ficar à frente das outras novas equipas". O responsável máximo da Manor, que será parcialmente controlada pela Virgin, espera que com os novos regulamentos possa subir gradualmente na grelha. "Estas alterações não devem ser subestimadas porque significa que ainda há espaço para surpresas. Se as regras para 2010 fossem iguais às deste ano, então ficaria muito preocupado", declarou.
Wirth revelou, ainda, que o novo monolugar foi projectado e construído unicamente em computador, abdicando dos testes em túnel de vento: "Não faremos um único dia de testes em túnel de vento, nem mesmo para efectuar verificações", admitiu.
No lado da USF1, o projecto também vai no seu caminho, mas um dos seus fundadores, Peter Windsor, afirma que a dupla pode não ser americana, pelo menos em 2010. Numa entrevista à Autosport inglesa, Windsor diz que a ideia inicial de ter uma dupla cem por cento americana não é possivel de acontecer no próximo ano.
"Devido ao tempo perdido, a nossa ambição de colocar dois jovens pilotos americanos se tornou um pouco mais difícil", disse o dirigente aos jornalistas Jonathan Noble e Edd Straw. "Eu ainda espero ser capaz de colocar pelo menos um americano, mas esta é uma tarefa difícil porque não há muitos americanos com Super Licença. Caso não possamos cumprir esta meta na próxima temporada, certamente criaremos um programa para jovens pilotos americanos", explicou.
Windsor explicou também a ideia que tem em mente acerca do tipo de pilotos que querem na equipa, dando alguns exemplos: "Há um grande debate dentro da equipa para a escolha de um piloto experiente, no sentido de darmos alguns passos à frente num ano. No entanto, este não foi sempre o nosso argumento, já que é uma sensação agradável para uma nova equipa ter dois pilotos jovens que crescem ao mesmo ritmo. Vamos esperar que pilotos realmente talentosos como Anthony Davidson, Jamie Green e Gary Paffett, tenham uma chance na Formula 1, porque é triste ver que existe tanta gente talentosa e que nunca tiveram uma verdadeira chance", concluiu.
No caso do piloto experiente, os nomes mais falados são os do austriaco Alexander Wurz e o espanhol Pedro de la Rosa, ambos com larga experiência como pilotos de testes em equipas como McLaren, Williams e Honda, entre outros. Mas este último é largamente falado para fazer parte da Campos Meta.
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