sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Formula 1 - Ronda 15, Japão (Treinos)

Foi debaixo de chuva que decorreu esta madrugada os treinos livres do GP do Japão, que este ano regressam ao circuito de Suzuka para ficar. No primeiro treino do dia, apesar de não chover drante os 60 minutos da sessão, esta começou molhada, mas à medida que esta secava e se delineava uma linha por onde os carros poderiam passar com pneus slicks, os tempos começaram paulatinamente a melhorar.


O mais rápido nessa primeira sessão de treinos acabou por ser o McLaren-Mercedes de Heiki Kovalainen, que fez o seu melhor tempo nos instantes finais, batendo por três décimos de segundo o Williams-Toyota de Kazuki Nakajima. O finlandês fez 1.40,356, contra o 1.40,648 do japonês da Williams. O alemão Adrian Sutil foi o terceiro melhor, no seu Force India, indicando que provavelmente os motores Mercedes estarão em vantagem no circuito japonês, dado que estão quatro carros dessa marca nos nove primeiros lugares. Mas a Ferrari consegue meter também os seus carros, com Giancarlo Fisichella a fazer o quarto melhor tempo nesta sessão, à frente do suiço Sebastien Buemi, no Toro Rosso-Ferrari. Lewis Hamilton foi sexto, à frente de Fernando Alonso, o novo recruta da Ferrari.

A segunda sessão do dia foi rodado totalmente em pista molhada, já que choveu mais intensamente durante essa sessão. Semdo assim, os tempos foram ainda mais irrelevantes, com Adrian Sutil a ser o melhor, no seu Force India. Sebastian Vettel foi segundo, na frente do segundo Force India e de Vitantonio Liuzzi, no segundo Force India.

Quanto à Brawn, rodou pouco na sexta-feira. Rubens Barrichello foi nono na ptimeira sessão, enquanto que Jenson Button não rodou nas sessões de hoje, por causa da chuva. A mesma coisa fez Barrichello na segunda sessão, provavelmente porque sabem que na próxima madrugada, a qualificação será em tempo seco...


Nestas sessões de treinos, a grande novidade foi a estreia do japonês Kamui Koboyashi, que fez o papel de terceiro piloto na escuderia sediada em Colónia. Koboyashi substituiu Timo Glock, que se encontra hoje adoentado, emboa se espera que volte ao seu lugar na qualificação de amanhã. Koboyashi, actual campeão da GP2 Asia, foi o penultimo nesta sessão de treinos, a mais de três segundos de Kovalainen, demonstrando as habituais dificuldades de adaptação a um Formula 1, aliado à pista molhada. Na segunda sessão, melhorou a sua performance e fez o 12º melhor tempo, a 1.793 segundos de Adrian Sutil.

Amanhã de madrugada será a altura da qualificação. como em principio será em tempo seco, estes tempos e a posição destes pilotos é neste momento irrelevante.

Sem comentários: