Que final de rali! Três candidatos á vitória, e quando se esperava que seria o habitual, eis vindo do fundo um Jari-Matti Latvala que consegue fazer um "sprint final" e na última classificativa, rouba o triunfo aos Sebastiens (Löeb e Ogier), para vencer com 2,4 segundos de avanço sobre o mais novo. Uma das diferenças mais curtas de sempre.
Mas para chegarmos até a esta conclusão digna de "thriller de Hollywood", temos de ir um pouco atrás, ao inicio das classificativas de hoje. Depois de recuperar mais de um minuto para ficar colado a Sebastien Ogier, Sebastien Löeb começou o rali ao ataque, chegando à liderança após a primeira especial do dia. Contudo, logo a seguir, o heptacampeão do mundo perde o controlo do seu carro e cai na classificação, fazendo de novo uma corrida de trás para a frente. E no último troço do dia, tinha 17,2 segundos de atraso sobre Ogier, com Latvala no segundo posto, e Petter solberg ainda na luta pela vitória.
Aqui, tudo aconteceu: Latvala, que já perdeu um lugar no pódio devido a um erro na última curva de um rali, fez uma prova sem erros e bateu Ogier, enquando que Löeb tentava um milagre. Contudo, a meio da classificativa, sofreu novo pião, onde perdeu quase 25 segundos, comprometendo a vitória no rali, acabando no terceiro posto. "Estava a tentar tudo, mas fiz um pião onde perdi cerca de 20-25 segundos", referiu o piloto francês.
Para piorar as coisas, Sebastien Ogier também fez um pião, que o fez perder algum tempo e a possibilidade de vencer pela primeira vez no Mundial. "Foi pena o pião que fizemos numa das últimas curvas", referiu, desalentado.
Entretanto, Petter Solberg também deu o seu máximo, mas a meio perdeu o controlo do seu carro e bateu feio, desistindo na hora. Apesar de Solberg e o seu navegador não terem ficado feridos, o seu carro pode estar irrecuperável.
Com tantas batidas, tinha de haver um vencedor, e na armada Citroen, a Ford pode ter tido umas das suas vitórias mais inesperadas da sua longa participação no Mundial. ainda por cima de um homem que normalmente é considerado como demasiado rápido para ficar dentro da pista... "Ataquei ao máximo, pois sabia que só assim podia lá chegar. Quase saí de estrada por várias vezes, mas pelos parciais sabia que não estava a conseguir recuperar o suficiente para vencer, mas acabámos por ter muita sorte com o pião do Ogier.", referiu Latvala.
No final, o pódio ficou com Latvala, Ogier e Löeb, com Mikko Hirvonen a herdar o quarto posto, num rali onde passou muito discretamente, seguido pelo Citroen de Dani Sordo e os Ford de Matthew Wilson e Henning Solberg, o primeiro SWRC do finlandês Jari Ketomaa, o Ford Munchi's de Frederico Villagra e o outro SWRC de Xavier Pons.
Agora, a caravana do WRC muda-se de armas e bagagens para os Antipodas: o Rali de Portugal, que decorrerá entre os dias 28 e 30 de Maio.
Mas para chegarmos até a esta conclusão digna de "thriller de Hollywood", temos de ir um pouco atrás, ao inicio das classificativas de hoje. Depois de recuperar mais de um minuto para ficar colado a Sebastien Ogier, Sebastien Löeb começou o rali ao ataque, chegando à liderança após a primeira especial do dia. Contudo, logo a seguir, o heptacampeão do mundo perde o controlo do seu carro e cai na classificação, fazendo de novo uma corrida de trás para a frente. E no último troço do dia, tinha 17,2 segundos de atraso sobre Ogier, com Latvala no segundo posto, e Petter solberg ainda na luta pela vitória.
Aqui, tudo aconteceu: Latvala, que já perdeu um lugar no pódio devido a um erro na última curva de um rali, fez uma prova sem erros e bateu Ogier, enquando que Löeb tentava um milagre. Contudo, a meio da classificativa, sofreu novo pião, onde perdeu quase 25 segundos, comprometendo a vitória no rali, acabando no terceiro posto. "Estava a tentar tudo, mas fiz um pião onde perdi cerca de 20-25 segundos", referiu o piloto francês.
Para piorar as coisas, Sebastien Ogier também fez um pião, que o fez perder algum tempo e a possibilidade de vencer pela primeira vez no Mundial. "Foi pena o pião que fizemos numa das últimas curvas", referiu, desalentado.
Entretanto, Petter Solberg também deu o seu máximo, mas a meio perdeu o controlo do seu carro e bateu feio, desistindo na hora. Apesar de Solberg e o seu navegador não terem ficado feridos, o seu carro pode estar irrecuperável.
Com tantas batidas, tinha de haver um vencedor, e na armada Citroen, a Ford pode ter tido umas das suas vitórias mais inesperadas da sua longa participação no Mundial. ainda por cima de um homem que normalmente é considerado como demasiado rápido para ficar dentro da pista... "Ataquei ao máximo, pois sabia que só assim podia lá chegar. Quase saí de estrada por várias vezes, mas pelos parciais sabia que não estava a conseguir recuperar o suficiente para vencer, mas acabámos por ter muita sorte com o pião do Ogier.", referiu Latvala.
No final, o pódio ficou com Latvala, Ogier e Löeb, com Mikko Hirvonen a herdar o quarto posto, num rali onde passou muito discretamente, seguido pelo Citroen de Dani Sordo e os Ford de Matthew Wilson e Henning Solberg, o primeiro SWRC do finlandês Jari Ketomaa, o Ford Munchi's de Frederico Villagra e o outro SWRC de Xavier Pons.
Agora, a caravana do WRC muda-se de armas e bagagens para os Antipodas: o Rali de Portugal, que decorrerá entre os dias 28 e 30 de Maio.
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