Quinze dias depois de Imola, a Formula 1 estava agora no circuito de Barcelona, palco do GP de Espanha, um circuito cujas corridas normalmente eram pouco emocionantes quando aconteciam sob o sol primaveril da Catalunha... No pelotão, a grande novidade era o ingresso de Martin Brundle na Ligier, depois de nas três primeiras provas do ano, o seu lugar fora ocupado pelo japonês Aguri Suzuki, no estranho acordo de partilha que a Ligier e a Mugen-Honda tinham assinado.
Os treinos tiveram um resultado previsivel: Michael Schumacher arrecadou a pole-position, conseguindo bater os Ferrari de Jean Alesi e Gerhard Berger. No primeiro caso, Alesi ficara a 600 milésimos de segundo do piloto alemão, enquanto que Berger perdeu mais 19 milésimos. A acompanhar o austriaco na segunda fila da grelha ficava o Williams de David Coulthard, que conseguira bater Damon Hill, que só era quinto nesta qualificação. O irlandês Eddie Irvine vinha logo a seguir, enquanto que a quarta fila era constituida pelo segundo Benetton de Johnny Herbert e o segundo Jordan de Rubens Barrichello. Para finalizar o "top ten", estavam os McLaren-Mercedes de Mika Hakkinen e Nigel Mansell.
No dia da corrida, o tempo estava limpo e não havia grande vento. Quando a corrida começou, Schumacher manteve a liderança... e não a largou até ao final. Com a questão do vencedor resolvida praticamente desde o primeiro metro, agora o foco se centrava no resto do pelotão. E o primeiro deles foi na Pacific, pois Andrea Montermini não chegou a largar. Coulthard e Mansell tiveram más largadas e penavam no meio do pelotão.
No pelotão, os perseguidores de Schumacher eram Alesi, Hill, Berger e Herbert enquanto que Coulthard tentava apanhar o resto, mas sofria atrás de Hakkinen. Schumacher tentava afastar do resto do pelotão, contudo os pneus tinham uma duração limitada e aos poucos foi apanhado pelo francês da Ferrari. Na volta 18, Mansell desiste devido a problemas de direcção. Iria ser a sua ultima corrida na Formula 1, quase 15 anos depois da sua primeira.
Na volta 27, depois dos Williams terem parado cedo, numa estratégia de três paragens, o motor de Alesi explode, acabando a sua corrida e deixando Schumacher muito mais á vontade rumo á vitória. O resto da corrida foi aborrecida até perto do final, quando o Williams de Hill e o Jordan de Barrichello, que eram segundo e quarto, respectivamente, começaram a ter problemas de hidraulica nas suas caixas de velocidades e tiveram de abrandar para poder chegar ao fim. O resultado é que a Benetton conseguiu a sua segunda dobradinha da sua história, sendo a primeira no GP do Japão de 1990. E para Johnny Herbert, foi o seu primeiro pódio na Formula 1.
Acompanhados pelo Ferrari de Gerhard Berger, os Benetton viram nos restantes lugares pontuáveis o Williams de Damon Hill, o Jordan de Eddie Irvine e o Ligier de Olivier Panis.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1995_Spanish_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr568.html
Os treinos tiveram um resultado previsivel: Michael Schumacher arrecadou a pole-position, conseguindo bater os Ferrari de Jean Alesi e Gerhard Berger. No primeiro caso, Alesi ficara a 600 milésimos de segundo do piloto alemão, enquanto que Berger perdeu mais 19 milésimos. A acompanhar o austriaco na segunda fila da grelha ficava o Williams de David Coulthard, que conseguira bater Damon Hill, que só era quinto nesta qualificação. O irlandês Eddie Irvine vinha logo a seguir, enquanto que a quarta fila era constituida pelo segundo Benetton de Johnny Herbert e o segundo Jordan de Rubens Barrichello. Para finalizar o "top ten", estavam os McLaren-Mercedes de Mika Hakkinen e Nigel Mansell.
No dia da corrida, o tempo estava limpo e não havia grande vento. Quando a corrida começou, Schumacher manteve a liderança... e não a largou até ao final. Com a questão do vencedor resolvida praticamente desde o primeiro metro, agora o foco se centrava no resto do pelotão. E o primeiro deles foi na Pacific, pois Andrea Montermini não chegou a largar. Coulthard e Mansell tiveram más largadas e penavam no meio do pelotão.
No pelotão, os perseguidores de Schumacher eram Alesi, Hill, Berger e Herbert enquanto que Coulthard tentava apanhar o resto, mas sofria atrás de Hakkinen. Schumacher tentava afastar do resto do pelotão, contudo os pneus tinham uma duração limitada e aos poucos foi apanhado pelo francês da Ferrari. Na volta 18, Mansell desiste devido a problemas de direcção. Iria ser a sua ultima corrida na Formula 1, quase 15 anos depois da sua primeira.
Na volta 27, depois dos Williams terem parado cedo, numa estratégia de três paragens, o motor de Alesi explode, acabando a sua corrida e deixando Schumacher muito mais á vontade rumo á vitória. O resto da corrida foi aborrecida até perto do final, quando o Williams de Hill e o Jordan de Barrichello, que eram segundo e quarto, respectivamente, começaram a ter problemas de hidraulica nas suas caixas de velocidades e tiveram de abrandar para poder chegar ao fim. O resultado é que a Benetton conseguiu a sua segunda dobradinha da sua história, sendo a primeira no GP do Japão de 1990. E para Johnny Herbert, foi o seu primeiro pódio na Formula 1.
Acompanhados pelo Ferrari de Gerhard Berger, os Benetton viram nos restantes lugares pontuáveis o Williams de Damon Hill, o Jordan de Eddie Irvine e o Ligier de Olivier Panis.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1995_Spanish_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr568.html
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