quinta-feira, 13 de maio de 2010

Alguém já viu os tempos de hoje?

O circuito do Mónaco é um lugar especial, sem qualquer tipo de dúvida. Tão especial que os primeiros treinos são à quinta-feira, em vez de ser à sexta, como nos outros circuitos. Mas esta tarde, a Autosport portuguesa colocou uma matéria interessante no seu site. Tratou de comparar os tempos da Formula 1, na sua primeira sessão de tempos livres, com as da GP2, que vai acontecer também neste fim de semana, e... quem diria, alguns deles podiam entrar na grelha de partida!

Se Fernando Alonso fez o melhor tempo do dia, com 1.15,927, à frente de Sebastien Vettel, já o venezuelano Pastor Maldonado, no seu Rapax, fez a melhor volta nas ruas do Principado com o tempo de 1.20,476 segundos. Apenas 80 milésimos mais rápido... que o Virgin de Lucas di Grassi.

Digamos que das estreantes, somente as Lotus de Jarno Trulli e Heiki Kovalainen foram mais rápidas do que os carros da GP2. E claro, como e do conhecimento geral, eles estrearam um novo pacote aerodinâmico em Barcelona, distanciando-se significativamente das outras estreantes. E o tempo de Bruno Senna, 1.21,688, foi mais lento do que o melhor tempo do holandês Gierdo van der Garde, da Addax: 1.21,540. E ele foi o sexto da grelha provisória!

Não digo que estes pilotos da GP2 mereçam estar na Formula 1. Essa é a visão errada, amigos. A visão mais correcta é que estes carros, das equipas estreantes, ainda tem muito para calcorrear para chegar, pelo menos, ao meio da tabela. A Lotus já começou a trilhar esse caminho, falta o resto, e vai ser daqueles tortuosos, com direito às piadas de ocasião...

Sem comentários: