Se a temporada de 2010 da Indy tem sido uma luta entre Penske e Chip Ganassi, desta vez, a última equipa levou a melhor, com o escocês Dario Franchitti a vencer depois de uma luta contra o Penske do australiano Will Power, que o superou na primeira parte da corrida e resistiu ao seu ataque nas voltas finais. O brasileiro Helio Castro Neves completou o pódio.
A corrida começou com Will Power na pole-position, lugar que manteve após a largada, enquanto que logo atrás, um surpreendente Takuma Sato era segundo, passando Franchitti, mas na quarta volta, conseguiu ultrapassar o "rookie" japonês. As coisas se mantiveram assim até à primeira janela de oportunidade nas boxes, na volta onze, altura em que Tony Kanaan foi o primeiro a parar. Na volta 24 aconteceu a primeira situação de bandeiras amarelas, quando Justin Wilson e Ernesto Viso tocaram-se na curva quatro, ficando presos na gravilha.
Nessa oportunidade, boa parte dos pilotos foi às boxes e um deles, o americano Ryan Hunter-Reay, saiu entre Castro Neves e o australiano Ryan Briscoe, tocando nos dois e provocando um furo, que o fez arrastar-se àté ás boxes, caindo para os últimos lugares. Mesmo assim recuperou o suficiente para acabar a corrida no décimo posto.
Quando as bandeiras amarelas foram retiradas, o canadiano Alex Tagliani e o brasileiro Tony Kanaan eram os dois primeiros, e nos primeiros metros, Kanaan consegue ultrapassá-lo e ficar com o primeiro lugar. contudo, poucos instantes depois, Takuma Sato despista-se e causa nova interrupção. Quando voltou, Kanaan tinha de parar na volta 43 e Tagliani ficou na liderança, abrindo uma diferença que chegava aos dois segundos, com Franchitti no segundo lugar, sem se aproximar do canadiano. Will Power era terceiro, com Helio Castro Neves em quarto e a aproximar-se.
Entre as voltas 55 e 60, nova janela de paragens nas boxes para reabastecimento, e quando as coisas se acalmaram, era Franchtitti o lider, à frente de Power, Castro Neves, Tagliani e Briscoe. Até ao final, mais duas situações de bandeiras amarelas provocadas pelo estreante italiano Francesco Dracone, e após a relargada, Power tentou pressionar Franchitti, mas o escocês resistiu até ao final, dando a vitória à Ganassi.
A melhor mulher desta vez foi a suiça Simona di Silverstro, que foi oitava classificada, muito à frente de Danica Patrick, 21ª e a demonstrar não ser nada boa em circuitos tradicionais, e da venezuelana Milka Duno, 23ª a... quatro voltas do lider.
A próxima prova da temporada de 2010 da IndyCar series acontecerá a 22 de Agosto, no circuito californiano de Sonoma, o terceiro circuito convencional seguido no calendário.
Sem comentários:
Enviar um comentário