Confesso que nunca tinha ouvido falar deles, mas esta tarde estava em casa a ver as noticias quando deparo com a matéria sobre um tal "Asterio". Ao ver, deparo-me com um chassis de teste, que foi experimentado pelo jornalista em questão, e soube um pouco mais das pessoas que o estão a criar.
A ideia por detrás da Asterio é de um grupo de engenheiros, portugueses e britânicos, de desenhar um chassis semelhante à da Lotus, Caterham ou Ariel Atom: potente e leve. O nome escolhido e o astrolábio que escolheram como símbolo, dá um cunho português à coisa, pois é o simbolo de um povo que um dia, há mais de quinhentos anos, se aventurou para fora do pais e descobriu novos mundos. E eles querem construir um modelo com quatro motorizações diferentes: um 2.2 turbo-diesel, um V6 também a Diesel (o objetivo deles é serem o primeiro construtor no mundo a fabricar neste tipo de motorização, um carro eletrico e um V8 de 3 litros, motor atmosférico e com 400 cavalos de potência, que chamam de "F1 Revival". Claro, com essa leveza, eles garantem que vai dos zero aos 100 em 2,9 segundos...
Suspeito que seja um motor Cosworth, não é?
Quanto à versão eletrica, eles querem fazer um carro que dê 140 cavalos, que vai dos zero aos cem em 4,9 segundos, com uma velocidade máxima de 180 km/hora, e com baterias de lítio que durem 150 quilómetros.
A fábrica será em Cascais, a três minutos do Autódromo do Estoril, e a ideia deles é que as pessoas usem isto para, por exemplo, os "track days", para além de gozarem o carro na estrada. Tem somente dois lugares - é um roadster - e eles desejam que as primeiras unidades estejam prontas para sair à rua em 2013. com uma produção anual de trinta veículos, para começar.
Honestamente, acho uma boa ideia e aplaudo, torcendo para que seja real. Mas ainda falta ver muita coisa: o local de fabrico dos carros, os modelos, isso já vi, Mas falta saber quem serão os financiadores e se existe a possibilidade da competição com esses modelos. Quanto a essa última, aparentemente fico com ideia de que existe, mas creio que ainda falta muito para lá chegar. Contudo, este é um bom primeiro passo, confesso.
Se quiserem ver mais do carro, eis o seu endereço: http://www.asterioroadsters.com
Sem comentários:
Enviar um comentário