Algumas horas depois da Team Lotus, em Valencia, a Renault mostrava o seu novo modelo, o R31, perante a imprensa mundial. O carro, com nariz mais baixo do que habitual e com pintura negra e dourada, tentando imitar as cores do passado de um dos patrocinadores, a Lotus Cars. Contudo, o espantoso nesta apresentação são os pilotos: seis! Para além dos dois habituais, Robert Kubica e Vitaly Petrov, os terceiros pilotos, Romain Grosjean e Bruno Senna, e mais dois pilotos, que correrão noutras categorias: o checo Jan Charouz e o chinês Ho-Pin Tung.
Na apresentação, chefiada por Eric Boullier - e sem Dany Bahar por perto - afirmou que o carro lutará por pódios e vitórias: "Não quero dizer que parece que será rápido, mas nós acreditamos que nosso carro é bom e melhor do que o do ano passado. Esse é o motivo pelo qual o otimismo natural está crescendo dentro da empresa", afirmou.
Já Gerard Lopez, o homem que toma conta da Renault, corroborou com as declarações de Boullier, afirmando que o chassis tem potencial para ser melhor do que o ano passado: "Acreditamos que a base do carro deste ano seja muito mais rápida do que o do ano passado, então, se mantivermos o mesmo índice de desenvolvimento que tivemos no ano passado, acho que podemos subir um degrau. Se no ano passado nós conseguimos alguns pódios, neste ano, em tese, poderemos lutar por vitórias", declarou.
Já Robert Kubica, o piloto principal, quando falou sobre se corria pela Lotus, afirmou: "A Lotus é uma patrocinadora, se pensarmos desta maneira posso dizer que também vou lutar pela Total". Bela alfinetada, do qual Tony Fernandes agradece muito...
Quanto a Bruno Senna, agora um dos terceiros pilotos da equipa - embora oficialmente esse cargo pertença a Romain Grosjean - afirmou que se ente emocionado por, 26 anos depois, andar com o mesas cores e motor que o seu tio: "É muito emocionante usar as mesmas cores que o Ayrton usou. Espero poder um dia estar neste carro e fazer o meu melhor", afirmou.
Mais tarde, numa entrevista feita a Luiz Fernando Ramos, o Ico, foi um pouco mais longe sobre as razões pelo qual foi escolhido para piloto reserva na Renault: "O Eric Boullier me conhece desde a GP2, sabe do que eu sou capaz e me deu uma chance para ver se eu consigo construir meu futuro. Eu estava um pouco pessimista e por isso eu digo que realmente estou muito grato pela oportunidade. Não havia muitas oportunidades que realmente valessem a pena. E esta é uma delas. Não tive de me comprometer financeiramente, a estrutura do time é muito boa quanto a isso. Dá para dizer que é o primeiro emprego de piloto profissional que estou tendo e isto é extremamente satisfatório", ponderou. De fato, dar um passo atrás para poder ser piloto titular em 2012 é algo que não pode ser deitado fora...
Para ser franco, ao ver seis pilotos na apresentação da Renault, fez-me lembrar do post que o Ico escreveu ontem, sobre quem é o chefe nesta equipa. É mais do que óbvio que quem manda ali é Eric Boullier, mas o episódio do terceiro piloto parece ser um exemplo de como existem dois poderes naquela equipa, lutando um pelo outro pelo controlo. Boullier tem o apoio de Gerard Lopez, mas alguns daqueles pilotos tenho quase a certeza de que tem dedo do Bahar... Qual dos dois terceiros pilotos andará nas sextas-feiras?
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