terça-feira, 22 de março de 2011

A Austrália e o automobilismo

(...) "Conhecido pela sua vasta fauna e flora, grande parte dela autóctone, o seu símbolo nacional é o canguru, mas outras espécies locais são bem conhecidas das pessoas, desde o koala até ao ornintorrinco. Rica em minerais como o ouro, cobre, prata, urânio e ferro, entre outros, grande parte do pais é semi-desértico, logo entende-se porque é que este pais de 7,6 milhões de quilómetros quadrados, que o torna logo no sexto maior pais do mundo em termos de superfície, tenha apenas 22 milhões de habitantes, o que o faz num país escassamente povoado, cujos habitantes se concentram na parte Leste e Sul do pais.

A sua principal cidade é Sydney, local onde os britânicos estabeleceram a sua primeira colónia, mas a sua capital é Camberra, que tal como Brasília, fora desenhada em 1917 para essa função. Mais de oitenta por cento da população se concentra entre as cidades de Brisbane e Adelaide. As excepções são a ilha da Tasmânia e a cidade de Hobart, e a Austrália Ocidental, que tem Perth como capital." (...)

(...)"Mas a contribuição da Austrália para o automobilismo mundial é grande. Tirando a Europa e os Estados Unidos, é o único pais que tem a sua própria série de Turismos, os V8 Supercars. Essencialmente uma luta entre a Holden – divisão australiana da General Motors – e a Ford, são carros V8 sobrealimentados dentro de chassis de modelos do dia a dia, cujo calendário percorre a Austrália e a Nova Zelândia, tendo recentemente começado a correr noutras paragens como o Bahrein e o Abu Dhabi, que normalmente recebem a Formula 1 e a GP2. Os V8 são o sonho de todos os australianos apaixonados pelo automobilismo, especialmente quando os querem ver correr na sua “catedral”: Mount Panorama." (...)

A Austrália é um pais continente, imensamente grande mas escassamente povoado. Casa de uma fauna unica, o automobilismo nesse pais é igualmente unico, com uma série própria como as V8 Supercars. Mas a Austrália também foi lar de alguns dos melhores pilotos de automobilismo da história, nomeadamente Jack Brabham, tri-campeão do mundo de Formula 1 e o unico a vencer como piloto e construtor, em 1966, e Alan Jones, o primeiro campeão do mundo ao serviço da Williams, na temporada de 1980. Pode ler isto e muito mais no site Pódium GP.

Sem comentários: