Andamos meses a sonhar com o seu regresso. Alguns de nós ficaram totalmente passados quando viram que a politica interfiriu com o automobilismo e viram cancelado o GP do Bahrein, mas esses foram poucos, porque a maioria concordou com as razões e não morria de amores por Shakir, o local daquele tilkódromo barenita absolutamente entediante. Mas agora, a Formula 1 está de volta.
Não vou acrescentar mais nada do que aquilo que já foi dito e escrito noutros lados, mas confesso ter expectativas sobre o que vai ser esta nova temporada. Sobre se sempre vai ser uma luta entre a Red Bull e a Ferrari, ou iremos ter mais equipas na luta como a McLaren e a Mercedes. Se a Renault andará ao nivel dessas quatro, e se Vitaly Petrov conseguirá ser melhor do que no ano passado e supere o seu burocrático companheiro, o alemão Nick Heidfeld, que vai substituir aquele que já é o maior "setback" do ano, o acidente de Robert Kubica e a previsivel longa ausência do automobilismo.
Também estou expectante para saber se a Lotus do Tony Fernandes, com motores Renault, será melhor do que a do ano passado e marque pontos por fim. Seria interessante ver se conseguisse bater a Force India ou a Toro Rosso e andasse nos calcanhares de uma Sauber ou até a Renault, do qual a Lotus Cars é patrocinadora... e claro, vamos saber se com um mundial de 19 corridas, com a estreia da India nestas andanças (e em mais um chato tilkódromo) será tão emocionante do que a do ano que acabou.
E claro, temos as inovações e as polémicas: asa móvel, pneus Pirelli, sistema KERS... tudo isso tem de ser experimentado, mas as pessoas já comentam e contestam as novas geringonças. Para não falar de outras polémicas, destas relacionadas com os bastidores. O "combate dos anões", Jean Todt e Bernie Ecclestone, uma guerra surda do qual de quando em quando ouvimos alguma coisa, mais por parte do avô do Harry Potter e das suas tiradas disparatadas a principio, mas temos de ler entre as linhas para percebemos o que ele anda a dizer. E não fiquem admirados se esta guerra aquecer mais lá para o meio do ano, quando a Ferrari decidir para que lado da barricada irá estar.
Enfim, esperemos que 2011 seja uma continudade de 2010, com mais lutas na pista, mas sem polémicas. Julgo que a Formula 1 anda cheio delas, e um ano em paz dá sempre jeito. E que a Hispania tenha dinheiro para acabar o ano...
--- XXX ---
No mesmo fim de semana da Formula 1, a IndyCar Series tem o seu fim de semana de arranque nas ruas de St. Petersburg, na Florida. Ao contrário da Formula 1, é uma série mono: monomarca, monomotora, monopneumática. Contudo, os organizadores tem intençãoi de mudar algumas coisas, e em 2012 irão permitir mais motores, e que algumas partes do chassis sejam modificadas por outros contrutores. Mas um monocoque completo... ainda não.
É uma série que este ano promete ser interessante. As equipas mais ricas e mais importantes têm três e quatro carros, como a Penske, Chip Ganassi e Andretti. Outras terão, mas o carro extra só serve para Indianápolis, que este ano comemora o centenário da sua primeira corrida. Mas em St. Pete, 24 carros estão garantidos na grelha de partida.
Os favoritos são os mesmos: Helio Castro Neves, Scott Dixon, Ryan Briscoe, Dario Franchitti, Will Power... Tony Kanaan andava aflito depois da parceria com Gil de Ferran se ter desfeito após terem falhado na busca de patrocinios, mas conseguiu arranjar lugar na KV Racing, patrocinada... pela Lotus Cars, cujos seus companheiros são o japonês Takuma Sato e o venezuelano Ernesto Viso.
Quem regressa é Sebastien Bourdais, pela Dale Coyne. Não é bem um regresso, é mais um ingresso. Mas Bourdais não estranhá este ambiente, porque afinal de contas, venceu qutro títulos nos seus tempos da Champcar, sendo o último campeão antes da "fusão" com a IRL. Vai só correr em nove das 17 provas, todas elas circuitos de rua. Alegadamente tem a ver com a sua participação na equipa Peugeot na Le Mans Series, mas o fato de evitar as ovais pode ser entendido como sinal para algo?
Enfim... de uma maneira ou de outra, creio que vão ser temporadas para serem seguidas atentamente. Assim espero. Que as corridas comecem!
Sem comentários:
Enviar um comentário