Depois das classificativas da manhã, o equilibrio entre os Citroen e Ford oficiais continuou ao longo da tarde na segunda passagem que os WRC faziam pelas classificativas portuguesas. Num duelo ao segundo entre Sebastien Ogier, Sebastien Löeb, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala, nenhum dos quatro falhou, errou ou furou, tentando obter uma distância segura para poder encarar o segundo dia com mais tranquilidade. Assim sendo, para evitar perder tempo na estrada, os Citroen baixaram deliberadamente o ritmo, concedendo a vitória ao Ford de Jari-Matti Latvala na sétima especial, Felizes-2, a última do dia.
"Abrandei para garantir que amanhã não partia na frente", admitiu o heptacampeão mundial em declarações captadas pela Autosport portuguesa, minutos depois de ter terminado a especial. "O Mikko (Hirvonen) esteve muito rápido hoje e eu não consegui 'abrir' uma diferença suficiente para ele", concluiu. Já Ogier alinhou pelo mesmo: "É preciso uma grande distância se quisermos segurar a liderança [no segundo dia] e esse não era o caso hoje", justificou no final.
Honesto e legal, mas não cai muito bem entre os puristas... agora, o lider é Jari-Matti Latvala, que tem uma vantagem de 11,5 segundos sobre Mikko Hirvonen, 13,7 sobre Löeb e 16,7 segundos sobre Ogier. E os quatro estão muito longe de Henning Solberg, o agora quinto classificado, depois do seu irmão Petter ter sofrido imenso com os furos - teve quatro, dois deles na última especial do dia - e decidido continuar amanhã no modo SuperRally.
Atrás de Henning Solberg está o Stobart-Ford de Matthew Wilson, e... o Mini de Armindo Araujo. De forma consistente e sem forçar o andamento, pois ainda está a conhecer o seu novo bólido, o Countryman, conseguiu aproveitar os problemas dos outros e chegar ao sétimo posto da geral, e nas classificativas, os seus tempos andam normalmente entre o oitavo e o décimo lugar, dando boas indicações sobre a nova máquina preparada pela Prodrive.
Já Bernardo Sousa poderia andar pelo mesmo caminho, mas um despiste na última especial causou estragos no seu Ford Fiesta WRC e muito provavelmente irá voltar à estrada em modo SuperRally, o que certamente lhe estragou as chances de conseguir acabar o rali numa melhor posição. Caso não tivesse despistado, teria ficado com o oitavo lugar, que agora é pertencente ao Ford do argentino Frederico Villagra.
Kimi Raikonnen furou durante a tarde, quando era oitavo classificado, mas agora recuperou o tempo perdido e aproveitou os azares alheios para chegar ao nono lugar, não muito atrás de Villagra. O árabe Khalid al Qassimi fecha os lugares pontuáveis.
O rali de Portugal volta à estrada amanhã de manhã.
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