Foi uma etapa cheia de furos e problemas para muita gente. E para a Citroen e Ford, as cores foram diferentes: tudo azul para a equipa dos Sebastiões, tudo negro para a Ford, aplicando a velha máxima da Lei de Murphy: "quando tudo corre mal, tende a piorar". Os furos de Mikko Hirvonen sucederam-se aos problemas mecânicos de Jari-Matti Latvala, fazendo com que Sebastien Ogier estivesse no final do dia a liderar o Rali de Portugal, mais de trina segundos à frente de Sebastien Löeb.
O dia foi marcado por um furo no carro de Hirvonen, que resultou num pequeno incidente: Löeb tinha o apanhado no troço e estava a comer o pó do finlandês por um bocado, atrasando-o. No final da etapa, sem saber que tinha o pneu furado, deu alguns toques na traseira do finlandês para o despachar, algo que caiu mal e do qual Löeb pediu desculpas mais tarde.
Pela tarde, na 12ª classificativa, quando Jari-Matti Latvala era segundo a pouco mais de 10 segundos da frente), um problema com um eixo de transmissão do Fiesta WRC terminou com as suas ambições de lutar pela vitória. Acabou por terminar os dois últimos troços do dia a um ritmo bastante lento. Mas o seu azar não ficaria por aí, pois no último troço, além desses problemas de transmissão, um furo obrigou-o a perder ainda mais tempo.
Por essa altura, Hirvonen tinha os seus problemas. A suspensão traseira do seu Fiesta cedeu pouco após o início da mesma especial onde Latvala tinha o seu furo, acabando por perder ele mesmo quase tanto tempo como o seu companheiro de equipa. "A suspensão traseira simplesmente colapsou a meio, não sei bem porque razão. Não tocámos em nada nem batemos...", disse um desalentado Hirvonen, agora quinto classificado, demasiado distante de Ogier e Löeb.
E aos Citroen, tudo lhes correu bem. Sebastien Ogier não tem cometido erros e esta num melhor ritmo que o seu companheiro de equipa, e os 37,5 segundos de vantagem sobre ele permite pensar que poderá revalidar a vitória que conquistou no ano passado. "Estou satisfeito com a minha prestação e espero que amanhã continue assim", referiu Ogier no final do último troço do dia.
Quem está a fazer uma boa prova e a não ter avarias é Matthew Wilson. O piloto da Stobert-Ford e filho de Malcom Wilson está muito feliz pela posição alcançada com o seu Ford Fiesta, sem problemas e a um ritmo constante, e o quarto posto - embora com Mikko Hirvonen não muito atrás - é uma recompensa pelo seu bom rali.
O norueguês Henning Solberg é sexto e teve problemas hoje, inicialmente com a direção assistida e depois com um furo, perdendo bastante tempo na luta que vinha a ter com Wilson pelo quinto posto e pela menção de melhor piloto da Stobart. Já Kimi Raikkonen é o sétimo da geral, subindo posições de forma paulatina e segura, distanciando-se ligeiramente do argentino Federico Villagra, que aparece 14,8 segundos logo atrás. Grande recuperação fez o norueguês Petter Solberg, que depois dos problemas de ontem, já é nono classificado, tendo até ganho as duas últimas especiais da tarde. O holandês Dennis Kuipers fecha o "top ten".
Com as desistências de Bernardo Sousa e de Armindo Araujo, é Bruno Magalhães que fica com o posto de melhor português. Depois de um começo dificil, foi melhorando o seu ritmo de forma consistente ao longo da etapa de hoje, e no último troço do dia, fez mesmo o nono melhor tempo, chegando assim ao 12º lugar da geral.
O Rali de Portugal termina amanhã.
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