A frase em alemão significa, na sua forma mais aproximada, "o avanço através da técnica". É isso que a Audi costuma colocar nos seus anuncios publicitários, quando querem mostrar do que são feitos os seus carros: leves e duros, que vencem os desafios nos quais são submetidos. Mesmo os mais inesperados.
Nos anos 80, a Audi meteu-se nos ralis e deu-se bem, graças ao Quattro, o primeiro carro de tração integral. tornou-se num carro vencedor nas mãos de pilotos competentes como Walter Rohrl e Michelle Mouton. Depois deixou-se disso durante uma década até se meter na Endurance, com o sucesso que se conhece.
Desde 2006 que a Audi tem a companhia da Peugeot para o rivalizar na prova de Endurance mais prestigiada do Mundo. Quase sempre os ganha, primeiro com o modelo R10 e agora este ano com o R18, que estreou este ano em Spa-Francochamps. Como sabem, é um modelo de cabine fechada e as luzes são de LED, com o formato de 1. Parece convencimento, mas pelos vistos não deve ser.
Todos viram os eventos do final de semana destas 24 Horas de Le Mans. Os acidentes de Alan McNish e Mike Rockenfeller, o primeiro na zoa de Tetre Rouge e o segundo em Indianápolis, mostraram a firmeza dos carros de hoje. É certo que trinta anos antes, eles estariam mortos, mas o primeiro acidente é impressionante porque aconteceu numa zona onde fotógrafos e comissários andavam a circular por ali e não foram atingidos por qualquer pedaço do carro.
No segundo caso, cuja fotografia coloco aqui, fico impressionado com a resistência dos seus carros. Vi o video e ouvi os sons do carbono a bater forte nos guard-rails. Rockenfeller foi para o hospital mas mais por precaução do que por algum ferimento que tenha tido. E a imagem do carro após o acidetne impressiona: todo o resto está destruido, mas o cockpit sobreviveu intacto. Estes carros deveriam estar num museu para que as pessoas possam ver que "Vosprung Durch Technik", que faz ganhar corridas mesmo com um pneu furado - no caso do Audi sobrevivente - também salva vidas. O automobilismo também é feito disto.
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