sexta-feira, 5 de outubro de 2012

WRC 2012 - Rali de França (Dia 1)

Ao chegarmos a esta etapa do Mundial, já sabiamos que isto iria ser uma contagem regressiva ao inevitável: o nono título mundial consecutivo para Sebastien Loeb no Mundial WRC ao serviço da Citroen. E quando já sabemos que o piloto francês irá conquistar o seu último título, já que em 2013 irá fazer uma transição ativa para as pistas de corrida, observá-lo agora, nas classificativas de asfalto do lugar onde cresceu, na Alsácia, significa uma das últimas oportunidades para ver um mestre em ação, por muito que os seus detractores custem a engolir.

E está a ser assim neste primeiro dia do Rali de França. Depois de um primeiro fogacho de Thierry Neuville, em Estrasburgo, o dia começou com Loeb a ir para a estrada e a mostra o que sabe fazer melhor - ou não fosse o asfalto a sua superfície de eleição. Venceu duas das três primeiras especiais da manhã, e venceu mais duas à tarde, conseguindo no final do dia uma vantagem de 15,2 segundo sobre o Ford de Jari-Matti Latvala.

De manhã, admitiu que saiu à estrada com algumas cautelas na escolha dos pneus: “Não sei se esta é a melhor escolha, mas tive de ter cuidado na secção rápida e bastante seca, por causa dos pneus traseiros. No meio estava bastante traiçoeiro”, referiu o piloto francês à World Rally Radio.

Do outro lado, o seu rival estava mais confiante: "Está tudo a ir no caminho certo e satisfeito por estar com um bom ritmo. Tive de correr alguns riscos a meio do troço, mas no geral estou satisfeito com a minha prestação”, referiu Latvala.

O duelo pela liderança está a ser mais isso, já que o terceiro classificado, Mikko Hirvonen, está agora a 33,4 segundos de Loeb, e já tem Petter Solberg no seu encalço, depois do norueguês ter perdido alguma vantagem de manhã. Dani Sordo é o quinto classificado, no seu Mini, mas ele se queixa de problemas nos travões do seu carro, depois de ter andando no quarto lugar nas classificativas da manhã.

Atrás dele estão Thierry Neuville, no terceiro Citroen DS3, seguido por Mads Ostberg e Ott Tanak, ambos em Ford e sempre à espreita de Sordo. A fechar o "top ten" estão o russo Evgueny Novikov e o local Sebastian Chardonnet, num Citroen DS3, na frente do Mini de Chris Atkinson.

O rali de França prossegue amanhã. 

Sem comentários: