terça-feira, 28 de maio de 2013

Norte ou Sul? A indecisão continua

A discussão sobre onde vai passar o Rali de Portugal em 2014 está agora adormecida, depois da Região do Turismo do Algarve ter dito que tinha um contrato assinado com o Automóvel Clube de Portugal (ACP) até 2015, apesar do ACP e a FIA apoiarem a mudança do percurso do rali para sitios como Fafe e Arganil, onde a tradição e o carinho dos adeptos é bem maior do que no sul, apesar do percurso ser bem mais curto, compacto e do agrado das equipas.  

De facto, as coisas andam adormecidas, mas na passada quinta feira, pode ter sido deitada mais uma acha na fogueira. A câmara municipal de Vieira do Minho anunciou que tinha autorizado que o seu concelho possa receber pelo menos uma classificativa do Rali de Portugal, em 2014.

No seu site oficial, a autarquia afirma: "Esta decisão prende-se com o facto da Autarquia considerar o desporto automóvel um dos dinamizadores da economia vieirense, uma vez que vários setores (transportes, casa de turismo rural, restauração entre outros) tiram proveito das provas de rali que se vem realizando ao longo dos últimos anos em Vieira do Minho. 

A Autarquia entende que a possibilidade de em 2014 se assistir ao regresso do Rali de Portugal (prova do Campeonato do Mundo) a Vieira do Minho vai trazer uma enorme visibilidade ao concelho proporcionada pela presença dos melhores pilotos mundiais e de milhares de visitantes. Para além disso, a possibilidade de ter uma etapa que vai ser transmitida mundialmente através da televisão, vai oferecer ao concelho uma fantástica promoção. Desta forma a Câmara reuniu todas as condições para o regresso do Rali de Portugal ao Concelho de Vieira do Minho. 

Agora, resta apenas esperar pelo anuncio oficial do regresso do Rali de Portugal ao norte do país.", concluiu.

Apesar de ser uma possibilidade, o facto de uma autarquia do Norte - já agora, Vieira do Minho é na outra ponta do país - ter demonstrado a sua disponibilidade para acolher tal evento poderá significar que outras autarquias estejam a fazer a mesma coisa, ou já o fizeram, embora possam ter dito por outros canais de comunicação. E se dentro em breve, outras autarquias podem dizer que estáo disponiveis para que o ACP faça um percurso condigno para o Rali de Portugal, que traga de volta alguma da tradição perdida, resta saber se os compromissos serão honrados ou não. 

Sem comentários: