sábado, 1 de junho de 2013

WRC 2013: Rali da Acropole (Dia 2)

O segundo dia do Rali da Acropole está a ser, como seria de esperar, complicado. Já houve uma mudança de liderança e as coisas estão a ser difíceis, com Jari-Matti Latvala a conseguir aguentar o carro no comando, depois de ter herdado do russo Evgueny Novikov.

As coisas começaram logo de manhã, quando o piloto russo da Ford bateu numa pedra, furou e danificou a suspensão do seu carro na segunda classificativa realizada. O russo caiu para o oitavo posto, e lutou para levar o carro até ao fim Chegou a estar no 11º posto, mas agora recuperou até ao nono posto. Latvala herdou o comando, com Sordo atrás, mas a uma distância cautelosa, quase calculista. Foi assim durante boa parte da manhã, com ambos os pilotos a conseguirem vitórias nas classificativas, mas as atenções tinham-se virado para a luta pelo terceiro posto, entre os Ford de Thierry Neuville e Nasser Al-Attiyah, e o Volkswagen de Anders Mikkelsen.

A tarde demonstrou o poder dos Ford, com Sordo a atrasar-se um pouco, devido ao facto de querer poupar o carro às duras classificativas gregas. Atrás, Neuville conseguiu afastar-se de Attiyah, que agora está a ser pressionado por Mikkelsen. Mais no final do dia, a chuva até fez a sua aparição. Pode ter assentado o pó, mas não deixa de ser complicado para os carros e pilotos.

No final do dia, Latvala tinha um avanço de um minuto e quatro segundos sobre Dani Sordo. Este têm mais de 41 segundos de vantagem sobre Thierry Neuville, enquanto que Nasser Al Attiyah tem uma desvantagem de três minutos e 46 segundos sobre o lider, mas continua a ter a pressão de Anders Mikkelsen.

Mads Ostberg esteve o dia inteiro a recuperar terreno, chegando agora ao sétimo posto, depois de ter passado o checo Martin Prokop. Mikko Hirvonen é o oitavo classificado, na frente de Novikov e do Volkswagen Polo R de Sebastien Ogier, que conseguiu passar o Citroen DS3 WRC2 de Robert Kubica, o 11º classificado.

Apesar de Latvala estar na frente, o piloto finlandês está bem consciente de que as coisas poderão mudar a qualquer momento. Quando chegou ao Parque da Assistência, no final deste dia, afirmou que “o ano passado, o Loeb também esteve na liderança até furar...”.

Amanhã acaba o Rali da Acrópole. 

Sem comentários: