sexta-feira, 31 de maio de 2013

Noticias: Pirelli tenta sanar a polémica com o teste da Mercedes

A história do teste secreto com a Mercedes - e denunciado no dia do GP do Mónaco, no passado domingo - fez correr muita tinta, como seria de esperar. Com Ferrari e Red Bull a queixarem-se e a ideia de um "Tyregate" a pairar no ar, a Pirelli fez uma conferência de imprensa esta sexta-feira em Milão para afirmar que se isenta de culpa no caso, afirmando que desconhecia que a marca iria usar um modelo W04 nos testes que fez após o GP de Espanha.

Ali, a marca italiana afirmou que a Mercedes não tirou qualquer proveito dos testes com os pneus, pois estes foram concebidos visando a próxima temporada e nunca existiu ao longo dos dias de teste qualquer tipo de troca de informação entre fornecedora e a marca de Estugarda. "Os testes foram realizados com um composto-base e que não esteve em uso neste ano, e com 12 estruturas diferentes, que jamais foram utilizadas em 2013, apenas uma delas com kevlar. A equipe não obteve qualquer vantagem no que diz respeito ao conhecimento do comportamento dos pneus em uso no atual campeonato”, começou por afirmar a marca, representada nessa conferência por Paul Hembery, Maurizio Boiocchi e Mario Isola.

No que diz respeito às regras que regem sua conduta, a empresa sempre respeitou os limites contratuais que ligam FIA, as equipas e os organizadores do campeonato, e sempre respeitou os princípios da lealdade desportiva. A Pirelli, no entanto, sente a necessidade de reafirmar a indiscutível necessidade para a realização de testes para o desenvolvimento dos pneus que sejam adequados a regras claras e compartilhados por todas as partes interessadas. A empresa confirma sua disponibilidade, conforme comunicado às marcas muitas vezes no passado, para organizar os testes para o desenvolvimento de pneus para 2014 com todas as equipas do campeonato”, continuou. 

A Pirelli, nos testes de desenvolvimento com as equipas, realizadas no inicio de 2013, não favoreceu qualquer escuderia e, como sempre, agiu profissionalmente, com transparência e  em absoluta boa fé. Os pneus usados não eram do campeonato atual, mas pertenciam a uma gama de produtos que ainda estão sendo desenvolvidos com vista a uma eventual renovação do contrato de fornecimento”, continuou a explicar a empresa nessa nota oficial. 

Além disso, nenhum dos testes foram realizados com o propósito de aumentar [a performance] de veículos específicos, mas apenas para testar soluções de pneus para campeonatos futuros. A utilização do carro pela Mercedes, em particular, foi resultado de uma comunicação direta entre a FIA e o próprio grupo. A Pirelli não pediu, de maneira alguma, que um carro de 2013 fosse utilizado”, concluiu.

No comunicado à imprensa, a marca esclareceu a razão pelo qual não pode fazer os testes com vista a 2014 com todas as equipas do campeonato ao mesmo tempo: “Os testes foram realizados em cumprimento do contrato entre a Pirelli e a FIA, que dá ao fornecedor a possibilidade de realização dos testes para o desenvolvimento dos pneus com cada marca, até um total de mil quilómetros, sem especificar o tipo de carro a ser usado, nem a sanção à presença simultânea de todas as equipas para a execução dos testes”.  

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