A história do teste secreto com a Mercedes - e denunciado no dia do GP do Mónaco, no passado domingo - fez correr muita tinta, como seria de esperar. Com Ferrari e Red Bull a queixarem-se e a ideia de um "Tyregate" a pairar no ar, a Pirelli fez uma conferência de imprensa esta sexta-feira em Milão para afirmar que se isenta de culpa no caso, afirmando que desconhecia que a marca iria usar um modelo W04 nos testes que fez após o GP de Espanha.
Ali, a marca italiana afirmou que a Mercedes não tirou qualquer proveito dos testes com os pneus, pois estes foram concebidos visando a próxima temporada e nunca existiu ao longo dos dias de teste qualquer tipo de troca de informação entre fornecedora e a marca de Estugarda. "Os testes foram realizados com um composto-base e que não esteve em uso neste ano, e com 12 estruturas diferentes, que jamais foram utilizadas em 2013, apenas uma delas com kevlar. A equipe não obteve qualquer vantagem no que diz respeito ao conhecimento do comportamento dos pneus em uso no atual campeonato”, começou por afirmar a marca, representada nessa conferência por Paul Hembery, Maurizio Boiocchi e Mario Isola.
Ali, a marca italiana afirmou que a Mercedes não tirou qualquer proveito dos testes com os pneus, pois estes foram concebidos visando a próxima temporada e nunca existiu ao longo dos dias de teste qualquer tipo de troca de informação entre fornecedora e a marca de Estugarda. "Os testes foram realizados com um composto-base e que não esteve em uso neste ano, e com 12 estruturas diferentes, que jamais foram utilizadas em 2013, apenas uma delas com kevlar. A equipe não obteve qualquer vantagem no que diz respeito ao conhecimento do comportamento dos pneus em uso no atual campeonato”, começou por afirmar a marca, representada nessa conferência por Paul Hembery, Maurizio Boiocchi e Mario Isola.
“No que diz respeito às regras que regem sua conduta, a empresa sempre respeitou os limites contratuais que ligam FIA, as equipas e os organizadores do campeonato, e sempre respeitou os princípios da lealdade desportiva. A Pirelli, no entanto, sente a necessidade de reafirmar a indiscutível necessidade para a realização de testes para o desenvolvimento dos pneus que sejam adequados a regras claras e compartilhados por todas as partes interessadas. A empresa confirma sua disponibilidade, conforme comunicado às marcas muitas vezes no passado, para organizar os testes para o desenvolvimento de pneus para 2014 com todas as equipas do campeonato”, continuou.
“A Pirelli, nos testes de desenvolvimento com as equipas, realizadas no inicio de 2013, não favoreceu qualquer escuderia e, como sempre, agiu profissionalmente, com transparência e em absoluta boa fé. Os pneus usados não eram do campeonato atual, mas pertenciam a uma gama de produtos que ainda estão sendo desenvolvidos com vista a uma eventual renovação do contrato de fornecimento”, continuou a explicar a empresa nessa nota oficial.
“Além disso, nenhum dos testes foram realizados com o propósito de aumentar [a performance] de veículos específicos, mas apenas para testar soluções de pneus para campeonatos futuros. A utilização do carro pela Mercedes, em particular, foi resultado de uma comunicação direta entre a FIA e o próprio grupo. A Pirelli não pediu, de maneira alguma, que um carro de 2013 fosse utilizado”, concluiu.
No comunicado à imprensa, a marca esclareceu a razão pelo qual não pode fazer os testes com vista a 2014 com todas as equipas do campeonato ao mesmo tempo: “Os testes foram realizados em cumprimento do contrato entre a Pirelli e a FIA, que dá ao fornecedor a possibilidade de realização dos testes para o desenvolvimento dos pneus com cada marca, até um total de mil quilómetros, sem especificar o tipo de carro a ser usado, nem a sanção à presença simultânea de todas as equipas para a execução dos testes”.
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