quarta-feira, 30 de abril de 2014

Os apoios de Simona de Silvestro

Parece que a ideia de uma mulher na Formula 1 já não será mais uma questão de "se", mas sim de "quando". É que noticias vindas por estes dias indicam que, depois do teste que Simona De Silvestro fez neste fim de semana em Fiorano, com um Sauber C31, que os seus patrocinadores estão dispostos a colocar até 25 milhões de euros para colocar a piloto de 25 anos na categoria máxima do automobilismo em 2015, superando os titulares Esteban Gutierrez e Adrian Sutil, e até o piloto de testes, o holandês Giedo Van der Garde.

A Clean Air Energy, empresa dirigida por Imran Safulla, é a grande apoiante da carreira de Simona de Silvestro, quer na IndyCar, quer agora na Formula 1. E segundo o jornal suiço "Blick", ele adquiriu o uso do Sauber C31 por pelo menos, dez dias de testes, para conseguir a Super-Licença (daí o carro estar pintado com as cores da sua empresa) bem como os recursos necessários para manter o programa adiante. O custo? Três milhões de dólares.

Em entrevista ao mesmo jornal, Safiulla garantiu que “é um programa em colaboração com a Sauber pelo que estamos a pagar. Por isso a decoração do monolugar está desenhada consoante os meus desejos”. O responsável explicou ainda que “queremos mostrar as vantagens da energia limpa e mostrar como esta pode ser associada à mobilidade. O futuro do automobilismo é híbrido, que é exatamente o que a Formula 1 está a fazer agora”.

Para além da Clean Air Energy, outros dois patrocinadores estão envolvidos: a Entergy, empresa de energia elétrica, e a Areva, empresa francesa de energia nuclear.

A acontecer, parece que o regresso de uma mulher piloto à categoria máxima do automobilismo poderá estar mais próxima do que julgamos... e se for na Sauber, poderá ser o primeiro suíço (neste caso, uma suíça) a correr numa equipa suíça.

Sem comentários: