sábado, 23 de maio de 2015

Formula E: Jarno Trulli faz a pole-position em Berlim

Jarno Trulli fez história esta manhã em Berlim ao ser o primeiro ex-piloto de Formula 1 a conseguir uma pole-position na Formula E, e também se tornou no primeiro piloto e construtor a conseguir o primeiro lugar da grelha nesta competição. Lucas di Grassi foi o segundo, enquanto que o seu rival, Nelson Piquet Jr. ficou no meio da grelha. Já António Félix da Costa irá largar da última fila, na penultima posição, numa qualificação sem incidentes.

Debaixo de céu nublado e algum nevoeiro (e com sol no final da sessão), nos terrenos do ex-aeroporto de Templehof, máquinas e pilotos preparavam-se para a qualificação da oitava prova do campeonato inaugural de Formula E, numa altura em que três pilotos estão a lutar para o título mundial, quando agora há apenas quatro corridas para o final do campeonato.

O primeiro grupo começou com Nelson Piquet Jr, Bruno Senna, os Trulli e o Amlin de António Félix da Costa. Piquet foi o primeiro a marcar tempos, mas Jarno Trulli é que fez o melhor tempo, seguido pelo seu companheiro de equipa, Vitantonio Liuzzi. No final do primeiro grupo, eles conseguiram ficar na frente dos dois pilotos brasileiros e do português da Amlin Aguri.

No segundo grupo tinham o Virgin de Jaime Alguersuari, os Andretti de Jean-Eric Vergne e Scott Speed, bem como o Anlin de Salvador Duran e o Venturi de Stephane Sarrazin. O francês conseguiu dividir os Trulli, ficando no segundo posto, enquanto que Vergne e Speed eram respectivamente quarto e quinto nessa altura. Vergne depois melhorou para terceiro. Sarrazin tentou depois melhorar o seu tempo, mas foi prejudicado pelo carro de Alguersuari.

Para o terceiro grupo, tínhamos os e.dams de Nicolas Prost, o Abt de Lucas di Grassi, o Venturi de Heidfeld e o Dragon de Jerome D'Ambrosio. Di Grassi conseguiu o segundo melhor tempo, seguido por Heidfeld. Nos minutos seguintes, D'Ambrosio e Prost melhoram os seus tempos, mas não conseguiram mais do que o quarto melhor tempo. Heidfeld tentou melhorar o seu tempo, mas desistiu após um excesso na travagem.

O último grupo era constituído por Sebastien Buemi, Karun Chandhok, Daniel Abt, Loic Duval e o Virgin de Sam Bird. Buemi foi o primeiro a marcar tempo, ficando no terceiro posto, enquanto que Sam Bird perdeu a traseira na primeira curva da sua primeira tentativa. Contudo, apesar das tentativas de Bird e Abt, não conseguiram superar o piloto italiano, que se tornou no primeiro piloto-construtor a ser o "poleman", provavelmente um dos resultados mais surpreendentes nesta temporada inicial da Formula E.

A corrida acontecerá mais tarde, pelas 16 horas locais.

Sem comentários: