sábado, 23 de maio de 2015

WRC 2015 - Rali de Portugal (Dia 2)

O segundo dia do Rali de Portugal confirmou aquilo que se esperava: sem Sebastien Ogier a abrir a estrada, o piloto francês iria atrás do prejuízo e colocaria o líder, Jari-Matti Latvala, sob pressão para tentar alcançar o primeiro lugar e consolidar a liderança do campeonato. Já em termos de portugueses, Miguel Campos é o novo líder, depois de João Barros e José Pedro Fontes terem desistido.

Mas o segundo dia começou bem antes, com as primeiras passagens por Baião, Marão e Fridão, onde Kris Meeke esteve ao ataque de Latvala, conseguindo apróximá-lo do finlandês, enquanto qie Ogier estava ao ataque e passava Dani Sordo e Ott Tanak para ficar com o terceiro posto. Atrás, Elfyn Evans desistia devido a um toque numa pedra na classificativa do Baião, ao mesmo tempo que Thierry Neuville capotava e perdia tempo. 

Quando os carros chegaram à classificativa do Fridão, a mais longa da prova (37,57 quilómetros), Meeke aproveitou e ganhou mais algum tempo, mas Latvala aguentou, acabando a manhã com um atraso de 6,3 segundos. Anders Mikkelsen era o terceiro, a 14 segundos do finlandês, mas já tinha Ogier nos seus calcanhares, a 19,2 segundos de Latvala.

A recuperação de Ogier impressionou Meeke: “Quem passa primeiro tem de limpar a estrada. Estou impressionado com os tempos do Ogier. Nós fizemos uma boa escolha para esta secção. De qualquer modo, tive uns pequenos contratempos, numa curva que esperava ser de quinta velocidade era afinal de quarta e tivemos alguma sorte em conseguir evitar um acidente. Mas foi um grande momento, habitual num rali totalmente novo… uma nota errada.", começou por dizer o britânico da Citroen.

Só posso estar contente por ter feito o melhor tempo em duas especiais. Na primeira não parecia tão bom mas fiz um tempo interessante, apesar de não saber o tempo deles (Ogier e Mikkelsen). Adoptei o meu próprio ritmo e confiei na equipa. Definimos um plano relativamente aos pneus que funcionou. À tarde, penso que a escolha vai ser mais simples. Onde as estradas ficaram muito degradadas. Não precisamos de ganhar. No momento em que assumes essa possibilidade, as coisas começam a correr mal”, concluiu

Mas essa classificativa ficou também marcada pelo acidente de Lorenzo Bertelli. O piloto privado do ford Fiesta WRC capotou fortemente, mas ambos sairam pelos seus próprios meios. Contudo, o piloto tinha tocado com o seu capacete no roll bar e passado uma hora, começou e sentir-se mal e foi levado para o hospital, para observação.

A parte da tarde iria ficar marcada pela segunda passagem pelas mesmas classificativas, onde Ogier passou completamente ao ataque, vencendo nas segundas passagens de Baião e Marão, conseguindo passar para o segundo lugar e diminuir a diferença para 9,5 segundos, enquanto que Kris Meeke é o terceiro, a vinte segundos exatos de Latvala, e Mikkelsen é o quarto, a 21,1 segundos do finlandês da Volkswagen. E faltam três classificativas para o final deste rali.

"Corremos alguns riscos com a escolha de pneus. Foi no limite mas a especial correu-nos bem. Amanhã vou continuar a atacar. Vamos ver até onde conseguimos chegar", prometeu o piloto francês, algo que não surpreendeu Latvala: "Acho que ataquei demasiado no início da especial e acabei com os pneus. Estou um pouco desiludido. Pelo menos continuamos à frente, isso é o mais importante. O Ogier está a atacar muito forte. Nestas situações ele fica super motivado. Isto é como combustível para ele.", afirmou.

Ott Tanak é quinto, mas está a uns "distantes" 48,9 segundos, não muito longe de Dani Sordo, que está a 57,4 segundos, no sexto posto e melhor dos Hyundai. A um minuto e dois segundos está o segundo Citroen de Mads Ostberg, enquanto que Hayden Paddon está a um minuto e 11 srgundos. Robert Kubica é o nono, a dois minutos e 14 segundos, mais de dois minutos de diferença para Martin Prokop, que fecha o "top ten".

Nasser Al Attiyah é o lider dos WRC2, na 11ª posição, com uma diferença de treze segundos sobre o sueco Pontus Tidemand, e vinte sobre o finlandês Esapekka Lappi, ambos em Skoda. Miguel Campos é o melhor português, na 24ª posição.

O rali de Portugal termina amanhã.

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