terça-feira, 14 de julho de 2015

As imagens do dia



Confesso que é a primeira vez que vi estas imagens. Foram tiradas por Ralph Janelli nos momentos após o acidente fatal de Francois Cevért, a 6 de outubro de 1973. E este ângulo é mesmo inédito, porque até agora, nem sabia que o acidente tinha arrancado partes do Tyrrell. E ver até que ponto certos destroços foram parar.

Ali identificam-se alguns dos pilotos que circulavam na zona. Na primeira foto, temos o Surtees de Mike Hailwood a ver os destroços do carro numero 6, mesmo na frente de um nos McLarens - provavelmente Jody Scheckter - com Clay Regazzoni (BRM), Mike Beuttler (March), e José Carlos Pace (Surtees) a aproximarem-se. Na segunda foto, está Chris Amon - que corria no terceiro Tyrrell nesse fim de semana - a aproximar-se das barreiras, enquanto se viam os comissários a assinalar aos outros pilotos o que se passava. Jody Scheckter já tinha saído do carro, enquanto que Dennis Hulme também encostava à berma.

A terceira foto mostra um dos discos de travão arrancados pelo impacto que matou o piloto francês, projetado a umas dezenas de metros do local.

Apesar de terem passado mais de 40 anos sobre o acidente, ainda aparecem imagens novas (ou pouco conhecidas) sobre aquele dia, e continuam a nos impressionar. E o que mais me impressiona é que o carro cai numa fila com dois guard-rails, metros depois de um muro com o dobro de fileiras metálicas. E isso também impressiona.

1 comentário:

Unknown disse...

É a primeira vez que vejo estas imagens, também. Eu tinha 10 anos de idade e já gostava muito de corridas. Fiquei muito abalado com a morte de Cevert.