segunda-feira, 23 de maio de 2016

Rumor do dia: Zeltweg volta em todo o seu esplendor?

Como é sabido, o automobilismo esteve este fim de semana no Osterreichring (agora Red Bull Ring), onde se disputaram duas rondas do DTM e três da Formula 3 europeia. A grande novidade é que o circuito tem uma nova capas de asfalto, muito mais aderente do que o anterior, e provavelmente poderá fazer cair os tempos na Formula 1, quando esta vier lá para o final de junho. 

Contudo, os responsáveis da Red Bull poderão pensar em voltar a colocar o circuito no seu todo, quando foi construído em 1969. É que no traçado atual de 4326 metros, os tempos estão a cair para niveis próximos dos sessenta segundos - e o próprio Ico fala disso este fim de semana no seu blog - e assim sendo, há planos para que se restaure a pista que foi usada entre 1970 e 1987, com quase seis quilómetros. Há uma nova capa de asfalto na parte que não é usada, e a chicane Hella-Licht foi redesenhada, com vista para o futuro, mas os responsáveis do circuito, Projekt Spielberg, não querem avançar com muitos detalhes.

Há alguns problemas prementes para se resolver, nomeadamente, novos estudos de impacto ambiental e algumas autorizações - as leis-anti-ruído na Áustria são bem estritas - mas a ideia seria melhor acolhida, porque não se teria de fazer muita construção no local.

Não seria mau de todo, caso regresse o Red Bull Ring numa dimensão mais próxima daquela que foi vista nos anos 70, quando era considerada como uma das pistas mais velozes do calendário automobilístico mundial.

Sem comentários: