quinta-feira, 26 de maio de 2016

A imagem do dia

Jenson Button a descer na Mirabeau, com danos no lado direito do seu McLaren-Honda, esta quinta-feira, durante os treinos livres do GP do Mónaco. 

Correr no Principado tem os seus perigos, pois os carros passam bem junto dos guard-rails, e o risco de acidente é bem grande, maior do que nas outras pistas. Contudo, correr no Mónaco tem outro perigo maior: objetos voadores que podem ser uma arma de arremesso para os pilotos. Como, por exemplo, tampas de esgoto.

O incidente do qual sofreu Jenson Button explica-se em poucas linhas: o piloto britânico levou com uma tampa de esgoto solta na curva de Ste Devote. A sorte é que atingiu o carro no lado direito do seu carro e era suficientemente pesado para ficar no solo, depois da passagem do carro de Nico Rosberg. Imaginem se esse objeto de metal, com cerca de quatro quilos, voasse para a cabeça do piloto britânico, não é?

É por isso que digo que é altura dos relutantes tirarem a cabeça da areia e aceitar a ideia de que os cockpits descobertos não são suficientes, e apenas o capacete do piloto não chega para protegê-los de um objeto solto na pista. Lembram-se do acidente do Felipe Massa, na Hungria? A mola que o atingiu tinha menos de um quilo de peso...

Sem querer dramatizar, mas eu sei que hoje não andamos longe de um acidente mortal no Mónaco... 

Sem comentários: