O segundo dia do Rali da Finlândia mostrou o domínio dos locais, mas o mais representativo dos três, Jari-Matti Latvala, já ficou pelo caminho, dando lugar a Esapekka Lappi, que luta pelo comando do rali com o Ford de Teemu Suninen, e com Juho Hanninen não muito atrás. Tudo isto depois de completarem as oito especiais deste sábado.
Com quatro finlandeses nos cinco primeiros lugares, e todos muito perto uns dos outros, hoje iria saber quem, entre eles, se destacaria. Latvala partiu para o ataque logo na primeira passagem por Pihlajakoski, vencendo a especial a Hanninen por 2,7 segundos, mas não apanhou a liderança a Lappi. Na primeira passagem por Päijälä, lá passou para a liderança, depois de vencer a especial, e consolidou depois das primeiras passagens por Ouninpohja e Saalahti.
No final da manhã, Latvala tinha uma liderança de 7,8 segundos sobre Lappi, mas já tinha 57,8 segundos sobre Juho Hanninen, o terceiro classificado. No parque de assistência, Latvala estava esperançado: “Vamos ver o que o Esapekka faz, mas foi uma excelente manhã, sem dúvida. Está melhor, com mais marcas no chão, o que me ajuda nas travagens. Estou a atacar mais em reta do que nas curvas”.
Já Lappi sabia que a luta era difícil, mas não queria baixar os braços: “Tentei voltar a ter o ritmo de ontem mas não forçei porque senão, não vai acabar bem. Na PE15 não sei como perdi tanto tempo [5,4 segundos], não consegui tirar tudo do carro. O Jari-Matti está muito bem, não consigo lutar com ele agora, mas estou a ter um bom ritmo. Quero ser rápido, mas se tentar ser mais rápido vou acabar fora da estrada. Não sei como ele consegue estar a fazer estes tempos. Mas não vou fazer mudanças, o carro está perfeito. Não sei mesmo como lutar com ele. Ele está a fazer um rali extraordinário. Mas a luta não acabou, isso é certo”.
A tarde começou com Latvala a aumentar a vantagem, vencendo a 18ª especial (segunda passagem por Saalahti), acabando com uma vantagem de 8,5 segundos. Contudo, na segunda passagem por Ouninpohja, o carro de Latvala "morreu" devido a um problema elétrico e ficou a ver os seus compatriotas passar, falhando a sua chance de alcançar o lugar mais alto do pódio em casa.
Por esta altura, Esapekka Lappi já tinha um avanço de 54,1 segundos sobre Juho Hanninen, mas Teemu Suninen não estava longe, a 4,4 segundos do segundo lugar. A partir dali, Lappi abrandou um bocado, para controlar, deixando a vitória nas especiais para Suninen, que aproveitou para passar Hanninen e ficar com o segundo lugar.
No final do dia, Lappi tinha uma vantagem de 49,1 segundos sobre Suninen, enquanto que Hanninen está a 53,4 segundos. Depois do trio finlandês, Elfyn Evans é agora o quarto, no seu Ford, a 54,7 segundos. Este estava na frente de Craig Breen, a um minuto e 16 segundos dos primeiros. Thierry Neuville é o sexto, e o melhor dos Hyundai, a um minuto e meio, na frente de Ott Tanak. Kris Meeke, com os seus problemas, caiu para o oitavo posto, e a fechar o "top ten" ficaram Dani Sordo, noutro Hyundai, e o Ford de Mads Ostberg.
Já Lappi sabia que a luta era difícil, mas não queria baixar os braços: “Tentei voltar a ter o ritmo de ontem mas não forçei porque senão, não vai acabar bem. Na PE15 não sei como perdi tanto tempo [5,4 segundos], não consegui tirar tudo do carro. O Jari-Matti está muito bem, não consigo lutar com ele agora, mas estou a ter um bom ritmo. Quero ser rápido, mas se tentar ser mais rápido vou acabar fora da estrada. Não sei como ele consegue estar a fazer estes tempos. Mas não vou fazer mudanças, o carro está perfeito. Não sei mesmo como lutar com ele. Ele está a fazer um rali extraordinário. Mas a luta não acabou, isso é certo”.
A tarde começou com Latvala a aumentar a vantagem, vencendo a 18ª especial (segunda passagem por Saalahti), acabando com uma vantagem de 8,5 segundos. Contudo, na segunda passagem por Ouninpohja, o carro de Latvala "morreu" devido a um problema elétrico e ficou a ver os seus compatriotas passar, falhando a sua chance de alcançar o lugar mais alto do pódio em casa.
Por esta altura, Esapekka Lappi já tinha um avanço de 54,1 segundos sobre Juho Hanninen, mas Teemu Suninen não estava longe, a 4,4 segundos do segundo lugar. A partir dali, Lappi abrandou um bocado, para controlar, deixando a vitória nas especiais para Suninen, que aproveitou para passar Hanninen e ficar com o segundo lugar.
No final do dia, Lappi tinha uma vantagem de 49,1 segundos sobre Suninen, enquanto que Hanninen está a 53,4 segundos. Depois do trio finlandês, Elfyn Evans é agora o quarto, no seu Ford, a 54,7 segundos. Este estava na frente de Craig Breen, a um minuto e 16 segundos dos primeiros. Thierry Neuville é o sexto, e o melhor dos Hyundai, a um minuto e meio, na frente de Ott Tanak. Kris Meeke, com os seus problemas, caiu para o oitavo posto, e a fechar o "top ten" ficaram Dani Sordo, noutro Hyundai, e o Ford de Mads Ostberg.
O Rali da Finlândia termina amanhã, com a realização das últimas quatro especiais.
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