sábado, 9 de março de 2019

WRC 2019 - Rali do México (Dia 1)

Sebastien Ogier é o primeiro líder de um Rali do México que está a ser extenso e polémico. No final das primeira nove especiais de classificação, o francês da Citroen têm um avanço de 14,8 segundos sobre Elfyn Evans e 21,1 sobre Kris Meeke, no seu Toyota.

Contudo, as coisas não começaram lá muito bem. Na quinta-feira à noite, madrugada de sexta-feira, houve a Super-Especial de Leon, houve polémica por causa de um salto mal dado por Esapekka Lappi, que danificou uma das rampas e obrigou ao cancelamento do resto da especial, deixando de fora pilotos como Sebastien Ogier ou Thierry Neuville.

Lappi foi critico na apreciação. "Eu realmente não esperava este tipo de salto e nem sequer ia muito depressa”. Outro piloto, não identificado pelo Motorsport.com, também mostrou o seu desagrado: “Isto é uma loucura. Quando é que isto para? Porque precisamos destes saltos estúpidos e perigosos? Este é um grande troço, um dos melhores em termos de ambiente para os adeptos, é fantástico. Por que precisamos torná-lo ainda mais emocionante? Não precisamos! Agora é tudo sobre saltos? Quando é que a FIA para com isto? É estúpido e é perigoso.” disse. 

E foi com isso que os pilotos foram para a estrada, para as longas classificativas mexicanas. Na primeira passagem por El Chocolate, Anderas Mikkelsen foi o melhor, conseguindo quase três segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier, com Dani Sordo em terceiro, a quatro segundos. Teemu Suninen foi a primeira baixa do dia, ao bater com o seu Ford, enquanto Tiherry Neuville perdeu 44,6 segundos depois de quase ter saído de estrada.

 "Aconteceu a cerca de 5 quilómetros. Nós quase saímos de estrada. Tentei evitar as pedras que Tanak estava a colocar na estrada. Nós batemos numa pedra e isso deve ter feito isso. Eu não pude evitá-la", disse o belga da Hyundai.

Na terceira especial, Ogier foi o mais veloz, 0,5 segundos na frente de Dani Sordo, e agora os tres primeiros tinham uma diferença de 2,5 segundos, demonstrando que apesar das enormes classificativas, o equilíbrio estava presente. No final da manhã, com mais uma passagem por Leon, Mikkelsen foi melhor que Sordo em 0,4 segundos, e na liderança, o norueguês tinha um avanço de 1,6 segundos sobre Ogier.

Na parte da tarde, que começava pelas segundas passagens pelas especiais da manhã, Ogier aproveitou a segunda passagem por El Chocolate para vencer, 0,8 segundos na frente de Dani Sordo, e 2,3 segundos sobre Elfyn Evans. Ogier continuou a andar na frente na segunda passagem por Ortega, 2,9 segundos na frente de Sordo e 4,4 na frente do Toyota de Kris Meeke. 

Em Las Minas, Tanak foi o melhor numa especial marcada pelos problemas sofridos por Dani Sordo. O espanhol ficou parado na ligação com um problema elétrico, numa especial onde Ogier perdeu 6,6 segundos devido a um furo, permitindo a aproximação de Elfyn Evans, que agora estava a 10,9 segundos. Kris Meeke era terceiro, a 18,7.

A parte final do dia foi uma dupla passagem pela classificativa especial de Leon. Na primeira passagem, Ogier foi o melhor, na segunda, quem brilhou foi Tanak, empatado com Neuville.

Depois dos três primeiros, Ott Tanak segue em quarto, no seu Toyota, a 37,7 segundos, assediado pelo Citroen de Esapekka Lappi. Thierry Neuville era o sxto, a um minuto e sete décimos, na frente do boliviano Marcio Bulacia Wilkinson, no seu Skoda Fabia R5 e o melhor dos WRC2, na frente do local Benito Guerra Jr. O chileno Alberto Heller era o novo, a seis minutos e 31,5 segundos, na frente de Ricardo Triviño.

O rali do México prossegue neste sábado, com mais nove especiais.

Sem comentários: