sexta-feira, 30 de julho de 2021

GP Memória - Alemanha 2006


Duas semanas depois da corrida em Magny Cours, a caravana da Formula 1 atravessava a fronteira, rumo a Hockenheim, para o GP da Alemanha. Quando chegaram lá, descobriram que tinha havido uma alteração no pelotão quando a Super Aguri substituiu Franck Montagny pelo japonês Sakon Yamamoto.

O final de semana começou com polémica quando os "mass dampers" - sistema de suspensão que impedia vibrações desnecessárias nos carros - nos Renault foram considerados legais por parte da FIA, apesar de nos regulamentos... eles eranm ilegais. Eles correram com eles colocados na sexta-feira, mas para evitar protestos, a marca do losango retirou-os dos carros e correu com os mais tradicionais.   

No final da qualificação, Kimi Raikkonen levou a melhor sobre os Ferrari de Michael Schumacher e Felipe Massa, enquanto Jenson Button fechava a segunda fila com o quarto tempo. Giacarlo Fisichella era o quinto, no seu Renault, na frente de Rubens Barrichello, no segundo Honda. Fernando Alonso era sétimo, no segundo Renault, na frente de Ralf Schumacher, no seu Toyota, e a fechar o "top ten" estavam o McLaren-Mercedes de Pedro de la Rosa e o Red Bull de David Coulthard.


Na partida, Kimi disparou para a frente, deixando o resto do pelotão - liderado pelos Ferrari - para trás. Atrás, Nico Rosberg despistavase depois de passar o Midland de Tiago Monteiro, causando bandeiras amarelas. Algumas voltas depois, foi a vez de Pedro de la Rosa parar de vez, com um problema na bomba de combustível. 

Na volta 10, Raikkonen foi às boxes para reabastecer, deixando os Ferrari à vontade na frente. O finlandês voltou à pista na oitava posição, enquanto os carros de Maranello só parariam na volta 18, primeiro Massa, depois Schumacher, ao mesmo tempo que Rubens Barrichello desistia com o motor a arder. 

As coisas andaram calmas até que Jacques Villeneuve saiu de pista com estrondo, na volta 30, batendo forte nos pneus no inicio da primeira curva. Ele acabaria por sair do carro com queixas nas costas, e o que ninguém sabia era que aquele iria ser a sua última prova na Formula 1. 

Até à meta, os Ferrari controlaram as coisas, acabando por fazer uma dobradinha, na frente de Kimi Raikkonen, que ficou com o lugar mais baixo do pódio, na frente do Honda de Jenson Button. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram os Renault de Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella, o Toyota de Jarno Trulli e o Red Bull de Christian Klien. 

Depois da prova, descobriu-se que os Midland de Tiago Monteiro e Christian Albers tinham as suas asas traseiras fora do regulamento e foram desclassificados. Contudo, como acabaram a prova no final do pelotão, praticamente não mudaram em nada na geral.

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