Contudo, a Red Bull não ficou muito a rir: Max Verstappen tocou na asa traseira do carro de Hamilton no parque fechado e isso o fez ser chamado à atenção dos comissários, que o acabaram por multa-lo em 50 mil dólares. A Mercedes já disse que não recorrerá da decisão, afirmando, na sua conta no Twitter, que "pretende vencer os titulos mundiais na pista".
Tudo começou ontem, no final da qualificação, quando o colégio de comissários desportivos anunciou que a asa traseira de Hamilton falhou uma verificação relacionada com os seus elementos superiores, que se abrem quando o DRS é ativado. Pensava-se inicialmente que tinha a ver com a distancia, superior aos 85 milímetros permitidos nos regulamentos, mas na realidade, os elementos não tinham a integridade exigida quando eram testados.
“Quando o DRS é ativado, o que eleva o elemento superior da asa a uma posição mais plana, o intervalo deve estar entre dez e 85 milímetros. A folga máxima é medida, de acordo com TD/011-19, empurrando um elemento de medição de 85milimetros contra a abertura com uma carga máxima de 10N [dez newtons]. Se o elemento passar, então o carro falhou o teste. Neste caso, o medidor não passou na secção interior da asa, mas fê-lo na secção exterior da asa. Este teste foi repetido quatro vezes com dois medidores diferentes, uma vez feita na presença dos comissários e outra na presença de representantes do piloto.”, afirmou a FIA, no seu comunicado oficial.
Já em relação a Max, no qual alguns afirmam que essa integridade poderia ter sido afetada com a chegada do piloto e ele ter mexido na asa, a FIA afirma que essa alegação é altamente improvável.
”O concorrente do carro 44 e representantes também concordaram que era improvável que as ações de Max Verstappen causassem uma falha, no entanto sentiram que se tratava de uma questão em aberto. Os Comissários ficaram plenamente satisfeitos, tendo revisto extensivamente a totalidade das provas relativas a esse incidente, que não tem qualquer relação com este caso.”, comentaram no comunicado oficial.
Este golpe não poderia ter vindo na pior altura, porque ele já tinha sido penalizado em cinco lugares devido à troca de motor, e agora que largará da última fila da grelha, terá uma montanha ainda maior para escalar, nas 24 voltas que terá de fazer para a corrida de sprint, nesta tarde.
Sem comentários:
Enviar um comentário