Mostrar mensagens com a etiqueta Tarquini. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Tarquini. Mostrar todas as mensagens

domingo, 7 de abril de 2019

WTCR - Ronda 1, Marrocos (Corridas 2 e 3)

Depois de ontem o argentino Esteban Guerrieri ter vencido ontem em Marrakesh, hoje, Gabriele Tarquini e Thed Bjork foram os vencedores das corridas de hoje na pista marroquina. Na primeira corrida, os Hyundai dominaram, e poderiam ter ficado com uma dobradinha se não fossem os problemas de travões de Nicky Catsburg. Na segunda, a mesma coisa iria acontecer aos Lynk, mas os problemas de motor de Yvan Muller impediram isso.

Quanto a Tiago Monteiro, foi oitavo na primeira corrida e não acabou a segunda, depois de uma colisão com o carro de Yann Erlacher.  

Com temperatura amena na pista marroquina, os pilotos tinham de ser cautelosos na segunda corrida pois, em caso de acidente, é provável que não teriam carro para a terceira prova, que iria acontecer menos de uma hora mais tarde.

Na primeira corrida, que tinha o Hyundai de Nicky Catsburg como poleman, a partida foi calma, com toques, mas sem alterações de monta, pois todos andavam cautelosos. Atrás, Tiago Monteiro caia dois lugares, para nono, e era pressionado por Frederic Vervisch. Na frente, os Hyundais de Catsburg e Tarquini começavam a escapar da concorrência, liderada pelo Lynk de Yann Erlacher. Tudo isto acontecia enquanto o local Mehdi Bennani desistia pela segunda vez esta semana.

As coisas andavam assim até à décima volta, quando Catsburg falhou a travagem e bateu no muro de proteção, dando a liderança a Tarquini e a entrada do Safety Car. A corrida retomou cinco voltas dpeois, com Tarquini a "fugir" do resto do pelotão, agora liderado por Jean-Karl Vernay, abrindo uma vantagem apreciável. Atrás, Tiago Monteiro era pressionado por Frederic Vervisch pelo oitavo posto, e ambos tinham na frente outro veterano, o Lynk de Yvan Muller. 

Contudo, no final, as posições não se alteraram e o veterano italiano foi o vencedor da primeira corrida da tarde, com Vernay e Erlacher nos restantes lugares do pódio. Monteiro ainda atacou Muller, mas nenhum dos três conseguiu ultrapassar ou ser ultrapassado, portanto, o piloto do Honda foi oitavo, entre o Lynk do francês e o Cupra do belga.

Poucos minutos depois, o pelotão estava de volta à pista para a segunda corrida da tarde. Com Vervisch e Muller na primeira fila e Tiago Monteiro na segunda, a corrida também prometia ser emocionante, porque seria mais longa - teria 21 voltas. Catsburg, devido aos danos que tinha sofrido, não iria largar nesta corrida.

Na partida, os Lynk foram mais velozes, com Muller a ser melhor que Bjork, enquanto Monteiro estava a perder posições. Mais tarde, na mesma volta, e a tentar aguentar a posição de Guerrieri, ele toca no carro de Erlacher e no impacto, ele bate a fica danificado. O Safety Car é acionado, e a corrida de ambos os pilotos terminava por ali.

A corrida voltou na volta seis, com Muller a afastar-se de Bjork, que servia de tampão ao resto do pelotão. Vervisch atacava o segundo posto do carro azul, mas as tentativas não corriam bem, Parecia que o veterano francês iria ter uma corrida tranquila, mas na volta 14, Muller tinha problemas a perdia a liderança para Bjork. Metros depois, descobriu-se que tinha um problema mecânico e acabaria por abandonar. Quase ao mesmo tempo, Augusto Farfus também andava lentamente na pista devido a problemas de caixa. 

Na frente, agora Bjork aguentava os ataques de Vervisch e Azcona, com sucesso. As coisas não mexeram até que na volta 21, os travões do Audi de Vernay falharam e ele bateu nas barreiras de proteção. Com isso, Tarquini subia para o quinto lugar, mas o lugar onde estava o piloto francês era o suficiente para o regresso à pista do Safety Car. Parecia que a corrida acabaria debaixo de bandeiras amarelas, mas não foi. Insuficiente para haver modificações, com Bjork, Vervisch e Azcona no pódio desta terceira corrida.

Com os Lynk a liderar nos Construtores, com 90 pontos, a próxima ronda do WTCR acontecerá nos dias 27 e 28 de abril, na Hungria.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

WTCC: Monteiro não corre, Tarquini substitui-o

Tiago Monteiro poderá não voltar mais às pistas este ano, algumas semanas depois de ter batido fortemente em Barcelona durante uma sessão de testes com o seu Honda Civic, no inicio de setembro. O piloto português não vai participar na ronda de Ningbo do WTCC por não ter recuperado das suas lesões na zona do pescoço, e assim sendo, será o veterano italiano Gabriele Tarquini que ficará com o seu lugar durante a ausência do piloto português.

"Estou incrivelmente desapontado por não conseguir correr na China", começou por dizer o piloto de 41 anos. "Como equipa, trabalhamos incrivelmente até chegar ao topo do campeonato e isso é um grande revés para todos. Infelizmente, o corpo humano é o que é, e apesar dos esforços extraordinários da minha equipe médica, eu só preciso de mais tempo.", continuou.

"Meu foco agora muda para estar recuperado a tempo [da corrida de] Motegi no final deste mês e retomar ali o meu desafio ao título

"Devo agradecer muito a Gabriele por entrar. Ele é um grande amigo e foi um companheiro de equipe fantástico durante muitos anos no WTCC, então não há mais ninguém que eu prefira no carro para apoiar meu impulso de título", concluiu.

Monteiro está neste momento a recuperar das suas lesões, que lhe afetaram a sua capacidade de visão. Ele espera recuperar totalmente, mas em termos de campeonato, as suas chances poderão ficar algo comprometidas, pois tem neste momento 12 pontos à frente do sueco Thed Bjork, da Volvo (200 contra 188), e 29 à frente de Norbert Mischelisz, que tem 171 pontos.  

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

WTCC 2016 - Qatar (Corridas)

Dois meses depois da última corrida, em Xangai, máquinas e pilotos estão no Qatar para a última prova do campeonato mundial de Turismos. Nesta corrida noturna, o WTCC estava num momento unico, pois a Citroen e a Lada irão abandonar a competição, e alguns dos pilotos presentes, como Gabriele Tarquini, Yvan Muller e José Maria Lopez, também abandonarão a competição, rumando a outras paragens.

Com Tom Chilton como o "poleman", a primeira corrida foi complicada. Tom Chilton ficou com o comando, mas no meio do pelotão, uma série de toques colocou fora de prova o Honda de Tiago Monteiro, por causa de danos na suspensão do seu Honda. A má colocação do seu carro fez com que entrasse o Safety Car na pista, mas duas voltas depois, a bandeira vermelha foi mostrada.

O piloto português explicou depois, nas boxes, o que aconteceu: “Aconteceram muitas coisas. Houve muito contacto. Fui empurrado por trás durante a travagem, eu próprio depois toquei no Péchito [Lopez] durante a travagem. E depois estava por dentro, e ao acelerar senti outra vez um grande empurrão no lado direito. É a primeira volta e todos estão a tentar dar o máximo, portanto não estou realmente a culpar ninguém. Mas o Péchito tocou-me, o pneu rebentou e fui bater na barreira dos pneus – mais uma razão para não os termos ali, porque o meu carro está muito danificado, e nem tinha visto que o Hugo [Valente] estava ali”.

Após alguns minutos, a corrida retomou atrás do Safety Car, para recomeçar na quarta volta, quando Gabriele Tarquini atacou Chilton para ficar com a liderança da corrida. Robert Huff ficou com o terceiro posto, pressionando Chilton, enquanto que Mehdi Bennani acabaria por ser penalizado com uma passagem às boxes.

Nas voltas seguintes, Tarquini afastou-se do segundo classificado, pois Chilton aguentava o piloto da Honda, e as coisas ficaram assim até à meta. Yvan Muller foi o quarto, sendo o melhor dos Citroen.

No pódio, Tarquini explicou o segredo do seu sucesso: “A chave foi a ultrapassagem. Com o safety car, no reinício, tive uma oportunidade e aproveita-a. O carro estava incrível. Esta vitória é para a equipa Lada, porque como sabes vai sair do WTCC, mas vai ficar no meu coração para sempre, porque esta pode também ser a minha última corrida no WTCC, e portanto sair assim é um sonho”, disse. “Foi fantástico ser nono na qualificação e ter esta oportunidade”, concluiu.

Na segunda corrida, com Bennani na pole, com Lopez no segundo posto, os vários toques na primeira volta fizeram com que o Safety Car entrasse na pista. Hugo Valente abandonava a corrida devido aos toques que danificaram o seu chassis, enquanto que Robert Dahlgren ia às boxes para tentar reparar os danos do seu Volvo.

Quando o Safety Car recolheu às boxes, Lopez tentou passar o piloto marroquino na primeira curva, mas sem sucesso. Thed Bjork e Yvan Muller estavam atrás, com Norbert Mischelisz e Tiago Monteiro colocavam os seus Hondas no quinto e sexto posto. O húngaro superou Muller, enquanto que o português perdia lugares para o Honda de Huff e o Lada de Tarquini. Ao mesmo tempo, Bjork superou o argentino e ficou com o segundo posto.

Nas voltas seguintes, Monteiro conseguiu apanhar Tarquini e Huff para ficar com o sexto posto, enquanto que na frente, Bjork tentava apanhar Bennani, mas ele conseguia defender-se desses ataques. Contudo, na penultima volta, Bjork saiu mais largo numa curva e a vitória ficou decidida a favor do piloto da Citroen.

O terceiro lugar ficou para "Pechito" Lopez, enquanto que o quarto posto decidiu-se entre Muller e Mischelisz, com vantagem para o piloto da Honda. O francês perdeu ainda o quinto lugar para Tiago Monteiro, que consegue assim manter o terceiro posto do campeonato, um ponto à frente do seu companheiro de equipa.

Foi muito difícil, mas tive muito apoio. Muito obrigado. A minha corrida foi muito difícil. Queria vencer, e portanto ou vencia ou colocava o carro contra um muro. Mas estou muito contente. Sabíamos que o Volvo era mais leve em 80 kg, e sabia que tinha de puxar no limite para mantê-lo atrás deles. Quero agradecer em particular ao Reino de Marrocos, porque sem o seu apoio não estaria provavelmente a lutar aqui”, disse Mehdi Bennani.

O campeonato regressa em abril do ano que vêm.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

WTCC: Lada anuncia a sua tripla de pilotos

A russa Lada anunciou que Gabriele Tarquini, Hugo Valente e Nick Catsburg serão os seus pilotos para 2016. A chegada do veterano piloto italiano, dispensado pela Honda no final do ano passado, é uma mais valia, que vem juntar-se a Hugo Valente, vque pela primeira vez é piloto de uma equipa de fábrica, pois até agora, era um privado que andava num Chevrolet Cruze.

De acordo com o comunicado de imprensa da equipa russa "as primeiras impressões sobre o Lada Vesta do Gabriele e do Hugo foram positivas e eles encaixaram bem e rápido na equipa."

Tarquini e Valente substituem o britânico Rob Huff - que foi para a Honda - e o francês Nicolas Lapierre, que foi dispensado após obter resultados pouco satisfatórios.

A marca vai continuar a fazer testes no circuito de Magny-Cours no sentido de ter o seu modelo a postos para a temporada de 2016 da competição, que vai ter o seu inicio no dia 20 de março, no circuito russo de Sochi. 

sábado, 16 de maio de 2015

WTCC: Citroen domina no Nordschleife

Depois de mais de trinta anos, uma série da FIA voltou a correr no Nurburgring Nordschleife, para uma série de duas corridas com três voltas cada um. E mesmo com esse enorme circuito, os Citroen foram dominadores: uma tripla na primeira corrida e uma dobradinha na segunda, com José Maria "Pechito" Lopez a ser o vencedor na primeira corrida e Yvan Muller na segunda. Os Honda não conseguiram mais do que um quarto lugar na primeira corrida, por Norbert Mischelisz, e um terceiro lugar na segunda, por Tiago Monteiro.

A primeira corrida, como foi dito, ficou marcada pelo monopólio dos franceses, com Lopez como vencedor, seguido por Sebastien Loeb e Yvan Muller, enquanto que Mischelisz aproveitou a confusão da primeira curva - onde empurrou o Chevrolet de Hugo Valente - para ficar com o quarto posto, ficando na frente do quarto piloto da Citroen, Ma Qinghua. Já Gabriele Tarquini foi sexto, enquanto que Tiago Monteiro sofreu um toque de Stefano D'Aste na partida e depois sofreu um furo na segunda volta, acabando por abandonar.

Nota final para Sabine Schmitz, que acabou esta primeira corrida no décimo posto, aguentando os ataques finais de Jaap Van Langen. Com isto, acabou por ser a primeira mulher a pontuar na história do WTCC e a mostrar que conhecer o Nordschleife têm as suas vantagens...

A segunda corrida assistiu-se a um duelo Citroen-Honda. com o piloto português a partir da "pole-position", passou o tempo a tentar segurar os carros de Muller e Lopez o mais que podia, para ver se conseguia resultados. Contudo, o esforço foi quase inútil, pois Yvan Muller conseguiu passá-lo logo na primeira volta. Contudo, se esperavam que ele fosse "embora" dos Honda, tal não aconteceu, pois os seus pneus se desgastaram rapidamente e o piloto português aproximou-se o suficiente para ameaçar a liderança por várias vezes.

Contudo, logo atrás estava o argentino Lopez, que estava a tentar passar o piloto português, mas a estreiteza do circuito fez com que ficasse atrás e fosse ameaçado por Tarquini. Parecia que iria haver um duelo até à bandeira de xadrez, mas na grande reta, o argentino passou os dois Honda e acabou em cima de Muller para tentar se acabaria com uma vitória dupla, mas não deu. No final, os quatro carros cruzaram a meta juntos, com o piloto português a ficar com o lugar mais baixo do pódio.

No final, o fim de semana para o piloto português têm um sabor agridoce:  "É frustrante. Uma enorme sensação de impotência. Mas não podemos fazer nada, não temos velocidade de ponta para aguentar estas investidas num circuito com tantas zonas rápidas. O carro estava ótimo, a pilotagem estava a correr na perfeição, mas falta-nos a rapidez para as zonas rápidas. Enquanto não descobrirmos a formula para ultrapassar este handicap no Honda Civic, vamos sofrer bastante. A equipa trabalha arduamente para fazer melhor e melhor, mas ainda não chegámos lá", começou por afirmar à Autosport portuguesa.

"Saio de Nordschleife com a mesma posição no campeonato, o quarto lugar, o que é bom tendo em conta que sabíamos que este iria ser um fim de semana complicado, numa pista completamente alucinante e num ambiente único. Vamos agora dar seguimento ao nosso trabalho para podermos continuar a evoluir mesmo que seja a pouco e pouco", concluiu.

O campeonato prossegue a 7 de junho, em Moscovo.

domingo, 8 de março de 2015

WTCC 2015 - Ronda 1, Termas de Rio Hondo (Corridas)

Nova temporada... mas mais do mesmo. Em paragens argentinas, os Citroen voltaram a dominar em Termas de Rio Hondo, com José Maria "Pechito" Lopez a vencer na primeira corrida, numa tripla da marca francesa, com Tiago Monteiro a ser "o melhor dos outros" no quarto lugar, enquanto que na segunda corrida, Sebastien Loeb foi o melhor, com o piloto português a quebras os carros franceses ao subir ao lugar mais baixo do pódio.

Depois de nos treinos, os carros franceses terem monopolizado as duas primeiras filas da grelha de partida, com "Pechito" Lopez na "pole-position", este perdeu o primeiro lugar no arranque para Yvan Muller, com Tiago Monteiro a subir para o quarto lugar, aproveitando o mau arranque do chinês Ma Qinghua. Após isso, o piloto português foi atrás dos restantes pilotos, mas estes eram inalcançáveis.

Na frente, Lopez pressionava Muller e conseguiu passar, para delírio do público argentino. As coisas não se alteraram até ao fim, com o atual campeão a começar bem o campeonato, com uma vitória, seguido de Muller e Loeb. Tiago Monteiro cortou a meta no quarto lugar, na frente de Gabriele Tarquini e do húngaro Norbert Mischelisz, ambos em Honda. Mehdi Bennani andou na luta pelo sexto posto, mas um toque em Rob Huff fez com que no final fosse penalizado e perdido os pontos referentes ao oitavo posto.

A segunda corrida foi mais agitada, pois James Thompson e Tom Coronel estavam na frente dos Citroens de Loeb e do chinês Ma Qinghua. Demorou algum tempo até que estes dois pilotos terem conseguido passar os dois pilotos, mas quando o chinês tentava passar o Chevrolet do piloto holandês, este saiu demasiadamente da pista e os destroços atingiram o carro dele.

Com Qinghua nas boxes para tirar os destroços, e o Safety Car em pista, quando recomeçou, o piloto francês andou na frente, aguentando os ataques de "Pechito" Lopez enquanto que atrás, havia uma luta entre os dois Hondas de Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro, com o piloto português a conseguir superar o veterano italiano e a ficar com o lugar mais baixo do pódio. Atrás, a luta pelo quinto posto era entre dois Citroen, o oficial de Yvan Muller e o privado de Mehdi Bennani. As coisas acabaram a duas voltas do fim quando Muller bateu no marroquino e acabou por abandonar.

Norbert Mischelisz foi o sexto, na frente de Ma Qinghua e do Chevrolet de Tom Chilton.

Na geral, "Pechito" Lopez lidera com 48 pontos, seguido por Sebastien Loeb, com 43, e Tiago Monteiro, com 28 pontos. O WTCC volta a 19 de abril, com a etapa de Marrocos.

domingo, 8 de junho de 2014

WTCC - Moscovo (Corridas)

A Citroen voltou a vencer no WTCC, mas neste domingo, em Moscovo, deu-se história: pela primeira vez, numa prova mundial sancionada pela FIA, um piloto chinês venceu uma corrida. Ma Qinghua foi o piloto, a bordo da máquina que tem dominado o campeonato deste ano: a Citroen. Qinghua, como quarto piloto da marca, corre em algumas corridas selecionadas nesta temporada, e demonstra que com qualquer um, este carro é quase imbatível.

Mas o feito do piloto chinês aconteceu na segunda corrida, pois na primeira, o melhor foi outro Citroen, o de José Maria Lopez, que assim alargou a sua liderança no campeonato, conseguindo ser superior ao Honda de Gabriele Tarquini e ao outro Citroen de Sebastien Löeb

Na primeira, as coisas aconteceram com "Pechito" Lopez a apoderar-se da liderança... para não mais sair dela. Atrás, Tarquini ficou com o segundo lugar, mas era pressionado por Tiago Monteiro, que foi apanhado desprevenido por uma travagem do seu companheiro de equipa, e levou um toque. A partir dali, o piloto português perdeu posições até acabar no sétimo posto, lugar do qual ele acabou por cruzar na meta.

Com Lopez na frente, a luta foi pelo segundo posto, com Sebastien Löeb a não conseguir superar Gabriele Tarquini, enquanto que Tom Chilton conseguiu atrasar o mais possivel que Yvan Muller ficasse com o quarto posto, algo que o piloto francês só conseguiu na última volta. O chinês Ma Qinghua conseguiu o sexto posto, na sua primeira corrida com a Citroen, na frente de Tiago Monteiro e do Chevrolet de Gianni Morbidelli.

A segunda corrida começou com José Maria Lopez parado na grelha devido a problemas na sua caixa de velocidades, e Hugo Valente a liderá-la, na frente de Norbert Mischelisz. Contudo, o piloto francês tinha mudado os pneus fora do tempo regulamentar na pré-grelha e acabou por ser penalizado, passando pelas boxes. A liderança foi herdada pelo húngaro da Honda, mas este já estava a ser pressionado por Qinghua, que já tinha visto para os outros Honda, de Gabriele Tarquini e de Tiago Monteiro, este devido a um problema elétrico.

Com o chinês na frente, este passou a ser assediado por Yvan Muller, que queria recuperar pontos na sua luta pela liderança do campeonato. Apesar do forte ataque, este não conseguiu superar o piloto chinês, principalmente na última volta, onde fez os ataques mais fortes. Assim, a Citroen conseguiu uma dobradinha, mas com Qinghua a fazer história no automobilismo. O marroquino Mehdi Bennani conseguiu o lugar mais baixo do pódio e o melhor resultado para os Honda, na frente do Chevrolet de Tom Coronel e do terceiro Citroen de Sebastien Löeb. 

No campeonato, "Pechito" Lopez é o melhor, com 209 pontos, segundo por Muller, com 168, e Loeb, com 161. Tiago Monteiro é o quarto, com 105 pontos, seguido por Gabriele Tarquini, com 96. A próxima ronda do WTCC acontecerá no fim de semana de 21 e 22 de junho, em Spa-Francochamps.

domingo, 17 de novembro de 2013

WTCC 2013 - Macau (Corridas)

A ronda final do Mundial de Turismos, em Macau, contou com a habitual confusão, mas com vencedores diferentes nas duas corridas do fim de semana. Yvan Muller, atual campeão do mundo, venceu pela última vez ao serviço da Chevrolet - antes de se transferir para a Citroen - enquanto que Rob Huff levou a melhor sobre Tom Coronel na segunda corrida, marcada por um aparatoso acidente na partida.

A primeira corrida começou com Muller a partir melhor do que o Honda oficial de Tiago Monteiro, e manteve-se no comando até à bandeira de xadrez. O piloto português ficou com o segundo posto, aguentando os ataques do inglês Rob Huff ao longo da corrida e conseguindo subir ao pódio, já que Gabriele Tarquini teve problemas de motor e acabou por não largar para esta prova.

No final da corrida, o piloto português estava feliz com o pódio: "Apesar do esforço não foi possível. Ataquei o mais que pude mas o Chevrolet estava mais rápido. Mantive o segundo lugar e defendi a minha posição até ao final. Conseguimos mais um pódio e esta foi sem dúvida a melhor forma de terminar a época. Esta recta final foi extremamente positiva para mim pessoalmente, mas também para a Honda que mostrou todo o seu potencial", comentou.

Se a primeira corrida foi tranquila - para os padrões macaenses - a segunda prova foi marcada pelo caos. Na largada, o húngaro Norbert Mischelisz perdeu o controlo do seu Honda e bateu na parede, ricocheteando para o meio da pista e causando o caos, com oito carros a terminar com danos. Com isso, a organização não teve outra hipótese senão mostrar a bandeira vermelha.

Desses acidentados, cinco acabaram por não voltar à corrida. Quando recomeçou, Huff foi para a frente enquanto que a meio, Tiago Monteiro e Yvan Muller colidiram na curva San Francisco e o português acabou por abandonar. Mas mais adiante, nova carambola com mais alguns carros acidentados acabou com que a organização decidisse terminar a corrida de forma antecipada.

"O arranque foi excepcional e após a primeira volta já estava na quarta posição mas infelizmente a corrida foi interrompida e tivemos novo arranque. E aí as coisas não correram tão bem. Estava a lutar por ganhar posições e o Muller deu-me um toque danificando a roda traseira esquerda. Fui obrigado a desistir. Não era esta a forma que gostava de terminar o ano, mas em Macau é mesmo assim. São corridas de gladiadores. A primeira correu-me bem a segunda não. Aperar de tudo foi um fim-de-semana excelente.", concluiu.

Assim sendo, o melhor foi Rob Huff, na frente do espanhol Pepe Oriola e do holandês Tom Coronel. Muller chegou ao fim no sexto posto, enquanto que Tarquini foi o oitavo, conseguindo o vice-campeonato.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Noticias: Honda confirma três carros no WTCC em 2014

A Honda confirmou esta tarde que confirma para 2014 os pilotos que têm no seu alinhamento nesta temporada. Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini continuarão a ser pilotos oficiais, enquanto que o húngaro Norbert Mischelisz terá o mesmo carro para a Zengo Motorsport, com a possibilidade de haver um quarto carro durante a próxima temporada.

Quando uma nova máquina estreia num campeonato, é preciso que trabalhemos muito contra o relógio. É um trabalho que requer tempo, experiência e conhecimento para que possamos atingir nossos objetivos antes do prazo previsto. Por isso consideramos fundamental a permanência de Gabriele e Tiago conosco em 2014. O trabalho em equipe que os dois desenvolveram neste ano mostrou que fizemos grandes progressos. Ambos deram o seu melhor para que alcançássemos vitórias e pódios nesta temporada.” afirmou o diretor desportivo da marca no WTCC, Hideo Sato.

A Honda teve este ano a sua primeira temporada completa, depois de uma estreia a meio de 2012. Até agora, venceu três corridas, duas por Gabriele Tarquini e outra por Norbert Mischelisz, com o piloto italiano a se classificar no segundo lugar da classificação geral, enquanto que Mischelsz é o sexto e Tiago Monteiro é o décimo. Em termos de Construtores, conseguiram o título, contra a concorrência... da Lada. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

WTCC 2013 - Sonoma (Corridas)

Depois de mais de um mês de ausência, o WTCC regressou à ativa no circuito americano de Sonoma, na California, onde se esperava que Yvan Muller abrisse mais espaço suficiente para começar a comemorar o seu tricampeonato. Contudo, apesar da vitória de um Chevrolet Cruze, acabou por não ser o piloto francês a subir ao lugar mais alto do pódio, apesar de ter conseguido um terceiro e um quarto posto em ambas as corridas. Mas isso não o impediu de conseguir abrir mais distância para o segundo classificado, agora o italiano Gabriele Tarquini, que venceu a segunda corrida do dia.

A primeira corrida da tarde começou com Tom Chilton a liderar de ponta a ponta. Partindo da pole-position, teve a oposição do português Tiago Monteiro, que partindo do terceiro posto, conseguiu superar Yvan Muller para ficar com o segundo lugar. Nas voltas seguintes, o português da Honda pressionou o irmão de Max Chilton, mas apesar de ambos terem ficado próximos - e de Tiago Monteiro ter feito a volta mais rápida - ele não foi capaz de o apanhar.

Atrás, Yvan Muller não foi capaz de acompanhar os dois primeiros e decidiu juntar pontos para o campeonato, subindo ao lugar mais baixo do pódio. O britânico Alex McDowall foi o quarto, na frente de James Nash e de Gabriele Tarquini, no outro Honda.

A segunda corrida de Sonoma começou com Mehdi Bennani a perder a pole-position a favor do Honda de Gabriele Tarquini. Atrás, Tiago Monteiro, que partia do oitavo posto, saltou para o sexto lugar na partida, mas voltou a perder uma posição para Yvan Muller.

Na frente da corrida, enquanto que Tarquini se afastava, Bennani era atacado pelo hungaro Norbert Mischlisz, que no seu Honda privado, fazia de tudo para chegar ao segundo posto. Contudo, ele não conseguiu ultrapassá-lo e nas voltas finais começou a ser pressionado por Muller, que queria o seu terceiro posto, mas conseguiu aguentar o veterano francês e subir ao lugar mais baixo do pódio.

Quanto a Monteiro, aproveitou um furo por parte de Robert Huff para subir ao quinto posto, que foi o seu lugar final, na frente do BMW de Tom Coronel.

No campeonato, agora que faltam apenas as três rondas asiáticas, Yvan Muller lidera destacado com 343 pontos, com Gabriele Tarquini a ser segundo, com 199, mais 19 do que o dinamarquês Michael Nyaker. Tiago Monteiro é o décimo, com 102 pontos. A próxima jornada dupla será em Suzuka, a 22 de setembro. 

domingo, 5 de maio de 2013

WTCC: Muller e Huff os melhores, Honda sem sorte

Uma semana depois do Slovakiaring, máquinas e pilotos atravessaram a fronteira para ir correr no circuito de Hungaroring para mais uma jornada dupla do WTCC. Se a Honda parecia estar a caminho de mais um dominio na competição, mesmo com os 30 kg de lastro que que tinha nos seus carros, a corrida demonstrou algo bastante diferente. Se Gabriele Tarquini ainda disfarçou um pouco, com o terceiro lugar na primeira corrida, um acidente na segunda - que o deixou maltratado nas costas - colocou as coisas ainda em mai estado. E Tiago Monteiro não foi muito melhor, com um toque e um acidente a estragar todo o seu fim de semana.

A primeira corrida começou com Yvan Muller, o poleman, a largar bem e a ficar com o comando. Atrás, Monteiro sofre um toque de Tom Coronel, que o fez cair para o 12º posto, mas depois na segunda curva, quando tentava passar Marc Basseng, ambos tocam-se e o piloto da Honda atravessa toda a pista, batendo com impacto no muro de proteção.

Ao longo da primeira corrida, Muller foi perseguido pelo local Norbert Mischeliz, no intuito de o tentar passar, mas não conseguiu levar a melhor e vencer em casa, como tinha acontecido no ano passado. Gabriele Tarquini levou o seu Honda ao pódio, seguido por Rob Huff e o marroquino Mehdi Bennani.

A segunda corrida foi mais interessante. Com Huff e Bennani na primeira fila, com vantagem para o marroquino, na partida Huff foi mais veloz e conseguiu passar o piloto da BMW, não largando mais a liderança. Atrás, Tarquini envolveu-se num acidente que o deixou maltratado das costas, enquanto que o grande duelo durante a corrida foi pelo quinto posto (Alex McDowall e James Nash ficaram logo com o terceiro e quarto lugar logo nas primeiras curvas) entre Muller, Mischeliz, Coronel e o Chevrolet de Tom Chilton. 

No final, Muller levou a melhor sobre Coronel, com Chilton a ser o sétimo e Mischeliz o oitavo. Michel Nyaker foi o nono e o BMW de Darryl O'Young ficou com o lugar final. Tiago Monteiro não conseguiu recuperar mais do que o 13º posto final.

Com isto, Yvan Muller é o lider do campeonato, seguido por Gabriele Tarquini. O WTCC prossegue no fim de semana de 18 e 19 de maio, na pista austríaca de Salzburgring.

quarta-feira, 13 de março de 2013

A capa do Autosport desta semana

A capa do Autosport desta semana é, como não deixaria de ser, sobre a Formula 1 e a temporada que vai começar. Com um guia de doze páginas, onde se fala dos pilotos, dos carros e dos circuitos do calendário, a revista questiona na sua capa: "Quem Será Campeão?"

Em baixo, temos o Volkswagen de Sebastien Ogier, vencedor do Rali do México, e declara que "Ogier arrasa concorrência". Do lado direito, fala-se do Rali de Castelo Branco, referindo que "Barros vence no Open", referência à vitória de João Barros, ao volante de um Renault Clio S1600.

Na parte de cima, o pessoal entrevista Gabriele Tarquini, que declara: "Dá-me mais prazer correr agora qie há 30 anos".

domingo, 18 de novembro de 2012

WTCC - Macau (Corridas)

O último fim de semana do WTCC nas ruas de Macau era a última oficial da Chevrolet, mas havia uma batalha pelo comando do campeonato, entre Robert Huff e Alain Menu, com Yvan Muller è espreita. O facto de haver 35 pontos de diferença entre primeiro e segundo, com 50 pontos em jogo, poderia significar que tudo poderia acontecer numa pista tão traiçoeira como as ruas da antiga possessão portuguesa.

Na primeira corrida, a prova começou com os Chevrolet na frente e... dez carros a baterem na curva do Hotel Lisboa. Pepe Oriola, Norbert Mischeliz e Mehdi Bennani ficaram logo pelo caminho, enquanto que Stefano D'Aste e Tom Coronel foram às boxes, para tentarem reparar os estragos nos seus carros. 

Com isso, os Chevrolet ficaram com os três primeiros lugares, com o Honda de Tiago Monteiro no quarto posto. Na quarta volta, Huff passa Muller na travagem para o Hotel Lisboa e começa a afastar-se do piloto francês. Mas logo a seguir, Robert Huff bate sozinho na parte sinuosa e cai na classificação. O inglês vai às boxes e fica por ali.

Após isso, Muller e Menu ficam com os dois primeiros lugares, com Tiago Monteiro a aguentar os avanços do Seat de Gabriele Tarquini. Darryl O'Young era quinto, mas aos poucos, perde tempo com os quatro primeiros. Muller e Menu andaram à briga pelo comando, chegando até a tocar um ao outro! Mas no final, Muller consegue aguentar e vencer a sua primeira corrida em Macau e a primeira prova do dia. Tiago Monteiro chega ao terceiro posto, dando o primeiro pódio oficial à Honda.

Na segunda corrida, Huff conseguiu reparar os estragos e partiu no nono posto da grelha. Na frente, Alain Menu passou para a frente depois de superar Alex McDowall, Pepe Oriola e o húngaro Norbert Mischelisz. Mas os incidentes na pista continuaram: McDowall e Muller tiveram um toque, que levou ao aparatoso despiste deste último, e o Safety Car teve de sair para a pista, neutralizando a corrida até à nona volta.

Após isso, a corrida recomeçou, mas... por pouco tempo. Oriola e Mischelisz, que lutavam pelo título na categoria dos Independentes, tocaram-se na curva do Hotel Lisboa, transformando aquele lugar num sitio complicado para os pilotos passarem por ali. Nova entrada do Safety Car, que fez com que a corrida ficasse neutralizada até praticamente o seu final.

Com isso, a Chevrolet conseguiu monopolizar o pódio, com Alain Menu a vencer, mas Robert Huff foi o segundo, seguido por Yvan Muller. Com isso, o piloto britânico tornou-se no campeão do mundo, terminando 12 pontos na frente de Alain Menu e 20 na frente de Yvan Muller. Atrás dos Chevrolet ficou o Honda de Tiago Monteiro, o quarto classificado e a dar à Honda os seus melhores resultados na sua curta carreira no WTCC.  

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Noticias: Tarquini e Monteiro já testaram com o Civic do WTCC

A Honda fez hoje no circuito italiano de Vallelunga os seus primeiros testes com o Civic com vista à sua participação no Mundial WTCC, que começará no final do ano com a participação de Tiago Monteiro nas três últimoas provas do ano, antes de Gabriele Tarquini o acompanhar na equipa em 2012.

Ver o Civic finalmente na pista é um momento extremamente emocionante para toda a equipa. Estou bastante orgulhoso de toda a gente que esteve envolvida neste projeto. Conseguiram fazer bastante num curto período de tempo. Todos trabalharam afincadamente para que este dia chegasse e o novo carro e motor não desapontaram as nossas expectativas”, referiu o diretor da Honda Racing Team JAS, Alessandro Mariani, acrescentando que a parte difícil começa agora.

Já Tiago Monteiro, que estou o carro nesta estreia no circuito italiano, demonstrou estar feliz com este primeiro teste, bem como o empenho que a casa-mãe está a dar neste projeto: "Foi um momento importante para mim mas também para toda a equipa Honda. Estiveram no circuito muitos engenheiros vindos da casa mãe e toda a estrutura técnica da JAS Motorsport para avaliar este primeiro contacto. Fiquei impressionado com o profissionalismo e empenho de todos", começou por dizer. 

"Foi um teste muito importante. Recolhemos muitas informações que serão agora trabalhadas e analisadas de forma exaustiva até ao próximo teste a 27 e 28 de Agosto na Eslováquia. Temos muito trabalho pela frente mas uma excelente base",concluiu. 

Quanto a Gabriele Tarquini, o piloto italiano de 50 anos se demonstrou satisfeito com este teste, explicando que “apesar de nunca ter pilotado o novo Civic antes, de forma engraçada, quando me sentei no banco pela primeira vez, senti-me logo num Honda. O trabalho de carroçaria é preciso e o motor parece ótimo. Mas este é apenas o primeiro teste em pista, pelo que há muito trabalho pela frente. O carro também parece muito bonito e vai, tenho a certeza, surpreender todos os adeptos do WTCC no mundo quando fizer a sua estreia em Suzuka no final deste ano”.

Nas próximas semanas, a Honda irá fazer mais testes que em Itália, quer depois noutrso circuitos como Portimão, com vista a preparar-se para a estreia no WTCC, que vai acontecer em outubro, no circuito de Suzuka.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Noticias: Honda anuncia Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini no WTCC

A Honda só entra no WTCC em 2013, mas anunciou hoje duas contratações de peso: o italiano Gabriele Tarquini e o português Tiago Monteiro. Ambos os pilotos, que correm esta temporada num Seat Leon, irão ficar com o construtor japonês pelo menos nas próximas duas temporadas.

O piloto potuguês irá ser o primeiro piloto a guiar o modelo Civic nas três últimas provas no final do ano, nas pistas asiáticas do calendário - Suzuka, Xangai e Macau. Para já, no próximo dia 27, terá o primeiro contacto com o carro na pista italiana de Vairano, num teste à porta fechada, numa série de testes até meados de setembro, no Japão. A partir de 2012 terá a companhia de Tarquini, o veterano piloto italiano de 50 anos, e que já tem curriculo ao serviço das máquinas japonesas, entre 1997 e 2001 nos campeonatos alemão, britânico e europeu de Superturismos.

Consegui terminar antecipadamente o meu contracto com a SunRed e só lhes agradeço por terem facilitado a minha tarefa. Vou começar a testar o Honda Civic no final deste mês de Julho, mal regresse de Curitiba. Ainda farei a prova de Sonoma (EUA) com o Seat mas nas últimas três corridas do ano - Suzuka, Xangai e Macau - estarei ao volante do Civic, preparando assim em pista, face aos adversários, a temporada de 2013. Podíamos testar sozinhos. Desta forma será mais fácil perceber onde estamos face à concorrência”, afirmou na conferência de imprensa esta manhã, nas instalações da Honda Portugal.


Os carros serão preparados pela italiana JAS Motorsport, que construiu os antigos Civic Type-R e Accord Euro-R que participaram no ETCC e no WTCC, no inicio do século, bem como o Civic R3 usado no IRC. A preparadora Mugen vai ser a responsável pelo desenvolvimento do novo motor 1.6 turbo, equipado com injeção direta, que vai ultrapassar os 300 cavalos de potência. 

Adorei a forma como a equipa está a cuidar dos detalhes. Os pormenores são impressionantes. Sei que a Honda R&D, a JAS Motorsport e a Mugen, assim como toda a sua equipa técnica, reuniram as ferramentas necessárias para preparar um carro com um potencial muito forte. A experiência da JAS no WTCC (onde marcou presença nos primeiros anos com o Accord EuroR, ndr) vai ter também um papel fulcral em todo o processo. Estamos cientes que as primeiras provas serão complicadas mas essenciais para entrarmos na época 2013 bem preparados. Estou com muita vontade de dar início do trabalho.", concluiu.

Isto tudo surge numa altura em que o WTCC está em fase de mudança. A Chevrolet vai sair de cena no final do ano, enquanto que a Seat está "encapotado" graças à russa Lukoil, a BMW apoia as equipas privadas e a Ford - através dos ingleses da AON - está ainda a desenvolver o Focus. E a Honda não vai ser só a unica equipa a ingressar no Mundial de Turismos, pois a Lada prepara também o seu regresso.

domingo, 3 de junho de 2012

WTCC 2012 - Portimão (Corridas)

Numa Portimão banhada pelo sol - e se calhar foi por isso que as pessoas trocaram o circuito pela praia - o autódromo português recebeu a sétima jornada dupla do WTCC, e curiosamente, a última em solo europeu, antes desta embarcar para as Américas e Ásia, nas cinco jornadas duplas que ainda faltam para completar o calendário de 2012 do Mundial de carros de Turismo.

E como está a acontecer ao longo desta temporada, a Chevrolet é dona e senhora do Mundial, com vitórias em ambas as corridas, embora na segunda, o carro vencedor se disfarçou de Michel Vaillant... Nesta jornada dupla, foi interessante saber que a Lada teve nova aparição na pista por intermédio de James Thompson.

Na primeira corrida, apesar da pole-position ter pertencido a Gabriele Tarquini, foi Yvan Muller a largar melhor na partida e a ficar com o comando ate ao final, até dando-se ao luxo de não se afastar muito de Tarquini, especialmente para conservar os pneus. Atrás dos dois pilotos, Robert Huff completou o pódio na frente do BMW do hungaro, Norbert Mischelisz, o melhor dos Independentes, na frente de um Alain Menu disfarçado de Michel Vaillant, o quinto classificado.

Já Tiago Monteiro terminou no sétimo posto, depois de uma corrida onde andou a lutar com o italiano Alberto Cerqui, primeiro quando o passou nas primeiras voltas, e depois quando este acabou por recuperar e voltou a atacar o piloto do Seat nas voltas finais. Contudo, o inexperiente italiano nunca encontrou por onde pudesse passar o piloto português, e as posições ficaram assim, permitindo ao piloto do Porto somar mais seis pontos à geral.

Na segunda corrida, o suiço Alain Menu aproveitou o facto de estar na primeira linha para... se ir embora. O seu arranque foi fabuloso e cedo conseguiu afastar-se do resto do pelotão para vencer esta segunda corrida, ao melhor estilo "Michel Vaillant"... atrás, o espanhol Pepe Oriola, no seu BMW, aguentou os ataques dos outros Chevrolet de Huff e Muller.

E um dos Chevys, precisamente o de Huff, tocou no carro de Tiago Monteiro no momento da partida, fazendo com que o piloto português ficasse condicionado para o resto da corrida, devido a um defeito numa das rodas, perdendo lentamente posições até chegar ao nono posto. Mas Huff também fez estragos noutro Chevrolet, o de Gabriele Tarquini, que obrigou o italiano a ir às boxes.

Contudo, o resto da corrida foi relativamente monótono e no final, Michel... oops, Alain Menu recolheu os louros da vitória, seguido por Pepe Oriola - o mais jovem de sempre a subir ao pódio de uma corrida do WTCC - e do BMW de Tom Coronel, seguido pelos Chevrolet de Rof Huff e Yvan Muller. Quanto a Tiago Monteiro, aproveitando o atraso de Norbert Mischeliz, subiu ao oitavo posto, conseguindo marcar mais alguns pontos para o campeonato.

O WTCC tem agora uma pausa de um mês e meio, para depois correr no circuito brasileiro de Curitiba.

domingo, 29 de abril de 2012

WTCC 2012 - Slovakiaring (Corridas)

Tinha alguma curiosidade em saber como era o "tilkódromo" do Slovakiaring, pois mais parecia um "intestino delgado", com dois saltões, feitos com dois montes artificiais, só para dar espectáculo. E como já tinha visto anteriormente alguns carros a perderem algum "chão" com esses saltos, ainda pensei que haveria algum daquele espectáculo do WTCC. Não houve, mas também a Chevrolet não ganhou todas as corridas deste fim de semana, pois o Seat de Gabriele Tarquini venceu a primeira corrida. Aliás, foi o grande vencedor do fim de semana, conseguindo um primeiro e um terceiro lugar nas duas corridas. E na segunda, fez suar o Yvan Muller.

Na primeira corrida, os habituais toques tiveram consequências na pista... e fora dela, pois os comissários desportivos acharam que Yvan Muller e Robert Huff prejudicaram de propósito os seus concorrentes e foram penalizados por "drive-throughs" que os colocaram fora do "top ten". E isso fez com que os Seat a equipa Lukoil ficaram com os dois primeiros lugares, Com Tarquini a comemorar a sua primeira vitória do ano, seguido do russo Alexsei Dudualko, que consegue o primeiro pódio da sua carreira no WTCC. Alain Menu foi o terceiro, seguido pelo italiano Alberto Cerqui.

Tiago Monteiro foi um dos prejudicados nos toques com Robert Huff e Yvan Muller - e também pelo Ford de James Nash - e acabou por desistir devido aos danos causados. 

A segunda corrida - que ao contrário do que aconteceu nas vezes anteriores, aconteceu vinte minutos depois do final da primeira - começava com Stefano D'Aste no primeiro lugar, mas este perdeu logo nas primeiras curvas para os Chevrolet de Robert Huff, Yvan Muller e Alain Menu. Mas tinha também a companhia de um moralizado Gabriele Tarquini, que andou a segui-los, tal como Tom Coronel e o hungaro Norbert Mischelisz.

Quanto a Tiago Monteiro, apesar de uma boa posição na largada e de ter tido melhor sorte nos toques no meio do pelotão, acabou depois por desenvolver problemas elétricos no seu carro, caindo na classificação e depois abandonar. Quem também abandonou, mas devido a um furo, foi Alain Menu.

No final, com Huff a liderar até à meta, Tarquini atacou o segundo lugar de Muller, com um toque na penultima volta que o fez deslizar de forma controlada, mas a conseguir manter o segundo lugar. E assim os carros americanos conseguiram vencer, mas desta vez foi uma dobradinha, em vez do monopólio. Tarquini ficou com a medalha de bronze, seguido do holandês Tom Coronel e do espanhol Pepe Oriola.

Depois da Eslováquia, o WTCC seguirá para a Hungria, onde fará mais uma jornada dupla no próximo domingo.




domingo, 11 de março de 2012

WTCC 2012 - Monza (Corridas)

Começou neste final de semana o campeonato do mundo de Turismos, o WTCC, num pelotão que se alargará em temos de marcas, com a chegada da Ford e as anunciadas aparições da Lada e da Honda, que aparecerão mais adiante no campeonato. E todos eles estarão ali para tentar contestar o domínio de Yvan Muller e dos Chevrolet, que venceram convincentemente na temporada passada. E depois desta jornada inaugural no mítico circuito italiano, parece que nada mudou: Muller venceu ambas as corridas, os Chevrolet dominaram.

Apesar de no dia anterior o italiano Gabriele Tarquini ter conseguido a "pole-position" no seu Seat Leon 1.6 Turbo, na partida, Tarquini teve dificuldades em aguentar o primeiro lugar na partida, enquanto que atrás, Tiago Monteiro acabava a corrida na primeira das Lesmos, com um toque a colocá-lo na escapatória. Entretanto, Muller pressionava Tarquini para o passar, o que conseguiu na Parabólica, acabando no final da primeira volta no primeiro posto, antes de errar na primeira chicane e deixar voltar Tarquini ao primeiro posto.

Contudo, Muller não desistiu, pressionando o piloto da Seat até à quarta volta, altura em que o passou, quando este cometeu um ligeiro erro na primeira Lesmo. Logo depois entra o Safety Car em pista, devido a um despiste atrás do pelotão. Quando este recolheu às boxes, Tarquini pressionou Muller, mas depois começou a ter problemas com os pneus e viu-se ultrapassado por Robert Huff, que ficou com o segundo posto, e Tarquini se viu obrigado a ficar com o lugar mais baixo do pódio. O sueco Rykard Rydell foi o quarto, seguido pelos BMW de Tom Coronel e do jovem espanhol Pepe Oriola.   

A segunda corrida teve um pelotão mais compacto, com os Chevrolet a lutarem pelo primeiro lugar, mas com a concorrência dos BMW de Norbert Michelisz e de Tom Coronel. Na partida, Muller e Tarquini tocam-se, com ambos os carros a despistarem-se na primeira chicane. Muller conseguiu controlar o seu carro e manteve o motor a funcionar, enquanto que o veterano piloto italiano ficou-se por ali. Após este incidente, o piloto fez uma corrida de recuperação, num pelotão a ter oito pilotos a rodar compacto, com os inevitáveis toques, que fizeram atrasar o piloto húngaro. 

No final, foi uma nova vitória para Yvan Muller, que do nono lugar chegou ao lugar mais alto do pódio, numa tripleta da Chevrolet. Robert Huff e Alain Menu a completaram o pódio, com Tom Coronel a ser o melhor dos outros, no seu BMW. Stefano D'Aste foi o quinto, enquanto que Tiago Monteiro, mais uma vez a não chegar ao fim, vítima de problemas no seu Seat Leon, que ainda espera pelo novo motor 1.6 - ainda roda com o motor TDi - que só estará pronto na terceira ronda do campeonato.

No final desta jornada inaugural do WTCC, tudo parece que se repete o ano passado: os Chevrolet dominam, os outros lutam pelos restantes lugares pontuáveis. Yvan Muller lidera o campeonato com 54 pontos, enquanto que Robert Huff está em segundo, com 41 pontos. A próxima jornada dupla acontecerá no Circuito Ricardo Tormo, em Valencia, a 1 de abril.

domingo, 4 de setembro de 2011

WTCC - Valencia (Corridas)


A jornada dupla do WTCC em Valencia era a última em solo europeu, logo, seria altura dos Chevrolet resolverem a questão do campeonato para eles mesmos, sem interferências externas. E no final, conseguiram: Yvan Muller venceu ambas as corridas e conseguiu passar para a frente do campeonato, batendo Robert Huff. Agora, o piloto francês tem 333 pontos contra os 317 do piloto britânico. Mas se esperavam o passeio dos carros americanos na pista, não foi bem assim, pois os BMW mostraram estar surpreendentemente competitivos.

A primeira corrida foi um passeio dos Chevrolet, com Yvan Muller a vencer tranquilamente na frente de Robert Huff, mas o lider do campeonato, Alan Menu, não foi muito feliz na partida, tendo feito um pião e caído para a cauda do pelotão. Depois recuperou o suficiente para ficar no quinto lugar da classificação. Essa corrida ficou marcada pela desistência de Gabriele Tarquini, depois de ter interferido de inicio na luta entre os dois Chevrolets. Atrás, Tiago Monteiro ficou com o quarto lugar, mas já era pressionado pelos BMW's que estiveram muito bem nesta jornada espanhola. Ao longo da corrida, e com os pneus a degradarem mais rapidamente do que seria de esperar, foi perdendo posições para os BMW de Coronel, Villa e Mischelisz, acabando no oitavo posto, na frente do Volvo de Robert Dahlgren.

A segunda corrida foi - ao contrário do que se costuma ver - um duelo entre pilotos da BMW. Com Franz Englester na pole-position, na partida, o holandês Tom Coronel foi o melhor e ficou com o primeiro lugar durante as primeiras voltas, sempre pressionado pelos BMW's de Javier Villa - a correr em casa - e do húngaro Norbert Mischelisz. A pressão foi forte demais para Coronel, que se viu passado por Mischelisz, mas quando Villa quis fazer a mesma coisa, foi abalroado por Coronel, acabando por causar o abandono de Villa.

Quem aproveitou tudo isto foram os Chevolet, pois Yvan Muller subiu de quarto para primeiro, sem ter muito esforço, mas tinha Mischelisz no seu encalço, sempre espreitando a oportunidade para passar. Mas na última curva, pressionado pelo outro Chevrolet, o de Robert Huff, perdeu o controle do seu carro na última curva, fazendo um pião e perdendo a oportunidade de subir ao pódio. Acabou na sexta posição, num novo monopólio dos Chevrolet, que lhes deu já o título de Construtores para a marca americana.

Quanto a Tiago Monteiro, o final de semama pode ter bom nos treinos, com um quarto e um sexto lugar nas qualificações, mas as corridas desta tarde foram piores, pois depois de ter sido oitavo classificado na primeira corrida, não conseguiu terminar a segunda corrida, pois foi vitima de um despiste, atirado para fora da pista pelo dinamarquês Kristian Poulsen.

Depois de Valencia, o WTCC vai ter mais de um mês de paragem, até ao dia 23 de outubro, altura em que irão correr no circuito japonês de Suzuka.