O meu segundo entrevistado nesta semana dedicada aos “designers” é um que chegou recentemente à blogosfera, mas teve tempo suficiente para conseguir elogios de toda a parte, e reconhecimento pelas suas criações.
Marcel Eduardo Marchesi e Oliveira é o nome completo do meu entrevistado de hoje, mas o seu nome profissional é Marcel Marchesi. Com 27 anos de idade (nascido a 18 de Março de 1981), é formado em Design de Produto pela FATEB (Faculdade de Tecnologia de Birigui - SP) em 2004, com uma pós-graduação em Computação Gráfica pelas Universdades Católicas Salesianas. Trabalhou em gráficas, escritórios de arquitectura, engenharia e topografia, entre outros, e como Freelancer, prestou serviços á POZ industrial Design, de Bauru, fazendo trabalhos para UNIPAC, Baterias Tudor, Jacto, entre outros. Contudo, tinha uma paixão: “Independente da profissão sempre gostei muito de desenhar, porém, passei a me dedicar aos carros e aprimorar minha técnica com um único objectivo: participar dos concursos de Design automotivo da revista Quatro Rodas.”
Actualmente, para além de ser designer, é sou ilustrador com trabalhos publicados no site brasileiro Grande Premio, alguns deles ilustrando pilotos como Ingo Hoffman, Ricardo Zonta, Roberto Moreno e Raul Boesel, só os que passaram pela categoria máxima. E ele é hoje o meu convidado do “Speeder Questiona…” E já agora, se ainda não o sabem, o "capacete brilhante" que está em cima é da sua autoria.
1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?
Há um bom tempo vinha com essa idéia de montar um blog, pois é uma maneira rápida e pratica de mostrar meu tranalho. Antes, a maioria dos desenhos era publicada no Blog do Gomes, e muitas vezes me questionavam sobre outros trabalhos, e como poderíam vê-los, aí segui o caminho normal, que foi montar um blog.
2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
Utilizei meu sobrenome simplesmente. Anteriormente utilizava Marcel Oliveira, porém não marcava muito por ser um sobrenome comum no Brasil.
3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?
Comecei a vida na “blogosfera” mostrando meus trabalho no Blig do Gomes, participando de concursos, fazendo histórias em quadrinhos. Aliás, outros artistas que gostam de desenhar carros como, Ararê Novaes, Maurício Morais, Bruno Mantovani, por exemplo seguiram caminho parecido.
4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?
Comecei em Setembro de 2008, e coloquei um contador de visitas a pouco mais de um mês, portanto, as visitas são poucas, e o tempo de Blog é muito pouco também, não cheguei a mil visitas.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Me orgulho dos posts com desenhos relacionados á despedida de Ingo Hoffman das pistas. Achei uma honra ter feito estes desenhos, tanto pelo Ingo, quanto por terem sido publicados no Grande Premio.
6 – Em que é que tu, desenhando sobre automobilismo, consegues ser diferente dos outros blogs?
Não sei, acho que tento criar um estilo que faça as pessoas se lembrarem do meu trabalho em qualquer lugar. Acabo fazendo desenhos não tão detalhados. Faço perspectivas diferentes, na maioria das vezes até incorretas, e cheios de “linhas de construção”. Mas estas distorções são propsitais, para dar movimento, força, agilidade, velocidade e partem de ferramentas que pretendo não dipensar, que são papel e lápis.
7 – Já agora, uma pergunta mais técnica: que tipo de programas tu usas para conseguir elaborar os teus desenhos?
Uso os mesmos que a maioria, Photshop e Corel Draw. Já cheguei a utilizar Rhinoceros, 3Ds Max, Inventor Studio, mas são todos programas tridimencionas, que, para este tipo de trabalho não são adequados. Eu os utilizo mais para o design de produtos.
8 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?
Hoje existem muitos, mas muitos blogs sobre automobilismo, fíca difícil acompnhar tudo com calma. Eu acabo acmpanhando blogs mais antigos e tradicionais, como o Blig do Gomes, Blog do Capelli, do Saloma. Mas tem muita gente boa chegando e tentado mostrar seu trabalho.
9 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
Não me lembro. Mas sempre que penso no passado, quando comecei a assistir e gostar de corridas me vem á cabeça aquela prova em Suzuka, quando Senna ganhou o campeonato batendo propositalmente no Prost. Me lembro que era muito pequeno, e acordar na madruga para ver a corrida foi o máximo.
10 – E qual foi aquela que mais te marcou?
São muitas, mas acho que esta última em que Hamilton foi campeão sobre o Felipe é uma forte candidata. Parecia roteiro de cinema. Eu já estava comemorando, mas aí...
11 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Cresci vendo Senna ganhar corridas, fazer poles históricas, quebrar recordes, é um ídolo pra mim.
12 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Eu tinha minhas dúvidas, mas acredito que sim. Principalmente depois deste campeonato de 2008 em que ele conseguiu reverter tudo de ruim que lhe aconteceu, para um quase título.
13 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Com nenhum, ele tem um estilo próprio, com certeza.
14 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Acho que não, pois Massa errou menos que Hamilton, superou uma pressão extrema após um começo de campeonato ruim e se mostrou muito menos instável.
15 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?
Michael Schumacher, pois é o maior vencedor de todos. Enquanto estava nas pistas poucos o superaram.
16 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?
Gosto muito da GP2, é muito competitiva, pois todos querem mostrar serviço para chegar á F1. Acontecem algumas bizarrices, mas são bem legais, as provas. A Indy assito ás vezes. Tenho assistido também algumas provas da Formula Truck e Stock Car Brasil.
17 – E achas que valerá a pena desenhar sobre esses modelos no teu blogue?
Acho que sim. Gosto de desenhar carros de corrida, indeprendente de sua categoria e se tiver uma história legal ou se for bonito, melhor ainda.
18 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?
Não colecciono carrinhos. Mas acho muito legal.
19 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Foi um susto! Mas para mim só o foi pois estava na torcida para que um dos três brasileiros que disputavam uma vaga fosse confirmado para 2009. No mais acho isso já era previsto, e falado a tempos. As montadoras entram com muita grana, mas saem e não estão nem aí para a Formula 1, ou quem quer que dela dependa para sobreviver.
20 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Button fica, mas acho que Barrichello não. Por mais que eu torça por ele, acho que vai ser um piloto pagante no segundo banco da ex-Honda.
21 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Ponto positivo para a redução dos custos, pois atrai novos investidores, que queiram medir forças com as “equipes-montadoras” mas esse negócio de padronizar motores, eu não gostei. Não consigo imaginar a Ferrari correndo com um motor semelhante ao Cosworth.
22 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas uma má ideia de um homem já senil?
Acho uma idéia de Marketing pré temporada, ele precisa gerar assunto, aí solta essas coisas sem pé nem cabeça. Eu achei uma idéia ridícula.
23 – O que achaste dos novos carros de 2009?
A princípio não gostei, e continuo não gostando. Posso dizer que comecei a me simpatizar com essas baratas. A desproporção entre a asa traseira e a dianteira (muito larga na frente e muito estreita e alta atrás) é que fez esse estrago. Porém, olhando pela lateral, o carro não mudou muito. Só ficou um pouco mais “limpo” visualmente, sem aqueles apêndices aerodinâmicos, ficando parecidos com carros das décadas de 80 e 90. Mas acho que o tempo resolve isso. Todo mundo acaba se acostumando, e no fim das contas, isso não vai nem importar muito.
24 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?
Sim, concordo! Só quem acorda durante a madrugada (pelo menos aqui do outro lado do Atlântico) para ver uma classificação e no dia seguinte faz a mesma coisa para ver a corrida pode explicar esse sentimento. Só quem arruma um monte de desculpas para não sair com a esposa, namorada, e ficar vendo um monte de malucos se batendo a mais de 300km/h para entender esta frase.
25 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Já andei algumas vezes de Kart, mas nada profissional, só por brincadeira, e dá pra entender um pouco por que os pilotos gostam tanto de se arriscar em alta velocidade.
26 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Acho que o período entre 70 e 80, quando as montadoras ainda não dominavam a F1.
27 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Automobilismo, pura e simplesmente. O que todos nós queremos ver quando ligamos a TV no domingo.
28 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Não tenho uma opinião formada, sobre qual o melhor. Acho que cada época teve o seu melhor.
29 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Jogo Fomula 1 2006 no Playstation 2.
30 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?
Hoje tenho como maior premio ilustrar algumas matérias no site Grande Premio, batalhei muito pra conseguir este espaço, e ainda estou batalhando. Outra coisa legal que está acontecendo é um trabalho que estou realizando para piloto Ingo Hoffmann, que é ilustrar todos os carros que ele pilotou na carreira, e são mais de 80.
31 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
Gosto das duas juntas, desde que tenham condiçoes reais de brigarem pelo campeonato. Acredito que a esperança deles com essas novas regras é justamente isso, tentar aproximar as equipes garagistas das montadoras. Só não gostei desse negócio do motor padrão.
32 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Só um chegou á F1 até agora, e não mostrou muita coisa. É difícil falar se eles têm ou não capacidade para ser campeões. E se derem certo, provávelmente serão os últimos, pois não existem mais categorias de monospostos no Brasil, portanto não existem mais pilotos sendo formados.
33 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?
Por enquanto não tenho nenhum plano em vista! Só quero mantê-lo “vivo”. Talvez as caricaturas já sejam uma novidade, pois estou começando agora. Tenho vontade de fazer charges também, mas tem que ser uma coisa de cada vez, pra fazer bem feito, e é isso que quero, fazer um trabalho bem feito, e que se diferencie.
Marcel Eduardo Marchesi e Oliveira é o nome completo do meu entrevistado de hoje, mas o seu nome profissional é Marcel Marchesi. Com 27 anos de idade (nascido a 18 de Março de 1981), é formado em Design de Produto pela FATEB (Faculdade de Tecnologia de Birigui - SP) em 2004, com uma pós-graduação em Computação Gráfica pelas Universdades Católicas Salesianas. Trabalhou em gráficas, escritórios de arquitectura, engenharia e topografia, entre outros, e como Freelancer, prestou serviços á POZ industrial Design, de Bauru, fazendo trabalhos para UNIPAC, Baterias Tudor, Jacto, entre outros. Contudo, tinha uma paixão: “Independente da profissão sempre gostei muito de desenhar, porém, passei a me dedicar aos carros e aprimorar minha técnica com um único objectivo: participar dos concursos de Design automotivo da revista Quatro Rodas.”
Actualmente, para além de ser designer, é sou ilustrador com trabalhos publicados no site brasileiro Grande Premio, alguns deles ilustrando pilotos como Ingo Hoffman, Ricardo Zonta, Roberto Moreno e Raul Boesel, só os que passaram pela categoria máxima. E ele é hoje o meu convidado do “Speeder Questiona…” E já agora, se ainda não o sabem, o "capacete brilhante" que está em cima é da sua autoria.
1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?
Há um bom tempo vinha com essa idéia de montar um blog, pois é uma maneira rápida e pratica de mostrar meu tranalho. Antes, a maioria dos desenhos era publicada no Blog do Gomes, e muitas vezes me questionavam sobre outros trabalhos, e como poderíam vê-los, aí segui o caminho normal, que foi montar um blog.
2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?
Utilizei meu sobrenome simplesmente. Anteriormente utilizava Marcel Oliveira, porém não marcava muito por ser um sobrenome comum no Brasil.
3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?
Comecei a vida na “blogosfera” mostrando meus trabalho no Blig do Gomes, participando de concursos, fazendo histórias em quadrinhos. Aliás, outros artistas que gostam de desenhar carros como, Ararê Novaes, Maurício Morais, Bruno Mantovani, por exemplo seguiram caminho parecido.
4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?
Comecei em Setembro de 2008, e coloquei um contador de visitas a pouco mais de um mês, portanto, as visitas são poucas, e o tempo de Blog é muito pouco também, não cheguei a mil visitas.
5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?
Me orgulho dos posts com desenhos relacionados á despedida de Ingo Hoffman das pistas. Achei uma honra ter feito estes desenhos, tanto pelo Ingo, quanto por terem sido publicados no Grande Premio.
6 – Em que é que tu, desenhando sobre automobilismo, consegues ser diferente dos outros blogs?
Não sei, acho que tento criar um estilo que faça as pessoas se lembrarem do meu trabalho em qualquer lugar. Acabo fazendo desenhos não tão detalhados. Faço perspectivas diferentes, na maioria das vezes até incorretas, e cheios de “linhas de construção”. Mas estas distorções são propsitais, para dar movimento, força, agilidade, velocidade e partem de ferramentas que pretendo não dipensar, que são papel e lápis.
7 – Já agora, uma pergunta mais técnica: que tipo de programas tu usas para conseguir elaborar os teus desenhos?
Uso os mesmos que a maioria, Photshop e Corel Draw. Já cheguei a utilizar Rhinoceros, 3Ds Max, Inventor Studio, mas são todos programas tridimencionas, que, para este tipo de trabalho não são adequados. Eu os utilizo mais para o design de produtos.
8 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?
Hoje existem muitos, mas muitos blogs sobre automobilismo, fíca difícil acompnhar tudo com calma. Eu acabo acmpanhando blogs mais antigos e tradicionais, como o Blig do Gomes, Blog do Capelli, do Saloma. Mas tem muita gente boa chegando e tentado mostrar seu trabalho.
9 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?
Não me lembro. Mas sempre que penso no passado, quando comecei a assistir e gostar de corridas me vem á cabeça aquela prova em Suzuka, quando Senna ganhou o campeonato batendo propositalmente no Prost. Me lembro que era muito pequeno, e acordar na madruga para ver a corrida foi o máximo.
10 – E qual foi aquela que mais te marcou?
São muitas, mas acho que esta última em que Hamilton foi campeão sobre o Felipe é uma forte candidata. Parecia roteiro de cinema. Eu já estava comemorando, mas aí...
11 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?
Cresci vendo Senna ganhar corridas, fazer poles históricas, quebrar recordes, é um ídolo pra mim.
12 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?
Eu tinha minhas dúvidas, mas acredito que sim. Principalmente depois deste campeonato de 2008 em que ele conseguiu reverter tudo de ruim que lhe aconteceu, para um quase título.
13 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?
Com nenhum, ele tem um estilo próprio, com certeza.
14 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?
Acho que não, pois Massa errou menos que Hamilton, superou uma pressão extrema após um começo de campeonato ruim e se mostrou muito menos instável.
15 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?
Michael Schumacher, pois é o maior vencedor de todos. Enquanto estava nas pistas poucos o superaram.
16 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?
Gosto muito da GP2, é muito competitiva, pois todos querem mostrar serviço para chegar á F1. Acontecem algumas bizarrices, mas são bem legais, as provas. A Indy assito ás vezes. Tenho assistido também algumas provas da Formula Truck e Stock Car Brasil.
17 – E achas que valerá a pena desenhar sobre esses modelos no teu blogue?
Acho que sim. Gosto de desenhar carros de corrida, indeprendente de sua categoria e se tiver uma história legal ou se for bonito, melhor ainda.
18 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?
Não colecciono carrinhos. Mas acho muito legal.
19 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?
Foi um susto! Mas para mim só o foi pois estava na torcida para que um dos três brasileiros que disputavam uma vaga fosse confirmado para 2009. No mais acho isso já era previsto, e falado a tempos. As montadoras entram com muita grana, mas saem e não estão nem aí para a Formula 1, ou quem quer que dela dependa para sobreviver.
20 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?
Button fica, mas acho que Barrichello não. Por mais que eu torça por ele, acho que vai ser um piloto pagante no segundo banco da ex-Honda.
21 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?
Ponto positivo para a redução dos custos, pois atrai novos investidores, que queiram medir forças com as “equipes-montadoras” mas esse negócio de padronizar motores, eu não gostei. Não consigo imaginar a Ferrari correndo com um motor semelhante ao Cosworth.
22 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas uma má ideia de um homem já senil?
Acho uma idéia de Marketing pré temporada, ele precisa gerar assunto, aí solta essas coisas sem pé nem cabeça. Eu achei uma idéia ridícula.
23 – O que achaste dos novos carros de 2009?
A princípio não gostei, e continuo não gostando. Posso dizer que comecei a me simpatizar com essas baratas. A desproporção entre a asa traseira e a dianteira (muito larga na frente e muito estreita e alta atrás) é que fez esse estrago. Porém, olhando pela lateral, o carro não mudou muito. Só ficou um pouco mais “limpo” visualmente, sem aqueles apêndices aerodinâmicos, ficando parecidos com carros das décadas de 80 e 90. Mas acho que o tempo resolve isso. Todo mundo acaba se acostumando, e no fim das contas, isso não vai nem importar muito.
24 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?
Sim, concordo! Só quem acorda durante a madrugada (pelo menos aqui do outro lado do Atlântico) para ver uma classificação e no dia seguinte faz a mesma coisa para ver a corrida pode explicar esse sentimento. Só quem arruma um monte de desculpas para não sair com a esposa, namorada, e ficar vendo um monte de malucos se batendo a mais de 300km/h para entender esta frase.
25 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?
Já andei algumas vezes de Kart, mas nada profissional, só por brincadeira, e dá pra entender um pouco por que os pilotos gostam tanto de se arriscar em alta velocidade.
26 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?
Acho que o período entre 70 e 80, quando as montadoras ainda não dominavam a F1.
27 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?
Automobilismo, pura e simplesmente. O que todos nós queremos ver quando ligamos a TV no domingo.
28 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?
Não tenho uma opinião formada, sobre qual o melhor. Acho que cada época teve o seu melhor.
29 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?
Jogo Fomula 1 2006 no Playstation 2.
30 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?
Hoje tenho como maior premio ilustrar algumas matérias no site Grande Premio, batalhei muito pra conseguir este espaço, e ainda estou batalhando. Outra coisa legal que está acontecendo é um trabalho que estou realizando para piloto Ingo Hoffmann, que é ilustrar todos os carros que ele pilotou na carreira, e são mais de 80.
31 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?
Gosto das duas juntas, desde que tenham condiçoes reais de brigarem pelo campeonato. Acredito que a esperança deles com essas novas regras é justamente isso, tentar aproximar as equipes garagistas das montadoras. Só não gostei desse negócio do motor padrão.
32 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?
Só um chegou á F1 até agora, e não mostrou muita coisa. É difícil falar se eles têm ou não capacidade para ser campeões. E se derem certo, provávelmente serão os últimos, pois não existem mais categorias de monospostos no Brasil, portanto não existem mais pilotos sendo formados.
33 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?
Por enquanto não tenho nenhum plano em vista! Só quero mantê-lo “vivo”. Talvez as caricaturas já sejam uma novidade, pois estou começando agora. Tenho vontade de fazer charges também, mas tem que ser uma coisa de cada vez, pra fazer bem feito, e é isso que quero, fazer um trabalho bem feito, e que se diferencie.
Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:
19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro 2008 - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro 2008 - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
14 de Janeiro de 2009 - Daniel Médici (Cadernos do Automobilismo)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)
31 de Janeiro de 2009 - Gabriel Lima (Speed N'Thrash)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
26 de Novembro 2008 - Vick, Ludy, Tati e Lu (Octeto Racing Team)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
3 de Dezembro 2008 - Fabio Andrade (De Olho na Formula 1)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
14 de Janeiro de 2009 - Daniel Médici (Cadernos do Automobilismo)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)
31 de Janeiro de 2009 - Gabriel Lima (Speed N'Thrash)
4 de Fevereiro de 2009 - Bruno Mantovani (Mantovani.zip.net)
1 comentário:
Tenho muita admiração por este cara, o Marchesi, daqui envio um abraço para ele.
Gostei da sua entrevista.
Enviar um comentário