quarta-feira, 4 de março de 2009

Speeder Questiona... Kimi Cris (Galáxia F-1)

Ao longo das minhas entrevistas com outros membros da blogosfera que escrevem sobre automobilismo, a maioria são pessoas na casa dos seus 20 a 35 anos, alguns mais velhos do que isso. Outros são ou não, profissionais da Comunicação Social, estudantes ou aspirantes a jornalista, ou então simples apaixonados. Mas o caso que eu apresento é excepcional, pois é um adolescente. Português, mas adolescente.


Cristiano Chamorra é alentejano de Vila Viçosa, mas vive na vila de São Romão. Nasceu três semanas antes do acidente mortal de Ayrton Senna, em Imola, mas é um apaixonado pelos automóveis, para além de ser adepto do Sport Lisboa e Benfica (é cá dos meus!). Desde meados de 2007 que construiu e desenvolve o blog Galáxia F1, sob o pseudónimo Kimi_Cris, e apesar da sua provecta idade, já começa a opinar sobre o que fala. É, até agora, o entrevistado mais novo com quem eu já falei, mas não é ingénuo na maneira como vê o mundo da Formula 1.


1 – Olá, é um prazer ter-te aqui, neste humilde blog, a responder às minhas perguntas. Queres explicar, em poucas linhas, como surgiu a ideia do teu blogue?

A ideia do meu blog surgiu, pode-se dizer através de uma brincadeira, via todos os dias muitos blogs, fóruns e sites sobre a F1 e decidi criar o meu próprio blog, mas nem com objectivos. Foi uma espécie de criar o blog na desportiva.


2 – O nome que ele tem, foi planejado ou saiu, pura e simplesmente, da tua cabeça?

O nome foi a parte mais complicada não sabia que nome iria dar ao blog e de repente fez-se luz na minha cabeça e assim ficou o nome de Galáxia-F1.


3 – Antes de começares este blog, já tinhas tido alguma participação em outros blogues ou sites?

Não, ainda não tinha participado em nenhum blog, mas já tinha recebido um convite do PortalF1 Blog que na altura era da autoria de TugaF1.


4 – Em que dia é que começaste, e quantas visitas é que já teve até agora?

O meu blog teve inicio no dia 24 de Julho de 2007 e até agora já tive 13340 visitas, um numero que nunca esperei alcançar.


5 – De todos os posts que já escreveste, lembras-te de algum que te orgulhe… ou não?

O post que mais gostei de escrever foi da vitória do campeonato Mundial F1 de 2007 quando Kimi Raikkonen foi campeão.


6 – Em que é que tu, escrevendo sobre Formula 1, consegues ser diferente dos outros blogs?

Acho que o que muda mais de blog para blog é a maneira como exprimimos as nossas ideias, eu por exemplo gosto especialmente de nas minhas notícias colocar entrevistas dos intervenientes quando as consigo arranjar e de dar a minha opinião sobre o evento ou piloto.


7 – Daqueles blogues que conheces sobre automobilismo, qual(is) dele(s) é que tu nunca dispensas uma visita diária?

Existem alguns blogs que nunca dispensam da minha visita diaria tal como o Continental Circus, o Blog do Capelli, o BlogSport, o Blog do Marcelo F1, e o GPSeries.

8 – Falamos agora de Formula 1. Ainda te lembras da primeira corrida que assististe?

A primeira corrida de F1, que me lembro de assistir foi o G.P Alemanha 2000.


9 – E qual foi aquela que mais te marcou?

A corrida que mais me marcou foram as ultimas três corridas realizadas em Interlagos, G.P Brasil 2006, 2007 e 2008.


10 – Fittipaldi, Piquet e Senna. Qual dos três é aquele que mais agrada, e porquê?

Apesar de não ter visto nenhum desses pilotos já vi vídeos destes grandes três pilotos e para mim o melhor foi Ayrton Senna um piloto sem igual, tinha uma vontade de vencer muito, mas mesmo muito grande e sabia-se defender muito bem e era um grande piloto a pilotar com o piso molhado.


11 – E achas que algum dia, Felipe Massa vai fazer parte deste trio de campeões?

Não acho que Massa tenha grandes possibilidades de ser campeão este ano. Teve uma boa oportunidade e não conseguiu aproveitar, e acho que vai ser difícil Massa voltar a ter um desempenho tão bom como este ano. Mas na F1 tudo pode acontecer.


12 – Comparando-o aos três pilotos acima referidos, Massa é mais parecido com quem, e porquê?

Acho Massa mais parecido com Fitipaldi, por são pilotos que apesar de serem rápidos, não são muito agressivos na sua maneira de conduzir.


13 – Achas que o título de 2008 foi bem entregue?

Acho que o título foi mal entregue. Deveria ser de Massa, acho que foi o piloto que mais lutou e mais merecia o título. Hamilton foi um piloto com muita sorte este ano, mas a verdade é que não existe um campeão sem sorte.


14 – Tirando os brasileiros, qual é para ti o piloto mais marcante da história da Formula 1, e por quê?

Michael Schumacher foi para mim, mesmo incluindo os brasileiros, o piloto mais marcante da F1, não só por ter sido quem venceu mais Mundiais, mas por ser um piloto fora de série que não queria perder por nada deste Mundo.


15 – Para além de Formula 1, que outras modalidades de automobilismo que tu mais gostas de ver?

Para além da F1 gosto especialmente de ver Todo-o-Terreno, WRC, A1GP e GP2. Costumo assistir a algumas provas do CPTT [Campeonato Português de todo o Terreno], tal como o Rally da Erivideira, o Rally Transiberico e a Baja Portalegre 500.


16 – E achas que vale a pena falar sobre ele no teu blogue?

Acho que vale a pena, especialmente do Todo-o-Terreno que costumo ver ao vivo, e o WRC que também é bastante conhecido e espero ir ver ao Algarve este ano.


17 – E miniaturas de carrinhos, tens algum?

Não.


18 – Passando para a actualidade: de repente, a Honda anuncia a sua retirada da Formula 1. Como sentiste isso?

Acho que é bastante mau. Estamos com apenas 18 carros no pelotão, e no espaço de um ano perdemos duas equipas, e o curioso é que ambas estavam ligadas à Honda.


19 – Se Nick Fry e Ross Brawn encontrarem comprador nos próximos tempos, achas que Jenson Button, e especialmente Rubens Barrichello, conseguem manter os seus lugares?

Acho que só o Rubens deve manter o lugar devido à sua relação com Ross Brawn e o outro lugar deve ser ocupado por Bruno Senna. E o Button irá para a Toro Rosso.


20 - Max Mosley anunciou agora que fez um acordo com a Cosworth para fornecer motores ás equipas, a dez milhões de euros por ano. A FOTA (Formula One Teams Association) concordou em reduzir os custos. Achas que é este o caminho, uma Formula 1 com custos controlados?

Acho que se devem cortar os custos mas não desta maneira, com tantas regras aerodinâmicas era só já o que faltava os mesmos motores. A seguir deve ser como na GP2 Series, chassis e motor igual, acho que isso dos motores únicos não é para a F1.


21 – E o sistema de medalhas, proposto pelo Bernie Ecclestone? Achas uma boa ideia ou apenas uma má ideia de um homem já senil?

Acho uma má ideia, mas acho também que a distância do primeiro para o segundo lugar é muito curta, porque muitos pilotos contentam-se com o segundo lugar, porque perdem apenas dois pontos para o primeiro.


22 - O que achaste dos novos carros de 2009?

Dos carros de 2009, gostei especialmente do Ferrari e do McLaren - Mercedes. Do Ferrari, por ser não só a marca que apoio, mas especialmente pelo desenho do carro que é fantástico. O McLaren - Mercedes apesar de o desenho não ser como o do Ferrari, mas a conjugação das cores também está muito bonita.

O Renault parece que tem a mão do Coulthard ou a cara, porque o bico do R29 é quadrado como a cara do escocês (risos). O Williams também gostei, e espero que seja mais competitivo que nos anos anteriores e lutar pelos lugares cimeiros. O BMW é parecido com o que foi utilizado no final de 2008 nos testes, nada de especial no carro, acho que este ano a BMW vai intrometer-se na luta pelo título.

O Toyota [TF109] também ficou bonito, e se não obtiver bons resultados acho que deve de abandonar a F1 no final desta temporada, como andam as equipas japonesas no desporto motorizado. Estou bastante curioso para ver o que Adrian Newey vai fazer [na Red Bull]


23 – E que impressão é que ficas do novo projecto de Ken Anderson e Peter Windsor, a USF1? Achas que deve ser levado a sério?


Acho que o projecto poderá ter algum sucesso, se for bem encaminhado a partir daqui, senão acho que será como os outros projectos americanos como por exemplo o de Parnelli Jones ou o de Carl Haas, mas acho que fará algum sucesso. Mas acho que isso de ter só pilotos americanos não é lá muito boa ideia, porque poucos são, excepto Marco Andretti, que tem alguma experiência em competições que podem ser consideradas antecâmaras da F1.


24 – E como reages ao novo projecto de Tiago Monteiro, de ser proprietário de uma equipa de GP2, a Ocean Racing Technology?

Acho que é uma boa iniciativa, assim sempre deve ser mais fácil um piloto português chegar à antecâmara da F1, com um português na direcção de uma equipa, mas apesar de tudo não implica que esteja sempre um piloto português na ORT, e tal como esta a acontecer na GP2 Ásia não está nenhum piloto português a correr na equipa.


25 - Que impressão é que ficas do novo Autódromo de Portimão?

Acho que é um Autódromo que merece ter uma corrida, o traçado é espectacular, pelas palavras dos pilotos parece ser bastante seguro, as instalações são de topo, as melhores da Europa e entre as melhores do mundo, e vai trazer muitas provas a Portugal, e vai “acabar” com o Estoril. O AIA para o seu primeiro ano está bastante bem, tem muitas provas internacionais e os testes da F1, espero ir ver o A1GP e/ou a GP2 Series e espero ver dois portugueses a vencer.


26 - “Correr é importante para as pessoas que o fazem bem, porque… é vida. Tudo que fazes antes ou depois, é somente uma longa espera.” Esta frase é dita pelo actor americano Steve McQueen, no filme “Le Mans”. Concordas com o seu significado? Sentes isso na tua pele, quando vês uma corrida, como espectador?

Concordo, realmente é importante correr mas para quem o sabe fazer bem, não por exemplo para o Yuji Ide quando estava na Super Aguri, felizmente esteve lá pouco tempo. Mas não sinto isso na pele como espectador.


27 – Já agora, tens alguma experiência automobilística, como karting? Se sim, ficaste a compreender melhor a razão pelo qual eles pegam num carro e andam às voltas num circuito?

Não.


28 - Tens algum período da história da Formula 1 que gostarias de ter assistido ao vivo?

Como só assisti à F1 desde 2000 não posso dizer muito, mas gostaria de ter assistido ao período de 85-94.


29 - Já alguma vez viste a briga entre o René Arnoux e o Gilles Villeneuve, no GP de França de 1979? Para ti, aquelas voltas finais significam o quê?

Já vi alguns filmes sobre essas famosas voltas e posso dizer foram de mais, uma coisa inexplicável é impressionante como conseguiram trocar tantas vezes de posição.


30 – Jeremy Clarkson, o mítico apresentador do programa de TV britânico “Top Gear”, disse que Gilles Villeneuve foi “o melhor piloto que alguma vez sentou o rabo num carro de Formula 1”. Concordas ou nem por isso?

Não concordo, apesar de Gilles ter sido um grande piloto e foi uma pena ele ter morrido ao volante de um F1, e não ter conseguido ser campeão, mas para mim os melhores pilotos que sentaram “o rabo num F1” foi o Senna e o Schumacher.


31 - Costumas jogar em algum simulador de corridas, como o “Gran Turismo”, o “Formula 1”, ou jogos “online”, como o BATRacer ou o “Grand Prix Legends”?

Costumo jogar F1 06.


32 – Eu sei que começaste há algum tempo, mas… que é que tu alcançaste, em termos de prémios, convites, referências, desde que iniciaste o teu percurso na Blogosfera?

Não.


33 - Tu, que és tão novo, os teus colegas de escola, os teus professores… eles sabem da existência do teu blog? Se sim, como reagem?

Os professores não sabem, mas alguns colegas sabem e alguns não ligam, mas existem outros que costumam visitar e dois dos meus colegas de escola também tem blog, que são o RallyTT e o DAutomovel.


34 – E se fosses o Max Mosley, o que preferias ter na Formula 1? Uma grelha só de montadoras ou de “garagistas”?

Acho que na F1 deve ser de montadores e “garagistas”.


35 – Vamos falar do futuro próximo: Bruno Senna, Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. Um já está lá, os outros dois querem lá chegar. Achas que algum dos três tem estofo de campeão? Se sim, qual?

Sim, Bruno Senna é um bom piloto e com o tempo pode ser que seja campeão, Lucas di Grassi também tem talento mas acho que não chegará a campeão na F1 e o Nelson Piquet Jr. É um piloto com muito pouco potencial que na minha opinião não merece estar na F1 e só está lá porque tem nome.


36 – E no nosso caso? Filipe Albuquerque, Álvaro Parente, António Félix da Costa, Armando Parente… acha que algum dia voltará a haver um piloto português na elite da Formula 1, com capacidade de inscrever o nosso país na lista dos vencedores?

Acho que o piloto que mais próximo está desse feito é o Álvaro Parente está na GP2 Series e fez uma excelente época vencendo a primeira corrida, por outro lado Filipe Albuquerque e o António Felix da Costa também tem muito talento, acho que Armando Parente destes pilotos é o que se destaca mais pela negativa.


37 – Tens algum plano para o blogue, no futuro próximo? Novas secções, meteres-te num podcast ou videocast?

Por enquanto não, mas quero colocar uma coisa diferente no blog em breve.


Já agora, se quiserem ver as entrevistas anteriores, carreguem nos respectivos links:


19 de Novembro 2008 - Priscilla Bar (Blog Guard Rail)
22 de Novembro 2008 - Marcos Antônio Filho (GP Series)
29 de Novembro 2008 - Hugo Becker (Motor Home)
6 de Dezembro 2008 - Rianov Albinov (F1 Nostalgia)
10 de Dezembro 2008 - Jorge Pezzolo (jpezzolo.com)
13 de Dezembro 2008 - Ron Groo (Blog do Groo)
17 de Dezembro 2008 - João Carlos Viana (jcspeedway)
20 de Dezembro 2008 - Felipão (Blogspot Brasil)
3 de Janeiro de 2009 - José António (4 Rodinhas)
7 de Janeiro de 2009 - Germano Caldeira (Blog 4x4)
10 de Janeiro de 2009 - Felipe Maciel (Blog F-1)
17 de Janeiro de 2009 - Thiago Raposo (Café com Formula 1)
21 de Janeiro de 2009 - Orroe (N U R B U R G R I N G)
24 de Janeiro de 2009 - Sávio Machado (SAVIOMACHADO)
28 de Janeiro de 2009 - Javi G. (Zone F1)
31 de Janeiro de 2009 - Gabriel Lima (Speed N'Thrash)
4 de Fevereiro de 2009 - Bruno Mantovani (Mantovani.zip.net)
14 de Fevereiro de 2009 - Luiz Alberto Pandini (Pandini GP)
18 de Fevereiro de 2009 - Gonçalo Sousa Cabral (16 Valvulas)
28 de Fevereiro de 2009 - Babi Fanzin (Velocidade.org)

1 comentário:

Ovi disse...

Gracias por la entrevista, has visto los resultados de los tests de Jerez buaaaaa!!!!!! que espectaculo , sobretodo para los alonsistas.
Un saludo.