sábado, 8 de janeiro de 2011

Extra-Campeonato: este estranho e chocante Sábado

Isto está a ser um Sábado muito estranho pelas bandas portuguesas. O primeiro choque foi recebido por volta da hora do almoço quando noticiaram que o cronista social Carlos Castro foi encontrado morto no seu quarto num hotel de Nova Iorque, num assassinio digno de um episódio do CSI: numa poça de sangue, com severas lesões na cabeça e castrado. O principal suspeito é um modelo de vinte anos, de seu nome Renato Seabra, que foi para o hospital com lesões nos pulsos, aparentemente auto-inflingidos.

A policia já o deteve para interrogatório.

De facto, não é o melhor local para falar sobre um cronista social que gostava de rapazinhos. Mas falamos de um tipo de 65 anos do qual ou se amava ou se odiava. E fala-se de um tipo incontornável na imprensa cor de rosa dos últimos 35 anos. Como é óbvio, isto vai dar com que falar nos próximos dias, e quem sabe, nos próximos anos...

A segunda noticia do dia tem pouco mais de duas horas, e trata-se do politico mais colorido de Portugal: Alberto João Jardim. O presidente do governo regional da Madeira sofreu um enfarte esta tarde e foi internado no Hospital do Funchal, onde foi operado e o seu prognóstico é estável.

Para os padrões de alguns paises, pode ser "o prato do dia", mas este senhor, que está nos destinos da ilha desde 1978, é conhecido pela sua postura colorida, com os seus "sondbytes" no qual insulta tudo e todos, chantegeia os poderes nacionais, já chamou toda a gente por todo o zoológico e já teve todo o tipo de nomes. Um dos mais famosos foi o de "Bokassa". E não era por acaso: ele costuma participar no Carnaval da Madeira como fazendo parte de uma das escolas de samba.

Em contraste, desenvolveu a ilha e a modificou de forma irreconhecível. Com os dinheiros vindos do continente e da Europa, usou uma formula de resultados certos: "Com dinheiro, faço obras, com obras faço inaugurações, com inaugurações ganho eleições". A formula resultou até aos dias de hoje.

Pelo que me conta, isto não foi unico. No ano passado, quando foi das enxurradas no Funchal, também teve uma crise, mas foi mais fraco e recuperou sem sequelas. Veremos se ele se safa, mas dava jeito ele a partir de agora gozar mais tempo com os netos.

Sem comentários: