segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dakar 2011 - O segundo dia

A etapa de hoje do Dakar, que ligou as cidades de Cordoba e San Miguel de Tucuman, na Argentina, mostra que os favoritos à vitória estão consolidando as suas lideranças. Carlos Sainz, nos automóveis, e Cyril Després, nas motos, repetiram as vitórias de ontem e consolidaram as suas lideranças na prova.

Nos automóveis, Sainz repetiu a vitória de ontem, enquanto atrás de si ficou o qatari Nasser Al-Attiyah, que conseguiu bater o BMW de Stéphane Peterhansel. O piloto do Qatar conseguiu recuperar 31 segundos ao homem da BMW, apesar de se manter no terceiro posto. Mas agora está apenas a 14 segundos do piloto francês. Um pouco atrás, o americano Mark Miller teve problemas ao sair de estrada no quilómetro 45 da especial. Partiu o pára brisas, arrancou o capot, danificou uma porta, mas prossegue em prova e terminou a etapa, perdendo quase uma hora e atrasando-se na geral. Já Robby Gordon, que este ano anda com um Hummer laranja, teve um problema mecânico e perdeu mais meia hora, atrasando-se na classificação.

Quanto a Ricardo Leal dos Santos, conseguiu arranjar os problemas sofridos no dia anterior e acabou a etapa no nono posto, conseguindo recuperar alguns lugares na classificação geral. "Ontem foi apenas uma infelicidade que acabou por não nos penalizar demasiado. Hoje correu tudo bem, conseguimos encontrar um bom ritmo e, não fora o tempo que perdemos atrás de alguns concorrentes, poderíamos ter feito ainda melhor. Os últimos 60 quilómetros foram feitos na traseira do buggy do Kahle, mas por causa do pó não me consegui aproximar o suficiente para o passar", salientou.

Nas motos, depois de ter assegurado na secretaria a vitória na etapa de ontem, Cyril Despres voltou hoje a vencer, dilatando dessa forma a diferença que tem sobre o segundo classificado, o espanhol Marc Coma. Quanto ao português Ruben Faria, depois da penalização de um minuto que lhe tirou a vitória na etapa, acabou o dia na quinta posição, caindo para o terceiro lugar da classificação geral, a seis minutos de 13 segundos do lider e seu companheiro de equipa.

No final do dia, em Tucuman, Faria não escondeu que entrou nervoso na etapa, graças aos acontecimentos do dia anterior: "Entrei na especial um pouco nervoso, logo atrás do Cyril [Després] e sem querer cometer erros ao mesmo tempo que queria manter um bom ritmo. Atrasei-me um pouco mas depois voltei a acertar com a corrida e comecei a recuperar." começou por dizer.

"A segunda metade correu bem melhor, mantive um bom ritmo e ataquei mesmo para recuperar o tempo perdido logo pela manhã. As coisas correram bem e estar em quinto aqui permitiu-me assegurar a terceira posição da geral.", concluiu.

Quanto a Paulo Gonçalves, foi oitavo na tirada de hoje, mantendo o quinto lugar na geral, e Helder Rodrigues mantêm uma toada cautelosa, acabando a etapa na oitava posição, estando agora no 11º lugar da geral. Um resultado que este último desdramatiza: "Estou à espera das grandes pistas do deserto e da navegação, pois esse é o ambiente onde posso fazer a diferença e recuperar o atraso", começou por afirmar.

"A etapa correu-me bem, mas como saí atrás foi muito complicado ultrapassar e avançar mais no terreno. Para já ainda andamos em pistas rápidas e estreitas e com os pisos secos o pó acabou por se transformar no meu principal inimigo. Fui obrigado a andar com toda a cautela, pois sem visibilidade o perigo é grande. No final até passei alguns pilotos, nomeadamente o colega de equipa Jordi Viladoms", concluiu.

Amanhã será a quarta etapa da prova, que levará os concorrentes desde San Miguel de Tucuman até San Salvador, com uma especial de 521 quilómetros de extensão.

Sem comentários: