terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dakar 2011 - O terceiro dia

A etapa de hoje entre San Miguel de Tucuman e San Salvador de Jujuy viu de novo o dominio dos Volkswagen Touareg, mas desta vez foi o qatari Nasser Al-Attiyah que venceu a etapa, conseguindo ser melhor do que o seu companheiro de equipa Carlos Sainz, que terminou a etapa 25 segundos atrás dele. O francês Stephane Peterhansel foi o terceiro, a 59 segundos de Attyah. Apesar dessa vitória, Sainz continua a liderar a classificação geral, com um avanço de três minutos e 34 segundos sobre o seu companheiro de equipa, e quatro minutos e 19 segundos sobre Peterhansel.

Em relação aos portugueses, Ricardo Leal dos Santos foi o melhor, acabando na 12ª posição na etapa, e está agora na 13ª posição da geral. Contudo, o piloto de Coimbra garante que ainda teve tempo de se divertir na etapa de hoje: "Gostei particularmente da parte final do troço. Parecia mesmo a classificativa de Góis com curvas encadeadas e o carro sempre a escorregar. Diverti-me imenso. Não passámos ninguém, mas também ninguém passou por nós. Houve uma zona com lombas onde fui mais cauteloso, mas o andar devagar agora é sempre a um ritmo muito forte", salientou.

Já nas motos, o melhor na etapa foi o espanhol Marc Coma, que bateu Cyril Després por dois minutos e meio, reduzindo a sua diferença para o piloto francês a uns meros 14 segundos. No terceiro lugar na etapa ficou o português Paulo Gonçalves, à frente do francês Olivier Pain e do português Ruben Faria. Outro português, Helder Rodrigues, foi sétimo na etapa.

Apesar do bom resultado de Ruben Faria, ele sabe que o objectivo neste rali é ajudar Cyril Després a vencer o rali. E isso se nota nas suas declarações ao final do dia: "A extensão da especial a isso obrigava, ontem o Cyril tinha chegado ao final da especial com os pneus da sua moto bastante gastos e por isso decidimos optar por uma toada mais cautelosa na fase mais fresca do dia, para termos pneus em condições após a ligação e durante as horas de mais calor.", começou por dizer Faria ao Autosport luso.

"A tática funcionou perfeitamente. Com o aproximar do final da primeira secção comecei a apertar o ritmo e ganhar posições, conseguindo na segunda metade manter um ritmo forte que me ajudou a segurar a quinta posição final na especial. O Cyril hoje fez uma grande corrida, mesmo se perdeu tempo para o Marc, mas continua na primeira posição e é por isso que vamos continua a lutar.", concluiu.

Na geral, para além da luta entre Coma e Després, Ruben Faria ainda é terceiro, mas tem logo a seguir o seu compatriota Paulo Gonçalves. Já Helder Rodrigues ascendeu ao oitavo lugar da geral. Amanhã disputa-se a etapa que liga San Salvador Jujuy a Calama, a primeira paragem em território chileno.

Sem comentários: