sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Shorty Awards: os prémios do Twitter

Quem me acompanha no Twitter sabe que desde quaarta-feira ando a incomodar as pessoas porque estou em "campanha eleitoral". Porquê? pois desde então que começaram as votações para os Shorty Awards. E o que é isso? Basicamente é um prémio para os melhores "twitters" do mundo, quer em termos de individuos, quer em termos de organizações, programas de televisão e de rádio, etc.

Criado em 2009 pela "The John S. and James L. Knight Foundation", uma fundação sem fins lucrativos, descobri isto no ano passado, e achei muito interessante, por três motivos: estás em pé de igualdade com outras pessoas, famosas ou não, existem imensas categorias e podes votar nelas as vezes que quiseres, fazendo as tuas escolhas, e até podes criar a tua categoria, naquilo que eles chamam de "community-relates categories", traduzido aproximadamente para categorias comunitárias.

Oficialmente, existem 26 categorias, que vão desde a celebridade até à televisão, passando pelo desporto e musica. Mas podem ser criadas centenas, senão milhares de categorias. Cada pessoa pode criar a sua, só para dizer que ganhou algo. Agora em 2011 estão a surgir novas categorias, de novas alicações, desde o Tunblr até ao Foursquare, passando pelo Twitpic, a aplicação que coloca fotos no Twitter.

No ano passado eu participei, e ganhei numa das categorias comunitárias, o da Formula 1. Não recebi nada em troca, só foi pelo gozo, mas o espirito é o das pessoas que tem o seu Twitter, votarem no seus favoritos em mais do que uma categoria, seja ela oficial, seja ela criada por alguém.

Não seria uma má ideia se começássemos a votar uns nos outros para demonstrar a nossa força como grupo. Adoramos o automobilismo no geral e a Formula 1 em particular, e escrevemos regularmente no Twitter. Porque não começar uma tendência e votar nos nossos favoritos? Poderíamos não ganhar nada no final, mas seria engraçado participar neste concurso e fazer ouvir a nossa voz. Eu faço a minha parte, fazendo campanha, e se alguém quiser que vote nele, eu faço, desde que vote em mim, hehe...

Que tal? Não querem fazer isto nem que seja por entretenimento?

Sem comentários: