domingo, 2 de janeiro de 2011

Dakar 2011 - O primeiro dia

Apesar dos concorrentes terem desfilado em Buenos Aires no Sábado, a etapa a doer foi hoje, entre as cidades de Victória e Córdoba, numa etapa onde a chuva fez das suas, alagando o percurso em algumas partes e dificultando a vida dos concorrentes, especialmente nos carros. Mas para os portugueses, este foi um dia especial, porque por algumas horas, o KTM de Ruben Faria foi o melhor nas motos, mas depois foi penalizado em um minuto, perdendo a vitória para o seu chefe de fila, o francês Cyril Després. Faria tinha terminado a etapa com 29 segundos de avanço para o seu chefe-de-fila na KTM Red Bull, Cyril Dèspres, mas depois a organização comunicou que tinha passado em excesso de velocidade numa zona controlada pela organização e penalizou-o em um minuto.

Contudo, Faria partirá amanhã do segundo posto da geral e terá que controlar o avanço dos outros pilotos, nomeadamente o espanhol Marc Coma, que é o terceiro da geral.

Quanto aos outros portugueses nesta etapa, também estiveram em posições de destaque. Paulo Gonçalves terminou em quinto, e Helder Rodrigues foi o 11º, queixando-se do desgaste dos pneus devido ao atraso da sua equipa de assistência em chegar ao local. "Tive que arrancar para a etapa com pneus já demasiado gastos e por isso moderei bastante o andamento, nunca passei dos 155 quilómetros por hora. Consegui gerir a situação da melhor forma poupando o material e por isso estou satisfeito com o 11º lugar que alcancei. É verdade que perdi cinco minutos, mas mantenho a moral em alta porque o Dakar só está ainda a começar e posso recuperar o atraso nas etapas mais longas que aí vêm", afirmou.

Já nos automóveis, os Volkswagen marcaram a sua posição, ao vencer a etapa graças a Carlos Sainz, que conseguiu bater o BMW de Stephane Peterhansel. Outro dos Volkswagens, o de Nasser Al Attyah, foi o terceiro, com um atraso de 2 minutos de 16 segundos sobfe o espanhol. Já outros concorrentes como o Hummer do americano Robby Gordon, esteve aflito devido á sua tracção a duas rodas, péssimo para as classificativas lamacentas de hoje. Já Guerlan Chicherit, que este ano trouxe um Mini para o Dakar, teve problemas nos travões e perdeu mais de uma hora em relação ao lider.

Em relação aos portugueses, o melhor foi Ricardo Leal dos Santos, que acabou a etapa na 21ª posição, perdendo mais de uma hora para Sainz devido a problemas no seu motor logo no quilómetro cinco dos 222 de setor seletivo da 1ª etapa. "Não estamos com sorte mas pensei que o resultado fosse muito pior. Tive de conduzir com muito cuidado. Não podia passar das 1000/1500 rpm pois quando chegava às 2000 rpm o motor entrava em sobreaquecimento. Não fazemos ideia do que possa ter acontecido, mas também não adiantaria nada parar." salientou o piloto de Coimbra no final da especial.

Amanhã a caravana do Dakar encaminha-se para Norte, numa tirada de mais de 700 quilómetros que fará a ligação entre Córdoba e San Miguel de Tucuman, na Argentina.

Sem comentários: