sexta-feira, 20 de maio de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 5, Espanha (Treinos)

A Formula 1 chega este fim de semana ao sitio que costuma ser o mais previsível do ano, dada a quantidade de testes que se fazem em cada pré-época. Mas provavelmente com as novas geringonças como a asa traseira móvel e o KERS, eventualmente, a tendência será fortemente contrariada. Mas o que não deve ser contrariada - e até reforçada - é o dominio das Red Bull nas qualificações. Desta vez, Mark Webber foi o melhor nas duas sessões do dia, e os tempos alcançados fazem temer a concorrência, especialmente a que está na cauda do pelotão.

O piloto australiano cotou-se como o mais veloz em pista nas duas sessões. De manhã conseguiu uma volta em 1.25,142 segundos, batendo o seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel, por mais de um segundo, à tarde o seu melhor tempo ficou em 1.22,470 segundos, a meros 0,039 segundos de Lewis Hamilton, o segundo classificado. Sebastian Vettel foi o terceiro, a 0,356 segundos do seu companheiro, tendo atrás de si Jenson Button, a 0,758 segundos. Isso significa que os unicos que conseguem aconmpanhar os Red Bull são os McLaren, numa demonstração de consistência que vem desde o inicio do ano.

Depois começa a aparecer um segundo grupo, com os Ferrari e Mercedes com andamentos relativamente iguais, mas estes, com a excepção de Fernando Alonso, estão a um segundo dos melhores tempos da Red Bull, o que começa a ser algo preocupante. E se em Maranello, o melhor é Fernando Alonso, na Mercedes Nico Rosberg continua a sua consistência perante Michael Schumacher.

Na luta pelo "top ten" estão agora os Sauber-Ferrari e os Renault, onde no final do segundo treino livre, Kamui Kobayashi conseguiu superar o Renault de Nick Heidfeld, com Vitaly Petrov e Sergio Perez a não andarem muito longe dos seus companheiros.

Quanto aos novatos, a Lotus de Heikki Kovalainen conseguiu tirar tempos à frente de pelo menos o Force India de Adrian Sutil na segunda sessão de testes. Com um novo pacote aerodinâmico a estrear nesta pista, parece que a equipa consegue ter as tais melhorias que anda a prometer, mas é cedo para perceber se dá o tal "salto de qualidade" que os coloca a meio do pelotão, a lutar com a Toro Rosso, Williams ou a mesma Force India. Há sinais, mas ainda são ténues.

Preocupantes são os sinais das outras duas equipas, Virgin e Hispania. Mark Webber conseguiu tempos nas duas sessões que os excluem da corrida, caso repita o feito na qualificação. A Virgin teve tempos superiores a sete segundos de diferença na primeira sessão de treinos, bem como o Lotus de Jarno Trulli, mas na segunda sessão, foram os Hispania de Narain Karthikeyan e Vitantoino Liuzzi que ficaram, respectivamente, a 6,999 segundos e 7,006 de Mark Webber. Se não existirem melhorias nos treinos, é rezar amanhã para que este não seja muito demolidor, caso contrário, verão a corrida da bancada, como toda a gente...

Amanhã há mais na qualificação, e salvo qualquer surpresa, parece que o "poleman" terá selo Red Bull. Agora, será o habitual ou veremos uma mudança?

1 comentário:

Anderson Nascimento disse...

Estou vendo que vou errar no bolão. Acho que dessa vez, Vettel não vai largar na posição de honra. Hoje apostaria em Webber, mas não descartaria uma volta perfeita de Hamilton e uma pole da minha McLaren. Abraços!