De quando em quando surgem queixas sobre a limitação do numero de testes que as equipas estão permitidas em fazer na pista. Como sabem, os testes estão limitados a 45 dias por ano e sempre na pré-temporada. Depois desta começar, estão proibidas, com algumas excepções, desde os "rookie tests" ou situações excepcionais, como as de um novo piloto, e também há maneiras de as contornar, como os eventos publicitários ou os testes em linha reta, em aeródromos.
Sou daqueles que defendo a limitação de testes, com igualdade para todos, pois não tanto por causa de cortar nas despesas, mas também para dar igualdade às equipas. Não acho justo que, por exemplo, a Ferrari possa ter uma equipa só dedicada a isso, enquanto que uma Hispania não tenha dinheiro para evoluir o seu chassis. Mas também não defendo que mal comece a temporada, os testes sejam pura e simplesmente proíbidos. Logo, as noticias da intenção de Jean Todt de regular testes durante a época até possam ser positivos, desde que sejam regulados.
"Para mim, a proibição dos testes durante a época foi uma decisão estupida", começou por dizer. "No passado, havia excessos quando não se impuseram limites aos testes durante a época, mas de passar do '80 para o oito' não foi a medida correta. Não dá uma oportunidade de teste aos jovens pilotos, para adquirir experiência de Formula 1, logo vou fazer algo para modificar isto no futuro", concluiu.
Assim sendo, Todt quer propor em junho, quando a Formula 1 estiver em Valencia, que haja um minimo de três testes, de dois dias cada uma, para que os carros possam experimentar as suas mais recentes soluções aerodinâmicas. Ele deseja que isso já seja colocado em prática na próxima temporada.
"Será implementado em 2012, se tivermos os votos suficientes. Caso contrário, poderemos implementar isso em 2013, mesmo sem o acordo das equipas. No máximo, os testes voltarão nessa altura, mas espero que as pessoas no meio acolham de bom grado esta ideia", concluiu.
Creio que as equipas acolheriam bem essa ideia, mesmo que poucos testes sejam muito melhor do que nenhuns testes. E ainda por cima, as equipas conseguiram contornar parte desse problema com os simuladores que tem nas suas sedes, onde experimentam as novas soluções antes de os levarem para a pista, nos fins de semana de Grande Prémio. Mas sem alguns testes ao longo da temporada, não é a mesma coisa...
Sem comentários:
Enviar um comentário